O que corta o efeito do anticoncepcional?

Na maioria das vezes as mulheres fazem o uso de medicamentos sem saber que eles podem cortar o efeito do anticoncepcional.

Mulher com dúvida verdade ou mentira

A pílula anticoncepcional há anos faz parte da vida das mulheres possibilitando a elas escolherem quando e quantos filhos desejam ter. Embora seja o método contraceptivo mais comum e mais utilizado, muitas dúvidas ainda se têm a respeito do uso das pílulas anticoncepcionais, sendo que uma delas é justamente o uso dos anticoncepcionais concomitantes a outros medicamentos, o que tanto realmente corta o efeito do anticoncepcional.

                       

Realmente essa questão merece atenção, pois de acordo com especialistas no assunto, alguns medicamentos podem sim cortar o efeito da pílula, por isso há relatos de muitas mulheres que engravidaram mesmo fazendo uso do anticoncepcional, por isso ao ser medicada é fundamental relatar ao médico que faz uso de anticoncepcionais, para que este possa orientá-la ou receitar um outro medicamento que não comprometa a eficácia da pílula. Conheça alguns medicamentos que podem cortar o efeito da pílula.

O que corta o efeito da pílula anticoncepcional?

Segundo especialistas, os antibióticos são campeões em cortar o efeito do anticoncepcional, pois componentes e substâncias presentes nos antibióticos diminuem a concentração de hormônios do anticoncepcional. Alguns outros medicamentos como antiepiléticos e anticonvulsivantes, alguns tipos de diuréticos, antifúngicos e alguns antirretrovirais, costumam comprometer e até cortar a eficácia do anticoncepcional, por isso é importante junto ao uso da pílula utilizar outros métodos contraceptivos que previnem também outras doenças.

O que corta o efeito do anticoncepcional injetável?

Anticoncepcional injetável

O anticoncepcional injetável é uma ótima opção para mulheres que se esquecem de tomar a pílula com frequência e assim como as pílulas, o anticoncepcional injetável tem por finalidade impedir a ovulação, sendo sua eficácia quase que imediata. Sua composição é basicamente a mesma das pílulas, ou seja, composta por hormônios, sendo assim os antibióticos cortam o efeito do anticoncepcional, inclusive do injetável.

Ervas que cortam o efeito do anticoncepcional

Xícara de chá

A erva de são João é a mais conhecida, trata-se de um medicamento fitoterápico que embora não seja indicada, é amplamente utilizada para combater e aliviar os sintomas da depressão e da ansiedade, porém suas substâncias podem alterar a eficácia do anticoncepcional e cortar seu efeito. Alguns chás diuréticos como cavalinha, cabelo de milho, quebra pedra, dente de leão, entre outros, quando consumidos muito próximos ao horário que se ingere o anticoncepcional também podem interferir na sua eficácia, porém não há comprovação científica quanto a isso. Segundo especialistas, o chá verde e outros que auxiliam no processo de emagrecimento não interferem na eficácia da pílula, por isso não cortam o efeito do anticoncepcional.

Importante ressaltar que além dos medicamentos, algumas atitudes como a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso podem comprometer a eficácia do anticoncepcional, assim como casos de diarreia ou vômito após a ingestão da pílula, por isso podem cortar o seu efeito. Agora é só estar atenta, pois como sabemos que alguns medicamentos podem cortar o efeito do anticoncepcional, caso necessite fazer uso de algum não deixe de comentar com seu médico que faz uso de anticoncepcionais e previna-se com outros métodos contraceptivos, pelo menos enquanto durar o tratamento.

Como a pílula anticoncepcional é usada pela maioria das mulheres, informações nunca são demais, por isso não deixe de acessar o vídeo do Mundo Mulheres no Youtube e confira o que corta o efeito do anticoncepcional:

O QUE CORTA O EFEITO DO ANTICONCEPCIONAL?

Mais informações sobre anticoncepcional

4 votos



Josi
12/04/11


Mais informações por email.