Motivos para você deixar o sedentarismo de lado

Tenha um estilo de vida muito mais alegre e saudável com as dicas do Mundo Mulheres de como deixar o sedentarismo de lado.

sedentarismoesofa

O sedentarismo nada mais é que a falta de atividade física suficiente, ou seja, quando uma pessoa gasta poucas calorias diárias com exercícios. Para uma pessoa ser considerada ativa é necessário queimar 2.200 calorias por semana ou 300 calorias por dia. Quando esse valor não é alcançado, o sedentarismo começa a impactar diretamente na saúde dos órgãos vitais como coração, cérebro, rins, além dos músculos e ossos se tornarem mais frágeis.

Ficar sem se exercitar pode facilmente desencadear vários tipos de problemas, que a longo prazo são irreversíveis. Para te ajudar a deixar o sedentarismo de lado, separamos algumas dicas para você passar a incluir agora mesmo no seu dia a dia.

Mais sobre motivos para você deixar o sedentarismo de lado

Reduz os riscos de doenças cardíacas

O sedentarismo faz com que a pessoa acumule gordura no sangue, e essa gordura em excesso está diretamente ligada a diversas doenças cardiovasculares como infarto e AVC. A prática de exercícios físicos de no mínimo meia hora por dia aliado com uma alimentação balanceada, diminuem e muito as chances de problemas no coração.

sedentarismoedoencascardiovasculares

Melhora o humor

Sem dúvidas a prática de exercícios físicos faz com que o seu humor melhore muito. Isso acontece porque os exercícios aumentam o nível de neurotransmissores, como a noradrenalina, serotonina e a dopamina, que juntos produzem uma sensação de relaxamento e bem-estar, assim acabando com o mal humor. E a boa notícia é que essa sensação ainda fica tempo no corpo mesmo depois de já ter terminado os exercícios.

casalhumorado

Emagrece

Não há dúvidas, para perder peso é essencial aliar exercícios físicos com uma alimentação balanceada. O ideal para emagrecer mais rápido é optar pelos exercícios aeróbicos, e deixar um pouco de lado os exercícios mais pesados, pois vão te esgotar em dois minutos. Experimente subir escadas por 10 minutos, você irá queimar o equivalente a 150 calorias, metade das calorias que você deve queimar por dia.

balanca

Previne a osteoporose

Não basta beber leite para deixar os ossos mais fortes, o ideal mesmo é praticar algum tipo de exercícios físico. Segundo especialistas, os exercícios como a musculação faz com que os ossos se fortaleçam e fiquem mais resistentes, assim prevenindo que a osteoporose evolua.

corredores

Combate à insônia

Segundo uma pesquisa realizada pela doutoranda Gisele Passos em psicologia na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), aponta que exercícios aeróbicos moderado podem reduzir e muito a ansiedade de pessoas que sofrem com problemas para dormir como a insônia.

paiefilhodormindo

Mais longevidade

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, mostrou que a prática de atividades atua como uma pílula da juventude. Então quem é mais ativo a partir dos 35 anos tende a viver entre 6 a 7 anos a mais que as pessoas sedentárias.

idososlongedosedentarismo

O recomendado é sempre procurar a orientação de um médico antes de começar a praticar qualquer tipo de exercício físico.

16/03/15 por Haline Madaschi

   

Mais informações por email

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Instagram
YouTube
Facebook