Mioma tratamento

Mioma tratamento

Os miomas são tumores não cancerosos, constituídos por tecido muscular muito comum em mulheres acima de trinta anos, principalmente por aquelas que nunca engravidaram e em mulheres de pele negra, variam de tamanho podendo variar entre o tamanho de ervilha a uma bola de basquete, esses miomas grandes são facilmente confundidos com gravidez, pois a o seu volume abdominal é parecido a uma gestação de cinco meses. Sua causa ainda é desconhecida, mas sabe-se que ele necessita do estrogênio para seu desenvolvimento um hormônio produzido especialmente pelos ovários, portanto diminuem ou desaparecem com a menopausa época onde há a queda desse hormônio.

                       

Para o tratamento seu médico poderá sugerir o acompanhamento clínico, pois geralmente os miomas não apresentam nenhum desconforto à mulher, sugerindo a espera da menopausa, quando tendem a desaparecer naturalmente. Em alguns casos podem causar muitas dores e sangramentos preocupantes, nesses casos poderá ser prescrito um medicamento que bloqueia a produção do estrogênio ocorrendo à diminuição do mioma, mas não propicia a cura, uma vez que voltam a crescer assim que se interrompe o tratamento medicamentoso, nessas situações são propostas as cirurgias, pois como os miomas diminuem de tamanho pode-se fazer uma cirurgia menor. Sendo constatada a necessidade da cirurgia existem três possibilidades:

- Cirurgia por Laparoscopia, um laser que remove o mioma.

- Cirurgia Hiteroscópica, que torna a mulher estéril, pois se corta o mioma e sua camada interna é destruída por laser.

- Cirurgia de Laparotomia, que é feita através do corte no abdômen removendo-se o mioma. Acaba-se com o problema momentaneamente uma vez que os miomas podem voltar a acarretar problemas futuros novamente.

- Cirurgia por Histerectomia, cirurgia indicada para os casos mais sérios em que não há possibilidade de controlar as dores e os sangramentos através da medicação, torna-se o meio mais eficaz, pois se retira os miomas e o útero. Devido à retirada do útero torna a mulher estéril e dependendo do tamanho do mioma a cirurgia pode ser feita via abdominal, no caso da retirada do útero.

Não existe uma fórmula de prevenção contra os miomas, o que você pode fazer é manter o seu peso de forma saudável, pois a gordura libera mais estrogênio no corpo o que facilita o surgimento dos miomas, exercitar-se também é recomendável, pois diminui a gordura localizada no corpo. Observe alguns sintomas como dor abdominal, sangramento menstrual excessivo ou fora do ciclo menstrual, dores durante a relação íntima, ao indício de qualquer um desses sintomas procure seu médico para devidas providências e orientações.

1 voto



Josi
14/05/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook