O que é mioma e quais os sintomas

O mioma é um problema tipicamente feminino, mas que ainda assusta muitas mulheres. Saiba o que é e quais são seus principais sintomas.


Jovem com expressão de dúvidaMioma é uma doença bastante comum entre as mulheres e normalmente não apresentam sintomas, trata-se de um tumor benigno, formado por tecidos musculares que crescem de forma desordenada e atinge cerca de 80% de mulheres normalmente em período fértil, embora a incidência seja alta, o mioma normalmente não é preocupante. O mioma não apresenta sintomas severos, mas como pode causar alterações menstruais com sangramento intenso, muitas mulheres procuram um ginecologista por esse motivo.

Existem quatro tipos de miomas, que recebem um nome dependendo de sua localização no útero, são eles, intramurais, subserosos, submocosos e pendulados. Muitas mulheres se apavoram com um diagnóstico da doença por não saberem exatamente o que é. A fim de esclarecer e tranquilizá-las vamos entender o que é o mioma e quais são os sintomas.

         

Mioma o que é

Tipos de miomaOs miomas são tumores benignos, que apresentam chances quase nulas de se transformarem em câncer, portanto, miomas não são cânceres. É encontrado com maior frequência no útero e atinge uma em cada quatro mulheres com idade entre 30 a 40 anos em período fértil, com incidência maior em mulheres de pele negra, mulheres que nunca engravidaram e as que apresentam níveis altíssimos de estrogênio no sangue. Há casos em que os miomas podem gerar sintomas dolorosos um pouco mais sérios, porém depende muito da sua localização e quantidade de nódulos. Os miomas também variam muito de tamanho, podendo até ser confundido com uma gravidez de 6 meses apresentando assim vários sintomas.

Mioma sintomas e causas

Mulher observando barrigaAs causas para o surgimento do mioma ainda são desconhecidos pelos médicos, porém o que se sabe até agora é que o mioma surge de uma desordem hormonal, que gera um ou mais nódulos duros e fibrosos na musculatura do útero, alguns fatores genéticos e a opção de engravidar mais tarde também pré-dispõem o surgimento do mioma.

O mioma normalmente não apresenta sintomas, porém dependendo do seu tamanho e da localização em que se encontra no útero o mioma pode provocar sangramento e dor pélvica decorrentes do acúmulo de sangue no útero, outros sintomas podem ser ainda observados em pacientes diagnosticados com mioma como o aumento do volume do abdômen, o que faz com que a mulher pense que tenha engravidado ou que tenha engordado, compressão na bexiga e intestino e alguns casos sintomas relacionados à dor durante a relação sexual já foi relatados, visto que o útero cresce e pode ir comprimindo outros órgãos próximos.

Mioma tratamento

Mulher rindoAlguns tipos de miomas não apresentam a necessidade de tratamento, porém devem sempre ser acompanhados pelo médico. Já para os casos que apresentam sintomas, um tratamento medicamentoso poderá ser prescrito, sendo que a intervenção cirúrgica só é aplicada nos casos mais severos, pois envolve a retirado do útero.

As mulheres que sofrem com os miomas uterinos têm maior dificuldade em engravidar, pois ele leva a deformações do órgão o que dificulta a implantação do óvulo levando a uma pequena infertilidade. As consultas de rotina, assim como os exames preventivos são extremamente importantes para identificar possíveis problemas, pois somente um diagnóstico médico poderá apontar a presença de miomas. Uma vez identificado o problema não se assuste, pois o mioma não é uma doença maligna.

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse o vídeo do canal do Portal Mundo Mulheres no Youtube e confira mais informações sobre o que é mioma e quais os sintomas.

O QUE É MIOMA E QUAIS OS SINTOMAS

Saiba mais sobre mioma

0 voto



Josi
03/05/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. eu minha namorada tem 19 anos de idade e sente mexendo na
    barriga dela como se fosse uma criança sente
    vontade de ir ao banheiro toda hora sento
    dores ao ter um relacionamento sexual tenho
    muito medo dela ter um mioma,sera è isso mesmo e se for ela pode fazer tratamento e conseguir ter filhos por favor me tespondam no meu email.

