Menstruação durante a gravidez é algo normal?

Veja se é possível ter menstruação na gravidez e quais são os riscos que pode trazer para o bebê e principalmente para a mãe.

A menstruação durante a gravidez não é algo tão normal assim e na maioria das vezes ela é confundida com um pequeno sangramento. Muitas mulheres grávidas dizem menstruar em um determinado momento de sua gestação, trazendo alguns desconfortos pélvicos. O importante é identificar o sangramento, pois algumas doenças, distúrbios e infecções podem estar por trás podendo comprometer a saúde do bebê e também da mãe. Saiba se menstruação durante a gravidez é algo normal.

Menstruação durante a gravidez

Existem muitos fatores que levam a menstruação ou sangramento durante a gestação que podem ou não ser prejudiciais à mãe e ao feto. Saiba quais são os fatores mais comuns que levam a menstruação durante a gravidez.

                       

Implantação do óvulo fecundado

A implantação do óvulo fecundado no útero pode causar um pequeno sangramento, sendo confundido com uma menstruação. Nos primeiros 15 dias de gravidez essa “menstruação” pode vir acompanhada de uma pequena cólica, que representa que o óvulo se fixou na parede do útero. Este pequeno sangramento não dura 1 dia e não é motivo para a futura mamãe se preocupar, e na maioria dos casos a mãe nem sabe que está grávida ainda por ser bem no começo da gestação.

óvulo se fixando no útero

Gravidez ectópica

Uma das causas também da menstruação na gravidez é uma gestação ectópica que ocorre fora do útero. Geralmente a gravidez ectópica acontece nas trompas de falópio, mas o feto também pode se fixar no estômago ou no colo do útero. Os principais sintomas de gravidez ectópica é o sangramento vaginal sendo confundido com menstruação, dor pélvica e abdominal. A gravidez ectópica tem que ser interrompida sendo impossível para o feto se desenvolver em outro ligar senão o útero podendo trazer riscos para a mãe.

Enxaqueca

Gravidez molar

A gravidez molar é uma rara condição quando a fecundação do espermatozoide em um óvulo acontece com um erro genético. Esse erro genético é quando o feto não recebe os cromossomos da mãe e somente do pai e faz com que o feto seja formado de um monte de células que irão formar cistos no útero da mãe.

Os sintomas mais comuns de uma gravidez molar é o sangramento confundido com uma menstruação, vômitos e enjoos e rápido crescimento do útero entre outros. Se a gravidez molar for diagnosticada a gestação deverá ser interrompida, pois pode causar problemas sérios para a mulher.

Mulher com enjoo

Todos os casos citados acima precisam de acompanhamento médico, por isso é importante fazer o pré-natal que irá identificar problemas com seu bebê e com você.

Saiba mais sobre menstruação e gravidez

3 votos





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. quero uma resposta para minha pergunta porfavor alguém pode ‘me responder

    elinda pereira da silva
    08/01/14 às 8:21 am