O que fazer em caso de menstruação irregular

Não sabe o que fazer em caso de menstruação irregular? Então confira as suas principais causas e o que fazer diante desta situação.

Mulher-deitada-com-expressão-de-dorA menstruação irregular é um problema bastante comum entre as mulheres e que necessita de atenção, pois a irregularidade na menstruação pode indicar desde estresse a doenças mais sérias. Caracterizam-se por menstruação irregular os ciclos menstruais que não obedecem a um padrão mensal, ou seja, a mulher não menstrua todo mês, sendo assim, mulheres quem sofrem com menstruação irregular têm mais dificuldades para engravidar, pois como nunca sabem quando vão menstruar, não conseguem definir com exatidão o período fértil, portanto não conseguem definir o melhor momento para engravidar.

A menstruação regular é aquela que varia de 28 a 30 dias, com duração de 03 a 05 dias, já a menstruação irregular apresenta ciclos menores que 21 dias ou maiores que 35 e sua duração pode variar de 02 a 08 dias ou mais. A menstruação irregular pode ter muitas causas, vejamos algumas.

                       

Menstruação irregular causas

Basicamente as alterações na menstruação ocorrem devido a fatores físicos ou emocionais. A irregularidade da menstruação é mais comum na adolescência, uma vez que as adolescentes não estão com seu ciclo menstrual definido ainda, essa irregularidade é considerada normal pelos especialistas até dois anos e meio após a primeira menstruação, a chamada menarca. Agora se você já passou desse período, tinha uma menstruação regular e começou a apresentar alterações, alguns fatores como má alimentação, excesso de cafeína e bebidas alcoólicas, alterações no peso, cansaço, estresse e alterações hormonais ocasionados pela troca de pílula, assim como uso de medicamentos, podem comprometer o ciclo menstrual.

Porém algumas doenças mais sérias como descontrole na tireoide, tumores, cisto no ovário e ovários policísticos também podem causar irregularidades na menstruação, sendo que a síndrome do ovário policístico é em 85% a causa principal da menstruação irregular. Como fatores emocionais podem interferir na menstruação, pequenos atrasos não requerem maiores preocupações, mas caso ocorra ausência menstrual por um período de 03 meses, ciclos maiores que 35 dias ou menores que 25 o mais indicado é procurar um especialista para um diagnóstico mais preciso.

Menstruação irregular dificulta gravidez?

mulher olhando teste de gravidez

A menstruação é o principal indicador que o sistema reprodutor feminino está em perfeitas condições, por isso quando a menstruação é irregular ela não impede uma gravidez, mas diminuem consideravelmente as chances. Mulheres que não apresentam ciclos regulares não conseguem calcular com exatidão seu período fértil, que é caracterizado como melhor período para quem busca engravidar.

Porém quando estamos ovulando o corpo emite alguns sinais, portanto, mesmo que você tenha uma menstruação irregular é possível saber quando se está passando pelo período fértil, basta conhecer os sinais indicativos desse período. Mas, mesmo sendo possível engravidar, mulheres com menstruação irregular devem buscar ajuda médica, sobretudo quando se deseja engravidar.

Menstruação irregular o que fazer?

mulher com medica

É sempre importante frisar que a menstruação irregular pode ser sinal de que alguma coisa não está bem com sua saúde, por isso ao identificar o problema, o correto é buscar uma avaliação médica com um ginecologista que através de exames complementares poderá identificar a real causa e tratá-la, jamais trate a disfunção com receitas caseiras e nunca se automedique, pois a menstruação irregular pode estar indicando problemas de saúde mais sérios.

Em alguns casos pequenas modificações de hábito já são suficientes para regular a menstruação, já em outros casos o uso de pílulas anticoncepcionais podem ser prescritos a fim de regular o ciclo, somente casos mais sérios como de tumores e cistos requerem intervenção cirúrgica.

Independente da causa, a menstruação irregular nunca deve ser posta de lado, por isso a qualquer sinal de algo não está bem, procure um médico e esteja sempre atenta a sua saúde.

Leia mais sobre menstruação irregular

7 votos


Josi
08/10/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. como posso ter uma boa alimentaçao na gravidez

    thais dos santos
    12/02/14 às 8:24 pm
  2. eu estou tentando a engravida a 1 ano e nao consigo so que minha mestruaçao vem e fica d 5 a 7 dias e ja dois meses que ele dura so 3 dias,sera q posso estar gravida ou o que?

    mirielle
    20/01/14 às 10:29 pm