Mioma e gravidez

Mioma não impede uma mulher de engravidar e durante a gestação são necessários cuidados especiais para ter uma gravidez tranquila.


Mãos na barriga

Uma das questões mais preocupantes que rondam a cabeça de muitas mulheres é com certeza quanto aos miomas, ainda mais se há uma gestação ou se estão tentando engravidar.

         

A fim de esclarecer algumas dúvidas e tranquilizar nossas leitoras este artigo trata sobre as principais preocupações a respeito de mioma e gravidez.

O que é mioma?

O que sabemos é que os miomas são tumores benignos, que são encontrados com maior frequência no útero, um problema considerado normal e que acomete muitas mulheres em período fértil, pode ocorrer na puberdade, mas desenvolve-se principalmente na fase adulta com incidência maior nas mulheres de pele negra e em mulheres que nunca engravidaram, seu desenvolvimento se dá devido a elevados níveis de progesterona no sangue.

miomas

Engravidar com mioma

Nem todos os miomas dificultam a gravidez, o que ocorre é a dificuldade do espermatozoide em encontrar o óvulo que pode ocorrer devido aos miomas submucosos, que são aqueles localizados próximos à cavidade uterina e que distorcem essa cavidade ou miomas intramurais que são os mais comuns localizados na parede do útero que comprimem as trompas.

Mas estudos comprovam que a maioria das mulheres não apresentam problemas durante a gestação e nem dificuldades na hora do parto devido à existência de miomas, em todo caso deve-se fazer um acompanhamento com um profissional para que não ocorra a possibilidade de vir a desenvolver uma gravidez de alto-risco, além do acompanhamento médico e exames rotineiros de pré-natal deve-se ter uma atenção especial, mesmo quando não há sintomas anormais.

consulta médica

Como é uma gravidez com mioma?

Durante a gravidez o estrogênio que é um hormônio feminino tem seus valores elevados, por isso os miomas crescem durante a gestação e podem aumentar consideravelmente de tamanho, causa principal de abortos, uma vez acompanhadas por profissionais experientes em que a gestação se desenvolva sem problemas os miomas não afetam em nada o feto.

Algumas mulheres com miomas relatam sentirem mais dor do que as que não têm esse problema, isso se deve ao fato de um crescimento exagerado e desregulado dos miomas que acabam por imobilizar, literalmente o mioma morre, pois através desse crescimento ele não recebe sangue suficiente para sua nutrição, por esse motivo a dor se torna mais frequente, os miomas em grávidas quando não acompanhados por médicos aumentam a incidência de partos prematuros e elevam em até seis vezes a chance de um parto por cesárea.

Mulher com dores

Na maioria dos casos não há necessidade de tratamentos, uma vez que os miomas não causam sintomas desconfortáveis. Trata-se de uma doença muito comum e devem-se descartar os procedimentos cirúrgicos quando desnecessários.

No vídeo abaixo do Mundo mulheres você confere mais informações sobre O que é mioma e quais os sintomas:

O QUE É MIOMA E QUAIS OS SINTOMAS

Saiba mais sobre mioma e gravidez

0 voto



Josi
25/05/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. ola eu sou Angolana, fazia sempre as minhas consulta sempre me dizia que tinga creito mas nao acreditava .tinha que mudar as minhas consultas .quando mudei fiz outra consulta de genecologista me disseram temho mioma fiquei tao decepcinada e estou gravida o que pode vir acontencer da minha vida?

    maria
    04/03/14 às 5:49 pm
  2. Olá Paulo Henrique,

    O mioma é um problema que afeta muitas mulheres, inclusive mulheres grávidas. Mas se a sua mulher está fazendo o pré natal, não há nada em que se preocupar, mas se ela não estiver tendo um acompanhamento médico, recomendo que procure um o mais rápido possível, pois o mioma pode sim prejudicar a gravidez.