    Alfaque
    08/03/14 às 11:46 pm
  2. eu estou com fortes dores como se fosse colicas mas tenho 54 anos e não tenho menstruação então gostaria de saber pq eu entendi que os miomas desaparecem depois da menopausa.

    sonia
    06/03/14 às 11:12 pm
  3. ha um bom tempo atras descobri que tinha cisto e sintia mt dor me casei faz dois anos e estou tentando engravidar mas nao estava conseguindo e achei estranho cheguei a acha que era esterica fui no medico fiz serios de tratamentos e dai ele me disse que eu estou com as trompas enxadas e um dos meus ovarios nao estao ovulando porem oq esta ovulando esta sendo enterrompida com as trompas oq devo fazer..

    daniele martins
    06/03/14 às 1:14 pm
  4. Minha mestruacao veio 3 meses seguidos com pequeno pedacinhos de Pele o que sera,me ajudem EU preciso saber o que e isso.:-(

    silvia
    06/03/14 às 10:59 am
  5. o mioma pode mexer como se fosse um bebe?

    marina
    11/02/14 às 1:32 am
  6. Sinto minha barriga mexer e tremer, mas nao estou gravida… faço o uso do contracep ha 3 anos. Oq pode ser?

    danielle m oliveira
    02/02/14 às 9:50 am
  7. Estou 8 meses sem mestrua, eu fis a utra vacginal deu um nodolo levei no medico ele me disse que era um mioma mais nao me espricom porque a minha mestruaçao não desce queria escrareçe esta duvida

    Daniele Moreira
    18/01/14 às 8:08 pm
  8. Estou com ,cisto , animia e estou desconfiando e estou com mioma
    por que fiquei mestruada depois de 15 dias minha mestruaçao desceu de novo , fiquei 2 dias sagrando normal. E 4 dias saindo um borao como minha mestruaçao tivesse indo embora mas descia em grande contidades … Vai fazer uma semana ainda e hj voltou a descer esse borao como minha mestruacao tivesse indo embora
    sinto dores na barriga frequente , sinto uma coisa mexendo na minha barria , e desce dairiamente uma massa como se tivesse espedaçada e com branca da minha vagina mas nao tem cheiro não…
    não sei oq eu faço
    por favor me responda pelo meu email

    Ana paula
    30/11/13 às 5:18 pm
  9. por favor responda-me pelo email pelo facebook.

    marcia rubia munhoz fernandes
    16/11/13 às 8:10 am
  10. Estou há 15 dias sentindo fortes dores na região do umbigo e do lado direito da barriga que está mui grande mexe muito quando me alimento, faço tratamento com a Proctologia e os médicos dizem ser uma fase normal do intestino , mas menstruei recentemente e meu fluxo é intenso , e após 3 dias ele fica parado no na saída da vagina, já fiz testes de gravidez e não é. continua mexendo muito e incomoda muito no umbigo, o que será isso,´? já tive endometriose há 6 anos e logo após uma gestação.

    marcia rubia munhoz fernandes
    16/11/13 às 8:09 am
  11. retirei um mioma,depois da cirurgia passei por vários problemas de saúde,cheguei a ser internada depois da cirurgia e até hoje não sou mais a mulher que eu era,,
    o que devo fazer.

    wilma dias
    01/11/13 às 9:29 pm
  12. boa tarde fiz o exame e foi detectado um mioma ,os medicos estao resolvendo se opera ou nao,mas eu perco muito sangue durante toda minha mestruaçao fico uns 15 dias saindo grandes pedaço de sangue de dentro de mim,sem contar as colicas muito forte que so alivia com anti inflamatorio um bom tempo que nao estou podendo ter relaçao sexual pos sinto muita dor e sangra muito chega ser contrangedor,e vou muito ao banheiro urinar ,passo a noite urinando muito tambem sinto muitas dores nas escostas .sera que vou precizar operar o mioma?desde de ja agradeço a oportunidade

    eliane guedes
    13/08/13 às 4:13 pm
  13. Mioma é como uma outra doença que também precisa de acompanhamento medico, mas os miomas nascem e morrem benignos.

