O que é mioma e quais os sintomas

O mioma é um problema tipicamente feminino, mas que ainda assusta muitas mulheres. Saiba o que é e quais são seus principais sintomas.

Jovem com expressão de dúvidaMioma é uma doença bastante comum entre as mulheres e normalmente não apresentam sintomas, trata-se de um tumor benigno, formado por tecidos musculares que crescem de forma desordenada e atinge cerca de 80% de mulheres normalmente em período fértil, embora a incidência seja alta, o mioma normalmente não é preocupante. O mioma não apresenta sintomas severos, mas como pode causar alterações menstruais com sangramento intenso, muitas mulheres procuram um ginecologista por esse motivo.

Existem quatro tipos de miomas, que recebem um nome dependendo de sua localização no útero, são eles, intramurais, subserosos, submocosos e pendulados. Muitas mulheres se apavoram com um diagnóstico da doença por não saberem exatamente o que é. A fim de esclarecer e tranquilizá-las vamos entender o que é o mioma e quais são os sintomas.

                       

Mioma o que é

Tipos de miomaOs miomas são tumores benignos, que apresentam chances quase nulas de se transformarem em câncer, portanto, miomas não são cânceres. É encontrado com maior frequência no útero e atinge uma em cada quatro mulheres com idade entre 30 a 40 anos em período fértil, com incidência maior em mulheres de pele negra, mulheres que nunca engravidaram e as que apresentam níveis altíssimos de estrogênio no sangue. Há casos em que os miomas podem gerar sintomas dolorosos um pouco mais sérios, porém depende muito da sua localização e quantidade de nódulos. Os miomas também variam muito de tamanho, podendo até ser confundido com uma gravidez de 6 meses apresentando assim vários sintomas.

Mioma sintomas e causas

As causas para o surgimento do mioma ainda são desconhecidos pelos médicos, porém o que se sabe até agora é que o mioma surge de uma desordem hormonal, que gera um ou mais nódulos duros e fibrosos na musculatura do útero, alguns fatores genéticos e a opção de engravidar mais tarde também pré-dispõem o surgimento do mioma.

O mioma normalmente não apresenta sintomas, porém dependendo do seu tamanho e da localização em que se encontra no útero o mioma pode provocar sangramento e dor pélvica decorrentes do acúmulo de sangue no útero, outros sintomas podem ser ainda observados em pacientes diagnosticados com mioma como o aumento do volume do abdômen, o que faz com que a mulher pense que tenha engravidado ou que tenha engordado, compressão na bexiga e intestino e alguns casos sintomas relacionados à dor durante a relação íntima já foi relatados, visto que o útero cresce e pode ir comprimindo outros órgãos próximos.

Mioma tratamento

Mulher rindoAlguns tipos de miomas não apresentam a necessidade de tratamento, porém devem sempre ser acompanhados pelo médico. Já para os casos que apresentam sintomas, um tratamento medicamentoso poderá ser prescrito, sendo que a intervenção cirúrgica só é aplicada nos casos mais severos, pois envolve a retirado do útero.

As mulheres que sofrem com os miomas uterinos têm maior dificuldade em engravidar, pois ele leva a deformações do órgão o que dificulta a implantação do óvulo levando a uma pequena infertilidade. As consultas de rotina, assim como os exames preventivos são extremamente importantes para identificar possíveis problemas, pois somente um diagnóstico médico poderá apontar a presença de miomas. Uma vez identificado o problema não se assuste, pois o mioma não é uma doença maligna.

Saiba mais sobre mioma

2 votos



Josi
03/05/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. eu estou com fortes dores como se fosse colicas mas tenho 54 anos e não tenho menstruação então gostaria de saber pq eu entendi que os miomas desaparecem depois da menopausa.

    sonia
    06/03/14 às 11:12 pm