    Mundo Mulheres
    11/02/14 às 1:33 pm
  3. olá… tenho 24 anos minha esposa descobriu que tem um Mioma,ela estar gravida de 2 meses, ela ta tomando remedio para combater o mioma . mais hoje pela manha ela teve um grade sangramento , o que pode ser sera que nos perdemos ou noa desdeja muito obrigodo …

    paulo henrique
    10/02/14 às 6:59 pm
  4. olá… tenho 32 anos e ah dois dias atraz descobri que to com Miomatose Nunka tive um sintoma muito grande alem das.colicas horriveis.. Colicas que me acompanham des da primeira mestruaçao … Ah 2 dias tive uma hemorragia na rua … fiquei assustada com a quantidade de sangue e pedaços q saia de mim … bom fui pra casa tomei um banho e fui ao hospital … la descobriram q tenho mioma e estou gravida tbm … porem o medico foi tao tachativo comigo … Dizendo q pelo tamanho do mioma o feto nao ira vingar … to arrazada .. por estar com mioma por estar gravida …e pelo fato de perder o bb…

    ChristianeGimenez
    16/01/14 às 2:32 pm
  5. boa tarde,não é uma resposta que vou dar mas sim uma pergunta,tenho um mioma com 7 milímetros no útero,estou a tentar engravidar e não tenho conseguido engravidar,tenho tido períodos irregulares mas este mês o meu período ainda não apareceu agora não sei se estou gravida ou se é normal por ter um mioma,preciso de ajuda,obrigada

    maria rodrigues
    11/12/13 às 12:43 pm
  6. olá,tive 5 miomas no inicio do ano 2013,em maio fiz uma cesárea, já passou seis meses mais ainda não engravidei,pois estou muito preocupada os dias estão passando e eu não engravido esse é meu sonho.

    Andra
    11/11/13 às 4:25 pm
  7. Olá tenho um mioma de 21 cm e estou gestante de 5 meses , estou com muito medo pois por enquanto está tudo bem com meu bebê , sinto muito desconforto e muitas dores abdminais mais é normal pelo tamanho do meu mioma , minha barriga parece uma gestação de 9 meses faço acompanhamento de 15 em 15 dias, gostaria de saber se ainda corro risco de perder o bebê.

    Camila Claret
    06/11/13 às 1:55 am
  8. Bom,
    tenho 31 anos, descobri os miomas em 2011, na qual a medica que descobriu disse engravida logo, como se fosse fácil assim, ainda mais quando você e solteira. Levei a ultra em outra médica que era a minha mesmo, me disse que eles estavam do tamanho de grão de arroz, mais não mandou tomar remedio e não disse mais nada.
    Ano passado fui ao gineco, mais não consegui fazer a ultra por conta de trabalho. A um mês atras acordei as 3:00hs sentindo muitas dores, na qual tive que parar no hospital e ficar no soro, pois parecia que eu iria morre
    Voltei ao meu medico e só pelo toque ele ja disse seus miomas cresceram, fiz a ultra e descobri mais um, no total de 4 miomas. Ja tive crise de dor essa semana umas 2 vezes e pior que e só de madrugada, tomo postan de 8 em 8hs, e ele mandou eu tomar o Cerazetti, para tentar fazer com que os miomas parem de crescer pois não e garantindo.
    Mandou eu fazer o tratamento por 6 meses, se continuarem crescendo, vai mudar para outro remedio e a ultima tentativa, antes de me operar, pois ele não quer tirar meu utero, por não ter filhos e por ser nova.
    E mioma não da so em mulheres depois dos 30, ele mesmo disse que tem uma paciente com 16 anos que tem mioma igual ao meu intramural.

    Sei que só vivo cheia de dores, mesmo com remédios, só vivo menstruada e com hemorragia, e o tempo todo me sujando, sei que não aguento mais, pois não tenho mais vida. Não posso sair, pois tenho medo de ter crise de dor na rua ou na casa de alguém, não posso namorar porque fico menstruada a meses e nem namorado não tenho para tetar engravidar.
    Já tentei cirurgia espiritual que não deu certo, agora vou partir para os chás, vai que consigo diminuir;

    tatiana a.
    06/10/13 às 3:41 pm
  9. Olá Dandara,

    Está pergunta só quem saberá responder é seu médico, por isso recomendamos que você converse com ele e exponha todas as suas dúvidas.

