Qual a importância de cuidar dos dentinhos dos bebês e como fazer isso

Cuidados com os dentinhos do bebê devem começar antes de nascerem, então é fundamental limpar a boca com uma gaze ou fralda úmida.

Dentinhos do bebê

Na boca é que nós temos o primeiro contato com o alimento para depois ser passado em diversos lugares, sendo um deste o nosso intestino, o qual trabalha para quebrar os alimentos e absorver os nutrientes necessários para o nosso dia-a-dia. Mas, o problema é que muitos pais acham que o dente de leite não deve ter nenhum cuidado, pois estes irão cair e os que realmente devem tomar cuidados especiais são os permanentes, mas isso é totalmente contrário, pois hoje é ainda maior a importância da higiene bucal mesmo antes do nascimento dos dentes permanentes.

O uso do flúor é muito indicado logo quando os primeiros dentes começam a nascer, pois ele trabalha na proteção dos dentes, pois com o contato da saliva fortalece o dente, por isso é indicado o uso de flúor constantemente. Você encontra a quantidade indicada de flúor para os dentes nos próprios cremes dentais que além de limpar os dentes os protegem e fortalece ou então nas águas filtradas, pois as de garrafas não possuem a quantidade de flúor necessária.

Além de proteger e fortalecer os nossos dentes o flúor mantém o ph da saliva sempre certo e isso faz com que haja uma diminuição das cáries e das doenças nas gengivas. O ideal é o tratamento com o creme dental e a ingestão de água filtrada, mas é indicado de seis em seis meses uma visita ao dentista. Saiba que o creme dental ou os enxaguantes bucais jamais podem ser ingeridos, pois trazem várias complicações. Quando os bebês mamam estão estimulando a respiração que é feita pelo nariz e ainda estimulam a mordida, o avanço e a retração da mandíbula e isso faz com que ele tenha um ótimo desenvolvimento muscular dentário.

Quando os bebês nem sequer tem um dentinho o higiene deve ser feito com uma gaze ou fralda umedecida com água limpa para remover os resíduos do leite e quando os dentes começam a aparecer que geralmente é na faixa etária dos seis meses que é o tempo indicado para o bebê começar a ingerir alimentos a higiene bucal tem que ser bem feita e depois de um ano de idade é indicado começar a utilizar escova de dente indicada para a idade do bebê, mas o creme dental só deve ser utilizado a partir dos dois ou três anos de vida. Saiba que a cárie é uma doença transmissível e pode ser transmitida através pelo contato direto com um simples beijo, então quando for beijar o seu lindo bebê certifique-se que a sua boca está bem limpa.

Mais sobre Qual a importância de cuidar dos dentinhos dos bebês e como fazer isso

Maus hábitos durante a infância acarretam na má formação do rosto da criança e também de seus dentes. O maior causador de doenças dentais é a chupeta e a mamadeira, sendo a segunda a pior, pois os bebês geralmente mamam antes de dormir e não escovam os dentes e lá ficam as bactérias durante a noite toda e, além disso, a mamadeira possui centenas e centenas de bactérias. Então pais, vocês não querem que seus filhos tenham um sorriso feio né? Então está na hora de mudar alguns hábitos.




Fran
26/05/09

Mais informações por email.

Comentar sobre Qual a importância de cuidar dos dentinhos dos bebês e como fazer isso

Destaque

Mães de filhos hiperativos

Mães de filhos hiperativos