O que é namoro?

O namoro é um envolvimento sentimental entre duas pessoas, já foi tema de programas de televisão e músicas. Mas afinal, o que é namoro atualmente?

namoromoderno

Atualmente o ato de se relacionar afetivamente com uma outra pessoa está cada vez mais complexo. A prova disso são as diversas modalidades que surgiram de uns tempos para cá. Para algumas pessoas o namoro é um período de transição entre o noivado (preparação para o matrimônio) e o próprio matrimônio.

namorociristaomoderno

Mais sobre o que é namoro?

Já para outras é uma forma de companheirismo e cumplicidade sem ter algum rótulo ou compromisso perante a outras pessoas. Entre todas as formas de abordagem, vamos exemplificar algumas  e tentar responder o que é namoro.

Namoro atual e antigo

Desde do tempo de nossa avó, muita coisa mudou na sociedade como um todo. Os relacionamentos não poderiam ficar de fora. Para isso vamos voltar um pouco no tempo. Nas décadas de 20 até os meados da década de 1960, o namoro era algo muito sério e além das pessoas envolvidas, ou seja, o casal, as famílias se envolviam fortemente para um futuro casamento.

namorodeantigamente

Por isso, o "namorar" era um encontro com os familiares presentes, geralmente na sala. Sem contato físico. Ficar sozinhos em casa, viajar, ou mesmo dormir na casa do namorado, estava completamente fora de questão. Era algo inaceitável.  Isso era para preservar a moral da família. E nenhum tipo de contato íntimo era aceito. Tudo isso era preservado até a consumação do casamento.

namoradosmodernos

Nos dias atuais de uma maneira geral, a liberdade para o namoro é algo presente. Há casais de namorados que saem juntos sem a presença de mais pessoas, viajam, em alguns casos até moram juntos. Tudo é uma questão de valores e costumes de cada família. Vemos que os namoros de uma maneira geral incorporaram a forma de se relacionar de uma forma mais livre e principalmente com a permissão dos olhos da sociedade.

Namoro cristão o que é permitido?

O namoro cristão ou namoro santo, trata-se de um envolvimento perante a vontade de Deus e do casal envolvido. Os valores cristãos e da igreja que os envolvidos frequentam devem ser respeitados. Além de uma preparação para o casamento, nenhum contato íntimo deve ser realizado.

namorosanto

A espera deve ser algo adotado pelo casal por uma questão de preservação e também seria uma vontade de Deus, para que os dois tenham uma vida cristã e consequentemente uma família com esses valores.

Namoro à distância

Na era da internet, namorar alguém que mora longe, é algo possível.

namoroadistanciamapa

Ferramentas de comunicação instantânea como o Skype, Facebook e o aplicativo WhatsApp, faz com que você esteja presente na vida da pessoa amada, não importando se ela mora em outra cidade ou em outro país.

Claro que os encontros precisam acontecer, para que o namoro se concretize de fato.

namoroadistancia

Mas, há aqueles que preferem namorar sem contato físico e aguardar pelo casamento, ou quem se encontra aos finais de semana, ou em feriados, ou quando as agendas batem. Isso é uma questão individual. O que vamos salientar, é que esse tipo de modalidade de namoro, está cada vez mais popular e está quebrando um tabu que não dá certo.

Namoro livre

O namoro livre consiste em um envolvimento de duas pessoas, sem o envolvimento de famílias, instituições ou a sociedade propriamente dita. Nesse contexto, ambas as partes concordam em se relacionar simplesmente pelo o que sentem, sem fazer planos de futuro, sem a presença de rótulos de relacionamento, como o noivado e o casamento.

namorolivre

Como é livre, não importa se o casal irá morar junto ou mesmo passar vários anos morando em casas diferentes (morando sozinhos ou com a família) seria um envolvimento sentimental, porém com o compromisso da fidelidade e cumplicidade.

amorlivresemrotulos

Quando o casal não se sente "ligado" pelos os sentimentos em comum, o namoro chega ao fim numa espécie de acordo. Já que isso foi discutido no início do relacionamento.

Leia mais sobre relacionamento

21/09/16 por Veronica Ortiz

   

Mais informações por email

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Instagram
YouTube
Facebook