    Mundo Mulheres
    23/08/13 às 9:05 am
  10. olá! eu tenho 20 anos e descobrir q estava com mioma subseroso ou seja fora do ultero e estou gravida, queria saber se na hora do meu parto q vai ser cesario e poderia tirar logo o mioma?

    Dandara
    22/08/13 às 7:46 pm
  11. tenho mioma e ñ consigo engravidar tenho 39 anos !

    josefa
    12/07/12 às 12:13 am
  12. OLA BOA TARDE EU TENHO UM MIOMA INTRAMURAL TEM 1,37 CM .
    FUI EM TRES GINECOLOGISTA A TERCEIRA ME PROIBIU DE TOMAR QUALQUER TIPO DE ANTICOCEPCIONAL.
    JA A QUARTA GINECOLOGISTA PASSOU O FIMIANE PRA TOMAR..
    O QUE FACO CONTINUO OU PARO?

    EDNA
    26/06/12 às 4:12 pm
  13. Olha querida tbm tenho mioma a um tempinho,por isso minha menstruação é irregular,quando faço teste de gravidez quando não ha não da positivo por causa só do mioma,vá o um medico e converse com ele..FIKA COM DEUSS

    Drii
    01/06/12 às 12:56 pm
  14. Olá!eu tenho dois miomas um no ovario esquerdo e outro no lado direito com 0,8cm.Gostaria de saber se há possibilidade deu engravidar?

    Renaildes
    11/05/12 às 8:17 pm
  15. ola eu a valeria sou angolana xtou com 26 anos nao tenho filho a muito que eu tentava engravidar nao consiguia resolvi fazer conultas de genecologia depois de 6 meses engravidei depois de completa 8 semanas abortei e descobri q tenho mioma de 17mm»16mm n sei onde s situa.qro tano engravidar de novo ja xtou a ser seguida por um especialista mas ainda assim ando com muito medo me ajudem po favor,bejos

    valeria
    16/04/12 às 8:44 pm
  16. ola estou com mioma e estou com leite no peito isso é normal?me responda pois estou apavorada.obrigado

    rosana
    04/04/12 às 6:20 pm
  17. Olá pessoal estou gravida de 12 semanas porém muito triste descobri q estou com um mioma intramural de 10 cm. Gostaria q vcs me ajudassem, será q corro o risco de perder o bebê Por favor me mande resosta urgente. Obrigada

    Irani
    14/03/12 às 12:10 pm
  18. oi descobri que tenho mioma quando perdi meu bebe com 3 meses de gestação, gostaria de saber se isso me impede de ter outro bebe mais pra frente.

    michelle
    28/02/12 às 6:20 pm
  19. Olá, meu nome é Rosimere tenho 39 anos estou gravida do meu 1 filho sendo que fiz o teste de farmácia deu possitivo, que susto não conformada fiz um de laboratório possitivo até semanas deu, mas na ultra endovaginal dà negativo para gravidez, mas acusa mioma. minha mestruação só dura 2 dias estou sentindo os seios inchados e injou. A médica me pedio outro exame de sangue e outra endovaginal. Estou contando os dias para saber se estou ou não gravida. Se alguem estiver com o mesmo problema por favor me ajude.

    Rosimere
    25/02/12 às 1:50 pm
  20. tenho 32 anos e um filho de 4anos, tou gravida de 6semanas e5dias e descobri agora que tenho um mioma, tenho sengramento leve e ja tive dois abortos, tenho medo de perder meu bebe o sangramento assusta-me bastante, me ajudem

    lalinha
    05/01/12 às 2:12 pm
  21. oi tenho 36 anos e há mais de um ano descobrir que tenho mioma,estou fazendo acompanhamento + to com muito medo d perde o utero e não poder engavidar quero muito um outro filho meu primeiro tem 17 anos so que toda vez que tento suspender o anticocepcional tenho sangramento fora da menstruação e isso me causa insegurança tenho medo de ir para cirurgia e o medico me dizer que teve q tira o utero já não sei o que fazer

    elisangela
    30/06/11 às 12:37 pm
  22. tenho 25 anos e fiz uma ultrasson e la foi verificado um mioma, 1,7cm + ou – to gravida de 15 semanas tem algum risco pra mim e pro bebe?
    gostaria de saber mais sobre mioma na gravidez.

