O que é o HPV

O HPV é um tipo de vírus que pode provocar vários problemas de saúde, além de ser o responsável pela grande parte de câncer no útero.

HPV

O Papilomavírus Humano ou mais conhecido como HPV é a principal doença viral transmitida através das relações íntimas, sendo uma das principais causas pelo surgimento do câncer do colo do útero. O HPV é um tipo de vírus que vive na pele e na mucosa das pessoas infectadas como na vulva, colo do útero e nas regiões íntimas. Ainda não há cura contra esse vírus, mas ele pode sim ser evitado e também controlado, assim a pessoa continua com a sua vida normalmente. Saiba mais sobre o HPV nos tópicos abaixo.

Quais os sintomas do HPV

Dentre os sintomas do HPV os mais comuns são a presença de várias verrugas de tamanhos variados, que aparecem nas regiões íntimas, boca e até mesmo nas palmas das mãos tanto de homens quanto de mulheres. As verrugas também podem manifestar-se na parede do útero, além da mulher apresentar corrimento. Vale lembrar que nem todas as pessoas podem apresentar os sintomas, sendo de extrema importância o uso de preservativos em toda relação íntima.

Mais sobre o que é o HPV

Sintomas do hpv

Como diagnosticar o HPV

O diagnóstico do HPV é feito através de exames laboratoriais como o Papanicolau, Colposcopia, Peniscopia, Anuscopia, Exames de Sangue e Captura híbrida. É importante ressaltar que o exame pode apresentar resultado positivo mesmo que a pessoa não apresente nenhum sintoma clínico. É por esse e muitos outros motivos que a ida anualmente ao médico é de extrema importância.

Diagnóstico hpv

Tratamentos para o HPV

Na maior parte dos casos, o HPV não manifesta os seus sintomas, sendo eliminado espontaneamente pelo corpo, mas de 30 a 40% dos tipos existentes do vírus podem afetar as áreas íntimas, além de provocar as lesões como as verrugas e câncer no colo do útero. O tratamento é escolhido pelo médico que irá levar em conta a idade do paciente, tipo de HPV, extensão e localização das lesões.

Por exemplo, o tratamento para as verrugas é bastante trabalhoso já que elas podem voltar em até 50% dos casos. O tratamento consiste na retirada por laser, crioterapia (congelamento) ou mesmo por cirurgia com o uso de anestésicos locais.

Já o tratamento feito contra o câncer do colo do útero vai depender muito do seu estágio. Em alguns casos, o médico consegue removê-lo completamente por meio de um bisturi ou excisão eletrocirúrgica. Já quando o câncer se encontra em um estado mais avançado, a Histerectomia Radical, ou seja, a retirada total do útero e das suas estruturas adjacentes é o mais recomendado.

Tratamento do hpv

Vacina contra HPV

A vacina contra o HPV previne a pessoa da infecção por este vírus e consequentemente do câncer do colo do útero. É indicada para as mulheres entre os 9 e 45 anos, já os homens é entre os 9 e 26 anos, lembrando que ainda não tenham iniciado os seus relacionamentos íntimos.

As pessoas que já tenham uma vida íntima ativa também podem tomar a vacina, mas sua eficácia pode diminuir, pois em muitos casos já podem ter entrado em contato com o vírus. Mulheres que estão em tratamento contra o HPV também podem tomar a vacina para diminuir o número de recidivas.

As meninas que têm entre 11 e 13 anos podem tomar a vacina gratuitamente em todos os postos de saúde, sendo dividida em 3 doses. Vale lembrar que as mulheres e homens fora desta faixa etária devem tomar a vacina em clínicas privadas.

Tomando vacina

Não há cura para o HPV, mas sim tratamentos muito eficazes que faz com que a pessoa leve uma vida realmente normal.

Quer saber mais sobre o HPV? Então não deixe de conferir o vídeo HPV tem cura sim do canal do Mundo Mulheres do Youtube:

26/03/15 por Haline Madaschi

   

Veja também

Mais informações por email

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Instagram
YouTube
Facebook