O que é compulsão alimentar?

A compulsão alimentar é caracterizada pela grande ingestão de alimentos em um curto espaço de tempo. Saiba mais com o Mundo Mulheres.

Compulsão alimentar

Você sente uma vontade incontrolável de comer o tempo todo?! Saiba que isso não é apenas gula, mas sim compulsão alimentar! A compulsão alimentar é um transtorno, um problema mental que faz com que quem sofre dessa doença, coma grandes quantidades de alimentos em um curto espaço de tempo.

Mas calma, não é porque você sente fome o tempo todo que você sofre desse transtorno! Porém, confira os sinais da compulsão alimentar:

Mais sobre o que é compulsão alimentar?

Sinais da compulsão alimentar

Primeiramente entenda que a compulsão alimentar é baseada no ato de comer (muito) mesmo quando não está com fome. Normalmente são ingeridas grandes quantidades de comida muito mais rapidamente do que o normal.

Outra característica do problema é a necessidade de comer escondido ou em segredo, sem que ninguém veja. Isso porque quem tem esse transtorno, sente culpa pelo o que faz – e pelo o que come!

Comendo escondido

Quem tem compulsão alimentar sente dificuldades em se controlar quando o assunto é comida, na verdade, o que acaba acontecendo é que a pessoa é controlada pela comida. Muitas vezes usa desculpas para não sair de casa e ficar comendo – o que tiver na geladeira.

A compulsão alimentar é um problema sério e que precisa de tratamento, já que ela pode levar o paciente a outros problemas de saúde como a obesidade, colesterol e até diabetes. Por isso é importante também a prevenção.

transtornosalimentares

Como evitar e tratar a compulsão alimentar

Esse transtorno pode ser causado por alguns fatores externos, como por exemplo, as mais variadas dietas, feitas de forma errada e com um cardápio prejudicial à saúde. Além de fazer mal para a saúde, essas dietas podem resultar em compulsão alimentar. Neste caso, o ideal é buscar uma nutricionista para seguir uma dieta adequada.

nutricionista

Outros fatores que também podem influenciar na compulsão é o estresse e a ansiedade. A melhor forma de prevenir o problema, é tratando esses outros problemas sentimentais, além de buscar outras formas de aliviar a tensão que não seja a comida. Mas se você já desenvolveu a compulsão ou tem algum próximo a você que esteja sofrendo, o primeiro passo para a cura é procurar um psiquiatra.

Compulsão alimentar tratamento

A doença é tratada tanto o lado emocional como o físico. O tratamento envolve descobrir as causas da compulsão e tratá-las, ajudando também a reaprender a comer em determinadas situações – tanto emocionais como em datas comemorativas. Além disso, em alguns casos também é necessário o apoio emocional até mesmo nos relacionamentos pessoais e profissionais.

Em casos mais graves, talvez seja necessário a utilização de medicamentos para controlar o transtorno, porém tudo isso deve sempre ser orientado por um médico especialista.

Saiba mais sobre compulsão alimentar

08/03/16 por Ananda

   

Mais informações por email

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Instagram
YouTube
Facebook