    edna carla alves pereira
    30/06/11 às 8:36 am
  23. Olá, tenho 27 anos, tenho hipotireoidismo, faço tratamento a cinco anos, tenho o sangue B – e meu marido A +, e a pouco tempo descobri que estou com 3 miomas, sendo o maior de 3cm. Terei muita dificuldade em engravidar? Minha ginecologista disse que eles podem diminuir e sumir é verdade?Deverei adiantar minha gravidez???Me ajudem por favor, estou muito preocupada.

    BÁRBARA
    18/06/11 às 2:18 pm
  24. tenho 40 anos , e estou garvida de 30 semanas.tenho mioma,mais ele n está afetanto minha filha.a minha duvida é por que sinto muita dor na pé da barriga ,mais se estou deitada ou sentada n sinto nada,mais é quando em levato e fic de pé.a dor é insuportavel.
    meu medico falou que é os musculos que fazem eu sentir essa dor ,mais dos meus outros filhos n sentia isso.quero saber o que pode ser essa dor,estou com muito medo…

    cristina
    16/05/11 às 10:58 am
  25. Oi..gostaria da saber se podedar positivo no exame laboratorial para teste de gravidez,e estar só com um mioma?me esclareçam por favor!!

    ja
    27/04/11 às 10:16 pm
  26. oi estou gravida de 13 semanas e minha ultra sonografia é assim [útero em avf aumentado de volume (1400cm) globoso, grafico contendo em sua cavidade endometrial uma massa heterogênea com predominãncia ecogênica, medindo aprox. 10x10cm. não tenho nenhum sintoma anormal o bebe está bem sinto uma pequeno aumento no meu abdomen estou correndo algum risco? me esclarecem por favor.

    sonia
    06/04/11 às 5:48 pm
  27. oi estou gravida 3 meses e meio tenho um mioma enorme estou apavorada sinto muitas dores meu medico e seco nao sei o que fazer

    iza r
    26/02/11 às 9:22 pm
  28. Olá, estou gravida de 6 semanas, e estou com um mioma de quase 5cm, estou desesperada, fui no médico e ele foi tão seco ao me dar essa noticia!! Oque eu faço???
    Me ajudem, será q posso perder meu nenem???

    daiane
    05/01/11 às 7:36 pm
  29. Ola gostaria muito de receber uma resposta..
    a seis meses fiz tratamento especifico porque foi detectado um mioma.. apos o tratamento que terminou recentemente a menstruação atrazou… fiz um teste de gravides e deu positivo …Gostaria de saber se há a possibilidade de eu estar realmente gravida e se tiver quais os risco que estou correndo!

    shirlei
    01/12/10 às 4:40 pm
  30. Oi tenho 38 anos estou gravida de 10 semanas,não sabia ate ver na eco que tenho 2 miomas um grande e outro bem menor por favor to apavorada meu bebe ta correndo risco que cuidados devo ter?me ajude ainda to mt comfusa.

    bete
    10/11/10 às 4:50 pm
  31. ola eu estou gravida de 13 semanas e foi encontrado um mioma de 5 cm acima da placenta.sera que isso pode ocasionar uma parto permaturo ou um abortamento …. me ajudem obrigada.

    elisangela
    24/10/10 às 11:20 pm
  32. EU TENHO MIOMA E QUERO ANGRAVIDA EU N]/ ESTOU CONSEGUIDO EU ACHO QUE E O MIOMA PORQUE ELE ESTA NA MINHA TROUPA ME AJUDA

    JOSELIA ALVES DOS SANTOS
    30/07/10 às 10:32 pm

X
Curta a página