Pele manchada na gravidez

O momento mais propício para o surgimento de mancha de pele é na gravidez, por isso é importante alguns cuidados para poder evita-las.

Grávida e candidíase

É mais ou menos no terceiro trimestre da gravidez que muitas gestantes começam a perceber o aparecimento de manchas na pele que são escuras e amarronzadas e surgem com mais frequência no rosto, colo e também nos braços. Essas alterações no pigmento da pele podem ocorrer 75% a 90% das gestantes, de forma e localizações diferentes.

                       

As manchas na pele durante a gravidez é um problema bem comum devido às variações hormonais típicas deste período. Saiba mais sobre as manchas de pele durante a gravidez, o melhor tratamento a seguir e como evita-las.

Manchas na pele durante a gravidez é normal

Podemos dizer que as machas na pele durante a gravidez é comum, mas não normal, pois há um aumento muito grande dos hormônios na gravidez levando a alterações pigmentares como as manchas, escurecimento do mamilo, sardas, pintas e até o surgimento da linha escura na barriga.

O aparecimento das manchas na gravidez podem se agravar caso a gestante fica muito tempo exposta ao sol sem proteção ou por causa da hereditariedade. As mulheres negras possuem uma maior tendência para desenvolver manchas na pele durante a gravidez, pois a pele negra possui mais melanócitos (melanina responsável pele pigmentação da pele).

Mulher se olhando no espelho

Manchas na pele durante a gravidez como tirar

É importante lembrar que embora existam muitos métodos caseiros para tratar manchas eles são perigosos e ineficientes. A melasma da gravidez não são fáceis de serem tratadas e exigem cuidados especiais que somente um profissional capacitado pode oferecer.

Caso as manchas na pele durante a gravidez não sejam tratadas adequadamente e com produtos específicos podem piorar e ficar na pele para sempre, por isso cuidado. O ideal é conversar com seu médico e pedir um encaminhamento ao dermatologista, pois assim poderá tratar das machas na pele sem prejudicar a gravidez.

Entre os tratamentos mais comuns para manchas na pele estão os cremes clareadores, peeling ácido, laser e luz pulsada. Alguns desses tratamentos não podem ser feitos por gestantes ou durante a amamentação, mas existem outros com produtos específicos para este período, por isso é de grande importância o acompanhamento médico para um tratamento adequado.

Mulher grávida com médica

Manchas na pele durante a gravidez como evitar

A maneira mais eficaz de evitar manchas na pele durante a gravidez é usar protetor solar, pois sol além de estimular o surgimento das manchas é um fator agravante para as manchas existentes. Invista ainda no uso de bonés e chapéus, procure tomar sol antes das 10:00 horas da manhã e depois das 16:00.

A cera quente deve ser evitada no caso de manchas na pele para não escurecer ainda mais, e para quem fizer uso da cera os cuidados devem ser redobrados, evitar o sol e não esquecer de repassar o protetor solar a cada 2 horas.

infecção urinária na gravidez

Manchas na pele durante a gravidez são comuns e muitas vezes hereditárias, por isso observe o histórico gestacional das mulheres da família para saber se tem tendências a desenvolver a melasma e cuide-se antecipadamente para garantir uma pele bonita e saudável para a vida toda.

Para saber mais sobre as manchas na pele durante a gravidez, confira o vídeo do Youtube que o Mundo Mulheres separou para você:

Manchas na gravidez

Saiba mais sobre manchas de pele

1 voto



Yane
18/09/13


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook