O que é obesidade?

A obesidade é uma doença que acomete milhares de brasileiros, causas genéticas, má alimentação e sedentarismo podem ser as principais causas.

A obesidade atinge cerca de 53% da população Brasileira. Além de várias doenças que podem ser desenvolvidas devido ao grande excesso de peso. Várias outras questões podem ser debatidas.

Por isso, vamos esclarecer o que é obesidade e seus principais pontos, e deixando claro que a cura é possível.

homemobeso

Mais sobre o que é obesidade?

Ser gordo é ser obeso?

A diferença entre estar gordo e ser obeso é clara. Segundo a Organização Mundial de Saúde, é considerado obeso quem está com o IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 30. Através desse cálculo podemos avaliar se estamos no peso ideal, ou com sobrepeso e a última escala que representa grandes riscos para a saúde: a obesidade.

excessosnacomida

Sempre é bom lembrar que cada ser humano possuí um biotipo, e o peso ideal deve ficar em uma média estipulada por profissionais de nutrição, juntamente com o IMC considerado ideal para o biotipo de cada um.

garotocomendoalgodãodoce

O que se deve realmente levar em consideração, é a forma com que a gordura foi adquirida ao longo da vida. Sabemos que comer além de ser vital para o funcionamento de nosso organismo nos proporciona prazer, por isso a obesidade pode estar relacionada a uma compulsão alimentar para criar a falsa ideia de felicidade, ao comer.

Quais os sintomas da obesidade

Além do excesso de peso, outros sintomas também estão relacionados a doença como: apneia de sono, fadiga, cansaço ao realizar pequenas atividades como amarrar os sapatos, subir escadas e andar pequenos trajetos.

AndréMarquesobeso

O aumento no níveis de colesterol, baixa auto estima, isolamento e em alguns casos extremos a obesidade pode  ser uma grande fator para ocasionar depressão.

Sedentarismo e obesidade

O Sedentarismo é uma das causas para que a obesidade seja desenvolvida. Com a vida moderna, nos exercitamos menos. Com isso, não queimamos as calorias necessárias para um bom funcionamento do metabolismo. Com isso, quando os excessos já fazem parte do cotidiano e o sedentarismo prevalece na rotina, a obesidade se torna mais evidente.

criançaobesacomendohamburguer

Há pessoas que possuem pré disposição genética em engordar, por isso a luta em manter o peso ideal para a saúde deve ser constante.

Obesidade e auto estima

A auto estima de um individuo, não está ligada somente ao seu peso, outros fatores psicológicos fazem toda a diferença. Entretanto, a obesidade pode trazer sérios riscos para a saúde mental do individuo, já que para a  sociedade o individuo obeso é taxado de feio, preguiçoso e desleixado.

obesomedindobarriga

Há muitos exemplos de pessoas obesas e que são saudáveis e que se sentem bem em sua condição, não se importando com o rótulos da cultura da beleza.

Já em muitos casos o excesso de peso, traz um certo desconforto, e por motivos psicológicos o individuo não consegue se alimentar de maneira correta e se exercitar de maneira regular, fazendo assim uma grande bola de neve se tornando cada vez mais gordo.

obesocomatividadefísica

A auto imagem se torna distorcida, e com isso a auto estima fica comprometida, fazendo o individuo pensar que ele não será o suficiente bom em nada que ele realizar, já que é obeso, recorrendo assim aos rótulos que lhe são colocados.

exercicosnaacademia

Claro que muitas pessoas após procurarem profissionais para um acompanhamento para combater a obesidade, lidam bem com o seu corpo, mesmo que o resultado seja em uma diminuição do tecido adiposo (gordura), e assim sendo saudável e recuperando a auto estima. Assista ao vídeo abaixo, sobre obesidade com o médico Drauzio Varella.

Leia mais sobre saúde:

11/08/16 por Veronica Ortiz

   

Mais informações por email

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Instagram
YouTube
Facebook