Mitos e verdades sobre gravidez

 

                       

Durante os meses de gestação a mulher passa por várias mudanças tanto físicas, quanto emocionais, trata-se de uma nova fase em que recebemos muitas informações e novos conhecimentos que vamos registrando durante o período gestacional. Durante esse período é comum ouvirmos muitas coisas, algumas com base científica, outras pura crendice popular, basta anunciar a gravidez para começar a surgir opiniões e sugestões, com isso a gestante recebe várias informações que por vezes as deixam confusas e inseguras, para ajudá-las vamos desvendar alguns mitos e verdades a cerca da gravidez, confira:
>> SENTIR MUITA AZIA DURANTE A GRAVIDEZ INDICA QUE O BEBÊ SERÁ CABELUDO.
Puro mito, sentir azia durante a gravidez nada tem a ver com os cabelos do bebê. A azia ocorre pela compressão do estômago e do esôfago pelo útero, causando um refluxo ácido. A azia tem relação com maus hábitos alimentares, por isso evitem refrigerantes, ingerir líquidos durante as refeições, açúcar em excesso, pois todos esses fatores podem irritar a mucosa de estômago, causando a azia.
>> DEPOIS DE FAZER CESÁRIA NÃO SE PODE TER MAIS PARTO NORMAL.
Também se trata de um mito, segundo alguns especialistas o aconselhável é que haja um intervalo de dois anos entre um parto cesariano para um parto normal, isso porque durante a cesariana o útero é cortado e costurado, portanto necessita de um tempo para que não haja complicações durante as contrações, podendo se romper e causar hemorragia interna, decorrido esse tempo não há problema algum em se fazer parto normal.
>> DURANTE A GRAVIDEZ NÃO SE PODE TER RELAÇÕES SEXUAIS, POIS O PÊNIS PODE “FERIR” O BEBÊ.
Mito, as mulheres saudáveis que não apresentem nenhum tipo de problema patológico durante a gestação podem ter relações sexuais sem problema algum, devido ao avançado da gravidez algumas mulheres podem sentir-se desconfortáveis, conversem com seus parceiros e busquem posições para que se sintam mais confortáveis, o bebê está muito bem protegido e não há contato com o pênis.
>> A LUA INFLUÊNCIA O PARTO.
Isso é verdade, basta observar que a lua exerce grande influência no nosso planeta, nas marés e correntes oceânicas. A lua cheia e a lua nova exercem influência no centro da terra, com isso pode aumentar a pressão pélvica, por consequência as contrações. Verifique em qual fase lunar aconteceu à concepção, provavelmente será a mesma lua do seu parto e esteja atenta, em todas as passagens desta lua você sentirá mais desconforto.
>> O FORMATO DA BARRIGA PODE INDICAR O GÊNERO DO BEBÊ.
Mito, o formato da sua barriga tem ligação com o tamanho do seu bebê, não com o gênero dele.
>> PARA SE TER MAIS LEITE A GESTANTE DEVE TOMAR CERVEJA PRETA E COMER CANJICA.
Mais um mito é uma questão erroneamente interpretada por muitos, a produção para mais ou menos leite materno não tem relação com seios grandes ou pequenos e não é o que se consome que fará sua produção aumentar, a quantidade do leite materno vai depender do estímulo hormonal recebido durante a gestação.
>> SE NÃO REALIZAR O DESEJO DA GRÁVIDA O BEBÊ NASCERÁ COM ALGUM SINAL.
Um mito, pura crendice popular, os desejos são provocados pelos hormônios durante a gestação, pela necessidade do organismo que está em carência de alguma vitamina, cálcio, por exemplo, não realizar a vontade de uma gestante não implica em marcas nos recém nascidos.
>> AS GRÁVIDAS TEM QUE COMER POR DOIS.
Mais um mito, as grávidas sentem mais fome devido à ação da progesterona, aliás, os especialistas recomendam muita prudência ao se alimentarem para não engordarem mais que o necessário.
>> FICAR MUITO TEMPO SEM COMER AUMENTA O ENJOO.
Esta é uma grande verdade, ficar tempo sem se alimentar provoca náuseas e enjoos. O estômago vazia libera um ácido que faz aumentar os enjoos e ainda pode contribuir para que haja uma hipoglicemia, que além de prejudicar o bebê pode levá-la a desenvolver diabete gestacional.
>> COMER CHOCOLATE ANTES DA ULTRASONOGRAFIA AJUDA A VER O GÊNERO DO BEBÊ.
Mito.
O mais importante durante a gestação é ter tranquilidade para vivenciar todas as fases da gravidez, não fique se comparando com amigas ou com gestações passadas, pois cada gravidez é diferente, você poderá ter cinco filhos que uma gravidez não será igual à outra, o importante é curtir intensamente este momento, não se prendendo a mitos e superstições.

7 votos



Josi
09/09/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook