Óculos para cada tipo de rosto

Você tem dúvidas na hora de escolher o melhor modelo de óculos de sol? Então confira as dicas e sugestões do Mundo Mulheres.

Óculos de sol 2Os óculos são acessórios úteis não somente para quem tem problemas de visão, mas servem também como filtro e protetor contra os efeitos nocivos dos raios do sol. A exposição dos olhos aos raios solares pode vir a causar vários problemas, entre eles: dores de cabeça, irritação do globo ocular, lacrimejando constantemente, cansaço visual e redução progressiva na qualidade da visão. O mercado óptico nacional disponibiliza uma rica variedade de cores, modelos e tamanhos para atender todos os gostos e bolsos.

O importante é saber escolher o modelo mais apropriado ao tipo de rosto. A escolha certa melhora o visual e também confere beleza, estilo, além de muito charme. Confira e saiba mais sobre os modelos e formatos, que são apropriados para rosto redondo, oval, triangular e quadrado.

                       

Óculos para rosto redondo

Geralmente o rosto redondo apresenta a mesma proporção entre largura e comprimento. A armação ideal é aquela que proporciona suavidade e equilíbrio a expressão facial. As armações em forma de retângulos ou quadrados se adéquam perfeitamente ao rosto redondo. As linhas semirretas e retas são a opção ideal para esse biótipo, já que as mesmas afinam o rosto.

Rosto redondo

Os modelos retangulares e ovalados são uma ótima opção, já aqueles com lentes coloridas e armações arredondadas não ficam bem, principalmente se a pessoa estiver um pouco acima do peso. Para não ferir ou marcar a pele, as hastes devem ser do tipo grossa e no tamanho apropriado para a dimensão das têmporas.

Óculos para rosto oval

O rosto oval combina com qualquer formato de armação. Este biótipo de rosto não põe em evidência a testa, o queixo ou os maxilares. No entanto é recomendável evitar os modelos largos, pois esses causam a impressão de que o rosto é demasiadamente longo.

Rosto Oval

As hastes devem ter o tamanho exato e não devem ultrapassar a largura da face, para não gerar desarmonia e prejudicar o aspecto estético.

Óculos para rosto triangular

Uma das características do rosto triangular é a testa um pouco mais larga e o queixo mais fino. Esse tipo de rosto pede armações grandes e arredondadas. Caso não haja contraindicações o ideal é escolher lentes do tipo degradê. Os modelos estreitos fazem com que o maxilar pareça mais largo.

Rosto triangular

Ao escolher a armação certifique se que a maçã do rosto não irá ficar coberta e se possível escolha os modelos com corte de nylon, ou seja, que não trazem armação inferior. Nesses casos o modelo deve fazer com que a área do queixo pareça ampliada.

Óculos para rosto quadrado

O modelo a ser escolhido é aquele que consiga suavizar a expressão do rosto. Pessoas com o rosto quadrado devem optar por armações arredondadas, ovais, curvilíneas ou as com fio de náilon.

Rosto quadrado

Esses modelos tendem a ampliar a região dos olhos e suavizar as linhas da face. As armações de tamanho médio combinam com o rosto quadrado e fazem com que os traços do rosto pareçam menores.

Enfim para cada tipo de rosto existe um modelo apropriado, mas é importante considerar que na hora da compra o ideal é fazer uma escolha presencial e dar preferência a uma óptica com profissionais aptos a dar conselhos e sugestões.

Saiba mais sobre óculos de sol

Nenhum voto, seja o primeiro



Joao Romao
14/01/14



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook