Mioma tratamento


Mioma tratamento

Os miomas são tumores não cancerosos, constituídos por tecido muscular muito comum em mulheres acima de trinta anos, principalmente por aquelas que nunca engravidaram e em mulheres de pele negra, variam de tamanho podendo variar entre o tamanho de ervilha a uma bola de basquete, esses miomas grandes são facilmente confundidos com gravidez, pois a o seu volume abdominal é parecido a uma gestação de cinco meses.
Sua causa ainda é desconhecida, mas sabe-se que ele necessita do estrogênio para seu desenvolvimento um hormônio produzido especialmente pelos ovários, portanto diminuem ou desaparecem com a menopausa época onde há a queda desse hormônio.
Para o tratamento seu médico poderá sugerir o acompanhamento clínico, pois geralmente os miomas não apresentam nenhum desconforto à mulher, sugerindo a espera da menopausa, quando tendem a desaparecer naturalmente. Em alguns casos podem causar muitas dores e sangramentos preocupantes, nesses casos poderá ser prescrito um medicamento que bloqueia a produção do estrogênio ocorrendo à diminuição do mioma, mas não propicia a cura, uma vez que voltam a crescer assim que se interrompe o tratamento medicamentoso, nessas situações são propostas as cirurgias, pois como os miomas diminuem de tamanho pode-se fazer uma cirurgia menor.
Sendo constatada a necessidade da cirurgia existem três possibilidades:
- Cirurgia por Laparoscopia, um laser que remove o mioma.
- Cirurgia Hiteroscópica, que torna a mulher estéril, pois se corta o mioma e sua camada interna é destruída por laser.
- Cirurgia de Laparotomia, que é feita através do corte no abdômen removendo-se o mioma. Acaba-se com o problema momentaneamente uma vez que os miomas podem voltar a acarretar problemas futuros novamente.
- Cirurgia por Histerectomia, cirurgia indicada para os casos mais sérios em que não há possibilidade de controlar as dores e os sangramentos através da medicação, torna-se o meio mais eficaz, pois se retira os miomas e o útero. Devido à retirada do útero torna a mulher estéril e dependendo do tamanho do mioma a cirurgia pode ser feita via vaginal ou abdominal, no caso da retirada do útero.
Não existe uma fórmula de prevenção contra os miomas, o que você pode fazer é manter o seu peso de forma saudável, pois a gordura libera mais estrogênio no corpo o que facilita o surgimento dos miomas, exercitar-se também é recomendável, pois diminui a gordura localizada no corpo. Observe alguns sintomas como dor abdominal, sangramento menstrual excessivo ou fora do ciclo menstrual, dores durante a relação sexual, ao indício de qualquer um desses sintomas procure seu médico para devidas providências e orientações.

         
0 voto



Josi
14/05/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Hoje fui fazer um exame das vias urinarias que graças a Deus deu tudo certo ,mas descobri que meu mioma no qual ja tinha conhecimento esta com 9 cm o médico me falou que na opinião dele eu terei que tirar o utero isso é verdade ,não tem outra auternativa do que éssa pois morre de medo de cirurgias ,por favor tirem a minha duvida estou muito nervosa.

    Igor Luiz
    18/01/13 às 11:11 am
  2. Olá, tô com um mioma de 5 cm. Não sinto absolutamente nada, foi através de um exame rotineiro que descobri. Sera que tem tratamento sem ser necessário fazer cirurgia?

    deyse cavalcante
    22/10/12 às 3:17 pm
  3. olá eu descobri que estou com mioma faz uma semana, queria saber se o aticoncepcional evita o Mioma crescer?

    REGINA
    23/07/12 às 9:09 pm
  4. eu estou com 4 sistos e 1 mioma no utero a anos ela estar grande como uma laranja mas nao me da emorragia nao opero por medo de morrer

    creusa
    02/05/12 às 12:19 am
  5. Descobri que estou com mioma hoje, minha consulta e pra daqui um mes, estou tomando ciclo 21..ele e indicado para quem esta com mioma ou contra indicado ??

    marcia de oliveira damasceno
    27/03/12 às 7:56 pm
  6. Aduas semanas meu teste de gravidez deu positivo, ficamos felizes eu e meu esposo, mas pra nossa surpresa tambêm tenho dois miomas intramurais um medindo 40x28mm, outro mdindo 23x22mm. ambos do lado esquerdo, eles doem demais, tenho tido sangramento, minha médica disse-nos que e possivél que eu tenha que me submetér a cirurgia temo muito pelo meu bebê, porque pelo que pude entender esses miomas estão crescendo, não sei oque fazer. é pra ajuda um pouquinho estou com 40 anos me disseram que e uma gravidez de alto risco.

    Suzana
    28/10/10 às 2:46 pm
  7. Estou aguardando resposta e uma orientação como agir diante dessa situação.

    Mirlei
    26/08/10 às 4:07 pm
  8. Estou muito preocupada descobrir que tenho mioma.
    Estou fazendo tratamento com anticoncepcinal ciclo 21 devido o quadro hemorrágico que venho apresentando.Comecei a fazer o tratamento desde o dia 09-08-010 e até no dia de hoje continuo com o ciclo menstrual.Pergunto será que isso é normal?

    milei
    26/08/10 às 4:05 pm
  9. olá minha mâe decobriu que está com um mioma grande,e está com muito medo,o que ela deve fazer?

    Shirley
    30/06/10 às 2:49 pm
  10. ola minha mae descubbriu que esta com dois miomas com +- 2 centimentros e o medico quer fazer tratamentos com medicamentos mas tenho duvidas esse tratamento impede o crecimento dele.

    fernanda
    27/06/10 às 11:05 am

X
Curta a página