Perceba os sintomas da gravidez

Embora os sintomas da gravidez sejam bem sutis no início é possível percebê-los prestando bastante atenção. Saiba reconhecê-los.

Será que está grávida

Algumas mulheres bem sintonizadas com seu corpo conseguem perceber logo quando estão grávidas, porém a grande maioria só desconfia de uma possível gravidez após várias semanas do atraso menstrual. Sendo a gravidez um momento riquíssimo de transformações tanto físicas quanto psicológicas, os sintomas podem variar de mulher para mulher, muitas podem sentir vários sintomas enquanto outras podem não ter nenhum, mas embora os sintomas da gravidez sejam bem sutis no início é possível percebê-los prestando bastante atenção. Vejamos.

                       

Sintomas de gravidez nos primeiros dias

Normalmente é possível perceber os primeiros sintomas da gravidez a partir da terceira semana da fecundação do óvulo, mas dependendo do grau de ansiedade, algumas mulheres podem sentir alguns sintomas a partir do sexto dia após a concepção. Alguns sintomas iniciais da gestação são facilmente confundidos com os da menstruação, como peito dolorido e um desconforto abdominal com leves cólicas, por isso muitas mulheres não se dão conta de que estão grávidas. Um discreto sangramento pode ocorrer no início da gravidez devido o embrião estar se implantando na parede do útero, porém nem todas as mulheres tem esse sangramento, sendo este facilmente confundido com menstruação.

É a partir daí a dúvida que muitas mulheres têm, se é possível menstruar na gravidez, mas caso sua menstruação venha diferente do habitual, fique atenta e procure fazer um exame para confirmar, pois pode ser um sinal de gravidez. Outro sintoma da gravidez em sua fase inicial é um desconforto sentido na parte inferior do abdômen, tem-se a sensação de inchaço na barriga, também é muito comum à sensação de mal estar, acompanhado de tonturas. Percebe-se também um aumento nos seios que tendem a ficarem extremamente sensíveis, todos esses sintomas podem indicar uma possível gravidez.

Teste de gravidez

Sintomas de gravidez nos primeiros meses

No primeiro trimestre de gestação o corpo da mulher vai passar por diversas transformações, se ajustando para o desenvolvimento do bebê e à medida que isso vai acontecendo alguns sintomas bem típicos podem ser percebidas, como a náusea, cansaço, as dores, inchaços entre outros. Nos primeiros meses da gestação os enjoos matinais são mais acentuados, assim como a vontade de comer fora de hora, percebe-se um escurecimento na aréola dos seios e as veias tornam-se mais aparentes outro sintoma bastante típico da gestação nos primeiros meses é a vontade frequente de ir ao banheiro fazer xixi.

Já o sono excessivo é marca registrada da gravidez, nos primeiros meses a mulher sente um sono quase incontrolável com sensação de exaustão ao fim do dia. Algumas mulheres podem ter desejos alimentares nos primeiros meses ou apresentar aversão a certos alimentos que antes eram consumidos naturalmente, mas fique tranquila que os sintomas tendem a ir se amenizando com o decorrer da gravidez.

Mulher cansada

Sintomas de gravidez incomuns

Alguns sintomas são bem comuns da gravidez e costumam não deixar dúvidas, porém existem outros considerados incomuns para o início da gestação, como a congestão nasal, se você não está resfriada e o clima está bom, consulte um médico, pois pode ser sinal de gravidez. É comum na gravidez as veias do seio se tornarem mais aparentes, incomum é que algumas veias dos braços e pernas também podem se tornar proeminentes, são os chamados “vasinhos” que preocupam e incomodam muitas mulheres, outro sintoma incomum que ocorre devido às mudanças hormonais é sentir um gosto metálico na boca.

Pode-se observar ainda um aumento considerável e desconfortável de gases, assim como uma excessiva produção de saliva, o que induz muitas mulheres a sentirem náuseas no início da gestação. As câimbras também são um dos sintomas precoces do início da gravidez, é comum muitas mulheres acordarem durante a noite com câimbras nas pernas, sem ao menos imaginar que estão grávidas.

Mulher loira em dúvida

Muitas gestantes confundem os primeiros sintomas da gravidez com os sintomas do período menstrual, porém basta um pouco de atenção para verificar que são sintomas diferentes, mesmo que haja um discreto sangramento e até cólicas, perceba que tanto a cólica quanto o fluxo serão bem menos intensos do que o habitual. Os sintomas da gestação em início até pode ser sutis e passarem despercebidos a muitas mulheres, mas sempre haverá indícios, basta estar atentas aos sinais que o corpo emite.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então não deixe de conferir o vídeo Perceba os sintomas da gravidez do canal Mundo Mulheres do Youtube:

PERCEBA OS SINTOMAS DA GRAVIDEZ

Leia mais sobre os sintomas da gravidez

11 votos



Josi
07/10/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. E também to sentindo umas cólicas e desconforto ao me deitar e abro a boca de sono o dia todo

    Amanda
    16/01/14 às 12:11 pm
  2. Boa tarde! Faz 10 dias que a monstra foi embora! Mas comecei a sentir cólica e fisgada! O que pode ser?

    Elaine
    14/01/14 às 1:34 pm