Papanicolau exame ginecológico

Papanicolau exame ginecológico

Toda mulher que frequenta um ginecologista já ouviu falar ou sabe da importância do papanicolau, um exame essencial a saúde da mulher.
Trata-se de um exame simples e rápido que tem reduzido muito as mortes por câncer de colo de útero, também previne HPV e infecções vaginais, mas apesar de tantos benefícios, menos da metade das brasileiras fazem ou mantém anualmente o exame e isso ocorre devido a medo, ansiedade ou pura falta de informação.
O nome do exame vem em homenagem ao médico grego George Papanicolaou que o criou em 1940 e toda mulher com ou sem atividade sexual deve fazê-lo anualmente, no mínimo uma semana antes da menstruação ou dez dias após, o exame é feito pelo ginecologista que colocará um aparelhinho na entrada da vagina, é apenas incômodo, porém algumas podem sentir um pouco de dor, nada assustador ou insuportável, normalmente a dor ocorre quando não nos sentimos relaxadas, mas caso esteja a incomodar muito diga ao médico, este aparelho serve para visualizar a vagina e o colo do útero, então é feita uma pequena raspagem das células do colo do útero, estas raspagem será analisada para que venha a identificar possíveis infecções, também através dela é possível diagnosticar o câncer, o médico também poderá fazer toques na vagina, para examinar os órgãos internos, sendo muito importante para detectar diversas outras doenças.
As mulheres que ainda são virgens, ou seja, que ainda não tiveram relações sexuais devem avisar ao médico ANTES de fazer o exame, pois para estas serão necessárias outras técnicas, mas não deixe de fazer, pensar que somente quem tem vida sexual ativa é quem deve fazer o exame é uma idéia equivocada.
O papanicolau deve ser feito pelo menos uma vez ao ano, mas caso surja algum problema ginecológico, como um corrimento, por exemplo, mesmo depois de feito o papanicolau, este pode ser repetido.
O exame não dói desde que esteja relaxada e que confie em seu médico, caso exista receio, dúvida ou medo, converse com seu ginecologista.
Alguns cuidados são necessários antes do exame, para que o material não seja contaminado, tais como não manter relação sexual pelo menos dois dias antes do exame, evitar duchas íntimas, não usar qualquer creme ou medicação vaginal, dessa forma estaremos contribuindo com um resultado preciso, que geralmente são fornecidos por classes que variam de I a V, podendo descrever lesões, porém o resultado deverá ser analisado exclusivamente pelo médico, que poderá dependendo do caso vir a prescrever medicamentos.
Mais que identificar doenças sérias, o exame ginecológico é uma ótima oportunidade de conversar com seu médico sanando dúvidas a respeito de câncer, menopausa dentre tantos outros problemas que nos afligem, através desse exame, muitas doenças podem ser descobertas prematuramente sendo possíveis tratamentos simples e menos agressivos a mulher, por isso mantenha o papanicolau em sua rotina de exames anuais.

         
0 voto



Josi
01/11/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. O exame chamado de Papanicolau tem por finalidade verificar alterações nas células do cérvix, que é a parte inferior do útero que se abre para a vagina, esse exame pode encontrar células cancerígenas ou que possam transformar-se em câncer, por isso é importante seguir certas recomendações antes de fazer o papanicolau, embora não haja comprovações que a masturbação interfere no resultado, é recomendável que evite qualquer tipo de contato para que não haja contaminação de nenhum tipo, assim estaremos contribuindo para um resultado preciso.

    Mundo Mulheres
    25/06/13 às 11:33 am
  2. Posso fazer masturbação clitoriana antes do papanicolau, ou é proibido todos tipo de toque?
    Abraços e obrigado…………

    Eunice S. Souza
    19/06/13 às 10:33 pm
  3. e preciso fazer pra ter saude

    maria de jesus de sousa ferraz
    07/05/13 às 5:41 pm
  4. Olá,

    Gostaria de saber se o exame papanicolau pode ser feito por um técnico de enfermagem,conforme normas do conselho.
    Obrigada

    Gerusia Xavier
    23/02/13 às 12:44 am
  5. e muito importante fazer o papanicolau q nos previne de varias doenças

    julia
    23/10/12 às 8:23 pm
  6. Ola, gostaria de saber se posso começar a tomar o Clomid no setimo dia do ciclo, obrigada.

    Gilberta
    27/11/10 às 1:47 am