    Mundo Mulheres
    11/06/13 às 3:10 pm
  14. Minha mae tem 46 anos e esta com mioma e vai se operar mas sente muitos sintomas como :enjou, ansia de vomito,seios e barria grandes e dores abdominais.

    rebeca barbosa vieira
    10/06/13 às 9:40 pm
  15. Olá descobri que estou com mioma e meus seios estão saindo leite, gostaria de saber o que é me ajudem estou desesperada, será poderei engravidar um dia tenho muita vontade eu tenho 30 anos de idade.

    Amanda
    09/06/13 às 8:17 pm
  16. oii tenho 17 e estou com sangramento que nao para ee sinto coisa se mexendo dendro da minha barriga ee enjou

    jessica brenda pereira da silva
    21/03/13 às 1:17 pm
  17. E esse site nos ajudam bastante quando eu descobrir eu pensei q estivesse com câncer mais graças a pesquisei e não e.

    Lilian
    08/02/13 às 8:21 am
  18. eu tenho 26 anos i tive 4 cesarea minha bb tem 1ano i 3 meses sou ligada mais minha mestruaçao ta vindo com mais frequencia eu dou de mama no peito i ta vindo mesmo assim com pedaços de sangue i sai muito sangue puro as vezes doi muito oq pode ser

    juliana barbosa
    11/10/12 às 8:36 am
  19. Boa tarde me chamo Patricia tenho 36 anos e tenho dois filhos, ultimamente meu ciclo mestrual amentou muito gostaria de saber por que? fico entre 14 a 20 dias com fluxo forte e com pedaços de sangue, o que devo fazer?

    Pattrícia Fabiana Alves da Silva
    07/09/12 às 5:20 pm
  20. tenho 43 anos e tenho miomas um do lado esquerdo com 6cm o meu medico disse q é para mim retirar meu utero devo fazer isso quando logo ou não ele irá continuar crescendo rapido ou não.

    luci helena de castro ribeiro
    01/08/12 às 1:55 pm
  21. ola boa noite tenho 19 anos fiz um ultrassom ultra vaginal e descobrir que tenho vários cisto no ovário esquerdo e direito queria saber se cresce a barrica e fica tremendo muito ,queria saber tambem se tenho que operar ja que tenho vontade de engravidar

    obrigada

    fernanda
    12/07/12 às 10:02 pm
  22. ESTOU HA 1 SEMANA DE MENSTRUAR E MINHA BARRIGA POR DENTRO NÃO PARA DE TREMER, ISSO TÁ ME IRRITANDO, E TENHO ABDOMEN DISTENDIDO, O QUE PODE SER?

    LUCIANA
    07/07/12 às 7:42 pm
  23. quando tem miohiperplasia uterina e cisto anecóide de paredes finas com 2,07cm é necessario cirurgia para retirada do útero ou tem tratamento para esse problema

    marcia
    03/07/12 às 1:05 pm
  24. Tenho34anos3filhas há 14 anos eu tambem fiz uma ligadura das trompas e as vezes a minha mestruaçao vem com pedacinhos de sangue e eu sinto muitas dores na perna direita dores lombar e cólicas antes e depois da minha Mestruaçao e quando eu tenho relações sexuais eu fico com caimbras na minha perna direita eo meu útero fica doendo muito isso pode ser um sintoma de mioma

    joelma pereira
    30/06/12 às 5:10 am
  25. Minha barrigaa está mtooo grandee até acheei que estava acima do pesoo
    Consegui emagrecer 13 kilos e noteeei que minha barriga não diminuiuu
    Mi ha barrigaa inchaa mtoo nos meus períodos menstruais… E pior aparentooo estar grávida de 5 meses oque façooo estoou ficandoo carecaaa

    Juliane
    29/06/12 às 10:27 pm
  26. bom fiz uma ultrasone deu um potinho de endometriose,mais a minha medica acha que é é mioma.minha barrigamexe do lado esquerdo e quando estou de bruço se estica e parece que roda em volta do umbigo ,minha barriga nao esta dura sera mioma mesmo…????

    carol
    26/06/12 às 2:52 pm
  27. sinto dores na relaçao sexual e tao intença q eu nao consigo deixar de usar pomada ginecologica fiz um exame faz 1 semana e o result. foi q provavelmente mioma ultra som quero saber q o proximo passo ….. agradeço por tudo

    jane
    20/06/12 às 7:33 pm
  28. eu tenho 19 anos de idade e sinto mexendo na minha barriga como se fosse uma criança sinto vontade de ir ao banheiro toda hora sinto dores ao ter um relacionamento sexual tenho muito medo de ter um mioma

    luciene
    18/06/12 às 12:13 pm
  29. existe remédios antinflamatórios que tratem isso?

    regiane
    07/06/12 às 3:11 pm
  30. ola tenho tres anos de ligada e sinto minha barriga mechendo muito e cresendo tambem oque sera obrigada.

    monica silva da paixao
    01/06/12 às 9:34 am
  31. oi tenho uma esposa que tem 21anos ela teve uma gravidez cesariana e perdeu uma normal de 5 meses dai pra ca ela ficava muitos meses sem mestruar e depois decia e ficava dias e a barriga dela crese muito pode ser um mioma? e tanbem ela tenta engravida ja ha 3anos e não consegue faz varios exame enão da nada o que devemos fazer? agradeso des de ja

    alinenexes
    25/04/12 às 1:41 am
  32. por favor eu quero saber se que tem mioma a barriga treme ou fica mechendo como se fose bebe ,e a barriga fica se esticando emchendo a pessoa fica com citomas de fraquesa sonolencia e outros cintomas de gravides.

    bianca ferreira
    17/04/12 às 11:21 pm
  33. ola descobri que estou com mioma a dois meses e agora meus seios estão com leite gostaria de saber se é normal.por favor me mande a respota pois estou apavorada.obrigado

    rosana
    04/04/12 às 6:01 pm
  34. esto com 36 anos estou com mioma com se fose uma grvides de 5 meses diss o medico tenho que tira o utero o nao.estou com morajia difiqudade de ir oa banheira

    divanir
    28/02/12 às 4:03 pm
  35. ola eu gostaria de saber quem tem mioma pode tomar remedio pra esmagrecer?tem algum problema.

    rosimere
    08/12/11 às 8:54 am
  36. oi gostaria de saber se quem tem cisto no ovario mexe,como se tivesse gravida?e to com um barriga que parece q to gravida,mais a minha mestruação nunca foi regular e sempre atrasa,e ela ta atrasada,mais sinto q naum to gravida.as vezes a barriga doi,e quando vou ao banheiro fazer xixi tbm.

    Michele
    24/10/11 às 3:53 pm
  37. é hereditário?

    mary
    26/09/11 às 2:20 pm
  38. GOSTARIA DE SABER SE O MIOMA FAZ COM QUE DOA DURANTE A RELAÇÃO SEXUAL,SE É NORMAL O COLO DO ÚTERO FICAR DOLORIDO E INCHADO E A BARRIGA FICAR TREMENDO COMO SE FOSSE UM BEBÊ.

    thiara
    17/09/11 às 8:08 pm
  39. o mioma pode tirar a vontade de fazer sexo? quero a resposta por favor

    ana
    17/08/11 às 11:06 am
  40. miomas tbm atrsa menstruação ou so aumenta o fluxo sanguineo??e se tbm faz teste beta-hcg dar positivo?

    marcela avelar
    16/08/11 às 9:37 am
  41. OLÁ,ME APARECEU MIOMA QUANDO EU TINHA 22 ANOS ,ERA PRA EU TE TIRADO MAS NA ÉPOCA EU NÃO TINHA DINHEIRO FAZER A ECOGRAFIA-DOPPLER, EU ESTOU 26 , TEM POSSIBILIDADE DE ELE TER ALMENTADO O SEU TAMANHO?
    DESDE JÁ MUITO ,OBRIGADA

    ESTER
    22/06/11 às 10:30 pm
  42. vou fazer uma cirurgia para estrair o utero , ele esta com ipertrofia e com um mioma.
    o temamho dele se compara auma gestaçao de seis meses.
    tenho tido muito enjoo.
    isto é normal?

    sheila magalhaes, diamantina
    18/05/11 às 7:13 pm
  43. tenho 3o anos estou desconfiada que estou com esse tal de miamo, mas tenho fé em Deus que vou fica boa.

    joseilda
    11/05/11 às 4:46 pm
  44. tenho 35 anos em janeiro foi descoberto que eu tinha um mioma só que minha mestruacao continuou normal 1 vez ao mes durante 3 dias nao engordei nem no abdomem. só que dia 17 de abril tive relacao com meu marido e assim que acabou minha barriga estufou na hora pareço estar gravida de uns 4 meses hoje ja são 19 de abril e minha barriga não diminuiu isso é normal?

