Posso menstruar durante a gravidez?

Muitas mulheres têm dúvidas se é possível menstruar durante a gravidez, vejamos as possíveis causas e se é comum ou não.

Mulher grávida sentada

Não é comum menstruar na gravidez, porém podem ocorrer sangramentos vaginais que muitas mulheres confundem com menstruação. Como sabemos menstruar na gravidez não é normal, por isso quando há algum tipo de sangramento muitas mulheres se preocuparem, o que acaba gerando inúmeras dúvidas. O sangramento íntimo pode aparecer durante o primeiro trimestre da gravidez podendo ter várias causas e origens, por isso é importante sempre informar ao seu médico, pois alguns sangramentos podem ser indício de algum problema mais sério e podem estar sendo confundidos com o ato de menstruar. Outros podem ser menos preocupantes ou até sem importância, mas a qualquer sinal de anormalidade seu médico deverá ser informado.

                       

Menstruar na gravidez causas

Vejamos algumas causas que podem levar a um sangramento durante a gravidez e que são facilmente confundidos com menstruação.

Grávida deitada

Sangramento de implantação

No primeiro trimestre pode ocorrer um ligeiro sangramento acompanhado de pequenas cólicas, a sensação é que a mulher está menstruando ou vai menstruar, trata-se de uma pequena perda de sangue que dura no máximo 3 dias. Esse pequeno sangramento ocorre devido à fixação do óvulo fecundado na parede do útero, o sangramento se dá por um pequeno rompimento de um vaso sanguíneo e não tem relação nenhuma com menstruação.

Alterações hormonais

Ainda durante o primeiro trimestre outra causa que pode levar a um ligeiro sangramento fazendo com que muitas mulheres acreditem que estão menstruadas são as alterações hormonais intensas, porém estes são mais preocupantes e devem ser comunicados ao médico imediatamente, pois há riscos, nesse caso de perda do bebê.

Gravidez ectópica

A gravidez ectópica por gerar sangramento é outra causa que leva as mulheres a acharem que podem menstruar estando grávidas. Ocorre quando o óvulo fecundado se aloja nas trompas e não no útero, normalmente nesses casos o embrião se desenvolve 8 semanas, até que por falta de espaço a trompa pode se romper, com risco de hemorragia para dentro do abdômen, o que gera sangramento e dor pélvica intensa. A gravidez ectópica é uma causa preocupante que gera sangramento e que deve ser avaliada pelo médico imediatamente.

Colo do útero

O colo do útero tende a ficar bastante sensível durante a gravidez, pois está se adaptando a essa nova fase, aumentando de tamanho, ganhando novas proporções, por isso é bastante comum ocorrer um ligeiro sangramento após exames ginecológicos ou após as relações íntimas, fato que costuma preocupar muitas mulheres.

Infecções na gravidez

Algumas infecções íntimas contraídas durante a gravidez também pode levar a uma ligeira perda de sangue, como as infecções no colo do útero e no sistema reprodutor, que devem ser tratadas o quanto antes, porém não representam gravidade e não são indícios de que a mulher está ou venha a menstruar.

Trabalho de parto

Um discreto sangramento no último trimestre da gravidez é comum e pode indicar o início do trabalho de parto ainda mais se vier acompanhado de dor que podem ser as primeiras contrações, nessa altura da gestação todo e qualquer sangramento jamais deverá ser confundido com o fato de menstruar.

Menstruar na gravidez é normal?

Alguns sangramentos durante a gravidez podem ter uma coloração mais intensa e um fluxo considerável, por isso muitas mulheres acabam acreditando que menstruar durante a gravidez é possível ou normal, embora alguns tipos de sangramentos possam ser muito parecidos com a menstruação. Devemos deixar bem claro que são coisas distintas, portanto o sangramento durante a gravidez não é menstruação e deve ser informado ao seu obstetra o quanto antes, principalmente se for muito intenso e vier acompanhado de febre e cólicas. Já nos casos de discretos sangramentos que não ultrapassem um dia e não apresentem nenhuma sensação de desconforto, pode-se esperar até o próximo retorno ao médico, mas não deixe de informar sobre o ocorrido.

Grávida segurando vazinho

Vale lembrar que nem todo sangramento significa perda do bebê, mas toda perda sanguínea deve ser avaliada pelo seu médico, durante a gravidez o pré-natal é imprescindível para garantir saúde e tranquilidade ao longo da gestação, tanto para a mulher quanto para o bebê.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então não deixe de conferir o vídeo do Youtube que o Mundo Mulheres separou para você:

Sangramento na gestação: como descobrir sua causa?

Saiba mais sobre menstruar na gravidez

12 votos



Josi
25/03/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Fiz sem camisinha e no mesmo dia mais tarde menstruei posso estar gravida?

    cristina
    03/01/14 às 11:58 am