O que tomar durante a menstruação para não ter cólicas

A cólica menstrual é uma dor causada pela contração que o útero faz para a liberação do endométrio que é a menstruação.

Mulher-com-bolsa-térmica-na-barriga copy

Todas as mulheres no mundo passam por tempos e ciclos difíceis, que fazem parte da vida feminina, é sim, é preciso aprender a conviver com esses problemas, mesmos os que podem ser muito incômodos e até cheio de dores. A cólica menstrual é uma dor que incomoda muitas mulheres, antes ou durante a menstruação, e isso ocorre todos os meses do ano.

                       

A dor acaba atrapalhando na realização de tarefas do dia-a-dia e consequentemente o humor da mulher, que já nesse período também sofre com outro problema terrível, que é a TPM, onde as mulheres mudam o humor com uma velocidade impressionante, variando entre momentos de alegria, tristeza, depressão, entre tantos outros tipos de emoções existentes. E claro, existe também o fator irritabilidade durante esse período.

Entenda mais o que é a cólica menstrual e como evita-la:

O que é a cólica

Menina com cólica em cima da cama

A famosa e terrível cólica ocorre devido às contrações do útero antes ou durante o período menstrual, que permanece por cerca de cinco a sete dias a cada mês. Os níveis da cólica são os mais diversos, podendo ser branda, um leve incômodo, uma dor moderada ou extremamente forte. A dor é incomoda e causa aquele desconforto que tira a concentração de todas as mulheres no trabalho, escola, faculdade, em casa, enfim, atrapalha qualquer coisa que estejam fazendo, pois a dorzinha persiste em ficar, e tirar todo o seu foco.

Mas como no mundo atual, e como mulheres modernas, nenhuma delas se pode dar ao luxo de deixar a cólica tomar conta do restante do dia, afinal, existem muitas outras atividades e coisas muito importantes com que é preciso se preocupar.

Como evitar a cólica

Mulher com cólica remédio

Quem nunca ouviu a sua mãe ou ainda sua avó dizer para não andar descalço durante o período menstrual, não lavar o cabelo no primeiro dia da menstruação e evitar ao máximo consumir chocolate, pois segundo elas, tudo isso acarretava em um problema que incomoda muito, que são as cólicas. Porém, como a cólica acompanha a menstruação todos os meses do ano, as contrações do útero também, o que na verdade, é a verdadeira causa das cólicas.

Durante o período do ciclo menstrual, é possível ingerir alguns medicamentos para aliviar um pouco as cólicas. Porém é necessário que um profissional indique qual o melhor, aliás, cada organismo feminino é diferente do outro.

Outras técnicas são utilizadas pra aliviar os incômodos causados pela cólica, como o consumo de chás naturais, porém é preciso estar atenta ao tipo de chá que se toma, pois alguns acabam aumentando o fluxo sanguíneo, ou seja, aumenta o fluxo da menstruação, o que acaba trazendo o efeito contrário e causando mais dores.

O mais correto é consultar frequentemente um ginecologista, pois apenas ele ou ela pode indicar qual o melhor medicamente para evitar o problema da cólica. Alguns médicos indicam o uso de anticoncepcionais, pois esses também auxiliam durante o processo do ciclo menstrual, colaborando para que o fluxo da menstruação não seja tão intenso.

Saiba mais sobre a cólica:

9 votos



Ananda
08/10/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. O que eu Fasso pra n fica cm cólica mestras em minha cólica é muito forte

    aine
    30/01/14 às 8:19 am