    patricia
    19/04/11 às 9:00 am
  45. eu tenho 29 anos tenho 2 filhas na ultima gravidez tirei meu ovario esquerdo devido um cisto que se desenvolveu durante a ultima gravidez era do tamanho de uma laranja enorme mais o resultado da biopsia deu benigno e agora depois de 2 anos e meio sinto umas fisgada na barriga como se fosse um bebe e nao sinto vontade de transar , aminha mestruação atrasou quase dois meses mais veio e ficou uns 15 dias com um fluxo intenso, o que pode ser essas fisgada, seia mioma?

    Renata
    14/04/11 às 4:27 am
  46. eu gostaria de saber se op mioma tira vontade de faser sexo por que eu nao tenho vontade, com meu marido serar que e porcausa do mioma?

    katia
    04/04/11 às 12:59 pm
  47. Eu tenho mioma na parede interna do utero e descobri tambem num exame que tenho Adenomiose com glãndulas penetrando no miométrio sub mucoso, recentemente venho sentindo meu utero mexendo como se estivesse gravida, é uma sensação muito ruim e queria saber se isso é normal nesses casos?

    Dilma ferreira
    17/03/11 às 5:34 pm
  48. oi tenho 17 anos e estou indo ao banheiro frequentemente , e sinto umas coissas se mexendo na minha barriga será que posso considerar um mioma . E tenho muito medo de não poder ter filhos

    Thaynara
    05/03/11 às 1:35 am
  49. olá ,eu gostaria de saber se mioma dá leite no peito pq eu to com os peitos cheios de leite e eles vazam leite ,é q a minha sobrinha acha q eu to com mioma eu gostaria de ter essa resposta por favor .desde já eu lhes agradeço.

    ana lucia guedes
    01/03/11 às 6:25 pm
  50. porque na relação sexual, sangra muito , quando se tem mioma?

    ana
    01/03/11 às 2:03 pm
  51. ola tenho 19 anos me chamo fabiana.ultimamente comesei ha sentir muitas dores na parte do utero e tambem nas relasões sexuai sera quel tenho mioma

    fabiana aparecida dos santos
    13/01/11 às 11:30 am
  52. Minha mãe tem 50 anos e descobriu recentemente que tem mioma, a médica já falou que o tratamento será cirugico. No entanto, as vezes ela sofre com os sintomas pois o abdomem fica muito inchado e ela reclama de dores, naúseas, e chega até a vomitar algumas vezes. Existe algum medicamento que ela possa tomar e que amenize esses sintomas enquanto nao faz a cirugia?

    Laura
    09/10/10 às 7:14 am
  53. Tenho 22 anos ,minha barriga não é grande,mas ao me deitar de barriga para baixo sinto-a mexer eu quero saber se é possivel eu ter mioma?

    katiane
    05/10/10 às 7:20 pm
  54. tenho 25 anos a 3 meses não vem a minha menstruação procurei um ginecologista bati um ultra-som e deu mioma
    só porque tenho muitos enjoos e não é gravidez
    sinto muitas colicas fortes

    katiana
    23/09/10 às 1:12 pm
  55. TENHO 37 ANOS TENHO 5 FILHOS FIZ UMA LAQUIADURA DAS TROMPAS HA 8 ANOS MINHA MESTRUAÇAO ESTA VINDO FORA DE TEMPO DUAS VEZES NO MES SOLTO VARIOS PEDAÇOS DE SANGUE DURANTE A MENTRUAÇAO GOSTARIA DE SABE SE ISSO E´UM MIOMA

    claudia
    22/09/10 às 7:49 am
  56. tenho 37 anos, 2 filhos e a 10 fiz uma ligadura das trompas.
    Ultimamente meu ciclo mestrual está vido entre 21 dias e com o fluxo muito intenso. Soltando várias placas de sangue grandes pequenas mínimas. Gostaría de saber se isso pode ser considerado um mioma.

    Alessandra
    25/08/10 às 10:28 am
  57. Olá, exitem remédio que possa tratar o mioma?

    Andreia
    09/08/10 às 9:27 am

X
Curta a página