Posso engravidar na menopausa?

Muitas mulheres têm dúvidas se conseguem engravidar, principalmente se estão na menopausa. Veja neste artigo se é possível ou não.

Mulher na menopasusa

A menopausa é a interrupção da menstruação e a perda da capacidade reprodutora do útero em uma determinada fase da vida. A menopausa geralmente ocorre entre 48 e 55 anos, porém pode ocorrer precocemente em mulheres com até 35 anos ou tardiamente com 60 anos. A menopausa caracteriza-se pela diminuição progressiva dos hormônios femininos estrogênio e progesterona que são produzidos pelos ovários, por causa da queda de hormônios ocorrem irregularidades menstruais até que a mesma cesse por completo.

                       

Esse período de transição após a menopausa é conhecido como CLIMATÉRIO, que é composta por transformações que serão sentidas pelo organismo. Muitas mulheres sentem dúvidas em relação à menopausa principalmente se é possível engravidar neste período. Tire suas dúvidas nos tópicos abaixo.

Sintomas da menopausa

A menopausa é uma fase muito critica na vida da mulher, uma fase que alterações nítidas no corpo e no comportamento podem ocorrer. Muitas mulheres pelo mundo passam e vão passar por esse problema, e todas são unânimes em reconhecer determinados sintomas, entre eles à depressão. Os sintomas mais comuns da menopausa são as ondas de calor mais conhecidas como “fogachos”, suores noturnos, insônia, irritabilidade, diminuição da libido, ressecamento do órgão íntimo e maior vontade de urinar e muitas vezes acompanhada de dor.

Mulher com muito calor

Engravidar na menopausa

Não é possível engravidar na menopausa, pois os ovários já estão inativos e não liberam mais óvulos para que os mesmos sejam fecundados. Mas se a mulher deseja engravidar nesta fase, graças ao avanço da ciência a mesma pode recorrer à técnica de reprodução assistida, ou seja, irá utilizar os óvulos de uma doadora. Neste caso a mulher terá que fazer um tratamento e um procedimento chamado fertilização in vitro, pois o útero não envelhece e será preparado para receber um embrião e a mulher engravidar.

Mulher segurando teste de gravidez

Menopausa precoce impossibilita a gravidez

A menopausa precoce é caracterizada quando acontece antes dos 40 anos de idade, mas em algumas mulheres pode ocorrer desde a adolescência. As causas da menopausa precoce muitas vezes não são detectadas, mas algumas podem ter relação com doenças genéticas como a síndrome de Turner.

Os sintomas da menopausa precoce são os mesmos da menopausa que acontece em mulheres com mais de 40 anos de idade, como a dificuldade em ter relações por causa do ressecamento do órgão íntimo e até quadros depressivos.

A menopausa precoce não pode ser evitada e por isso o maior medo de muitas mulheres é não poder engravidar, mas segundos os médicos é possível engravidar de forma natural na menopausa precoce mesmo sendo mais difícil.

Médico e paciente

Os sintomas da menopausa acima dos 40 anos e a menopausa precoce podem ser revertidos com acompanhamento médico, por isso é importante à procura de um médico o mais rápido possível quando os sintomas são percebidos.

Saiba mais sobre menopausa

7 votos





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook