Por que as mulheres têm cólicas menstruais

Todas as mulheres sofrem com a menstruação e os incômodos causados pelo período menstrual. A cólica é um desses incômodos, saiba mais:

 

 

                       

Mulher-com-bolsa-térmica-na-barriga (1)

Já não basta temos que menstruar todos os meses ainda temos todos os sintomas que a TPM nos traz? Pois é, e depois os homens dizem que aguentam mais que as mulheres. Muitas mulheres têm vários sintomas menstruais e outras nem sequer percebem que está próximo do dia de menstruar.

A estatística é de que mais de 50% das mulheres tenham a famosa cólica menstrual que cientificamente é conhecida como dismenorréia. Cada organismo responde de um jeito e a cólica pode ter maior ou menor intensidade. A cólica significa dificuldade no escoamento do fluxo menstrual.

Algumas mulheres além de apresentarem as cólicas apresentam náuseas, mal estar, vômitos, cefaléias, diarréias, desmaios, aumento da mama, dor nas mamas, depressão, dor lombar entre outros sintomas. A menstruação é uma espécie de limpeza do útero que é preparada durante o ciclo menstrual para o útero se preparar uma gravidez. O organismo da mulher faz com que elas tenham as cólicas para evitar uma perda excessiva do sangue que é o qual acompanha a limpeza no útero.

A cólica é realizada pela substância prostaglandina que é responsável pela dor. A cólica possui dois grupos: Cólica primária que é uma cólica normal que costuma aparecer logo após ou anteriormente a menstruação e a Cólica Secundária que ocorre por meio de uma alteração do sistema reprodutor que pode causar doenças como miomas, cistos no ovário, câncer no útero e outros problemas.

É indicado uma visita ao médico ginecologista mensalmente para verificar tais mudanças e se tudo está ocorrendo tudo muito bem. Por mais que seja ruim é boa, afinal não deixa o útero se contrair e eliminar tudo na menstruação.

Para o tratamento de eliminação a alívio das dores há diversos remédios que ajudam a amenizar as dores ou então repousos, dietas leves e aplicação de bolsa de água.

Um outro problema durante esse período é temida tensão pré menstrual, ou apenas TPM. Saiba mais sobre ela nesse vídeo do Portal Zun no Youtube:

Saiba mais sobre cólica e menstruação:

2 votos



Fran
27/05/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. quero saber porque mulheres que o útero caiu tem tantas cólicas

    ineide
    01/03/14 às 2:56 pm
  2. eu tenho 25 anos e ja tenho uma filha de 4 anos sempre q eu to pra fk mestruada primeiro me da uma colica muito intensa e dolorosa e depois que ela desce isso e normal?

    Lorraine Carvalho
    13/02/14 às 8:27 am
  3. Eu tenho 15 anos e minha menstruacao e de 4 dias somente,mas mesmo assim eu sinto colica é normal nééh??

    Mara
    02/02/14 às 1:04 am
  4. Ola bom dia estou ser menstruar 10 mes….como que eu facil para alguem me ajudar for favor

    Lays santana
    22/01/14 às 9:49 am
  5. me ajuda mundo das mulheres

    mariana
    20/01/14 às 4:42 pm