O que é um trauma?

O trauma é uma doença psicológica que pode trazer danos e consequências graves para a vida de quem a possui. Veja mais sobre o assunto.

Mulher deprimidaO trauma é o resultado de algum evento que possa ter gerado dor física ou sofrimento emocional, por isso é definido como uma ferida que deixou marcas ou danos psicológicos podendo causar grandes danos à saúde mental de quem o possui, trazendo um alto nível de estresse ou sofrimento. Normalmente o trauma pode ocorrer após algum acidente, um momento de violência, tensão ou pânico como, por exemplo, presenciar a morte de alguém, um assalto, sequestro ou até mesmo alguma mudança súbita na vida.

O trauma é considerado uma doença psicológica grave que pode trazer muito sofrimento e complicações para a vida de quem vive com ele.

                       

Como identificar um trauma de infância

menina assustadaCrianças que passam por situações traumáticas podem apresentar diversos sintomas indicadores do fato, sendo que as manifestações desses sintomas variam de pessoa para pessoa, podendo surgir somente muito anos após o acontecimento do evento traumatizante. O trauma também pode ocorrer através de mudanças imediatas no comportamento da criança, sendo conhecido por reações pós-traumáticas.

Algumas das reações pós-traumáticas podem ser bem perceptíveis como o sono intranquilo, pesadelos, urinar na cama, queda no rendimento escolar, medo do escuro, inquietação ou apatia. Toda e qualquer mudança no comportamento da criança requer atenção dos pais, pois em muitos casos a criança não consegue expor seus problemas por medo e até mesmo vergonha.

Trauma de infância e suas consequências

Grande parte dos problemas que surgem na idade adulta tem suas raízes na infância. Segundo pesquisas o maior número de jovens e adultos que possuem problemas como o alcoolismo, ansiedade excessiva, crise do pânico, comportamento obsessivos compulsivos, estresse emocional, dificuldades de relacionamento podem ter sofrido algum tipo de trauma na infância.

O trauma de infância também pode ter grande influência ou ser o causador de alguns tipos de doenças psiquiátricas ou perturbações de personalidade. É por isso que o trauma deve ser tratado na infância, pois as consequências na idade adulta são bem maiores e mais difíceis de serem tratadas.

Um trauma de infância tem cura?

Mulher chorando no consultório médico 1O primeiro passo para a cura do trauma de infância é a busca por profissionais como psicólogos e psiquiatras. Outra forma é a participação em grupos de apoio, pois conhecer pessoas que também passam pelo mesmo problema pode reduzir o sentimento de isolamento, muito comum por quem passou por uma situação traumatizante. A leitura de bons livros de autoajuda também é uma maneira de entender alguns mecanismos da mente e aprender a lidar com os traumas.

O trauma é uma doença grave e perturbadora independente do motivo que levou a sua existência. Por isso deve ser tratada com seriedade e acompanhamento médico e o apoio de familiares.

Assista ao vídeo e entenda um pouco mais sobre o trauma e seus sintomas, consequências e tratamentos:

Sobre o trauma psicológico

Saiba mais informações sobre traumas

1 voto



Joao Romao
09/09/13



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook