Menstruação com dor de cabeça

Conhecida por mais da metade das mulheres, a dor de cabeça durante a menstruação é capaz de deixar qualquer uma de cama.

Mulher com dor de cabeça

Quando o assunto é menstruação atrasada, a primeira coisa que pensamos é que uma gravidez pode estar por vir, mas nem sempre quando a menstruação atrasa que dizer que seja gravidez e sim outros problemas de saúde que podem ser bem sérios. A primeira coisa a fazer depois de pelo menos um mês de atraso é um exame de gravidez, que pode ter ou não o resultado positivo.

                       

Caso o resultado deste exame de gravidez seja negativo, há vários outras coisas que podem estar acontecendo no seu organismo e causando essa falta de menstruação que pode vir acompanhado com dor de cabeça. Confira abaixo o que pode ser e quais os cuidados que  pode tomar.

Menstruação atrasada com dor de cabeça

Existem vários fatores que podem ser a causa do atraso menstrual, e quando a gravidez não é confirmada é preciso ir atrás das possíveis causas. A menstruação pode atrasar de 3 a 5 dias mesmo em mulheres que possuem o ciclo regular e que nunca tenham atrasado antes. Quando o atraso ultrapassa esse número, algumas causas podem ser as responsáveis.

Menstruação atrasada

Estresse e ansiedade

O ciclo menstrual é facilmente influenciado por fatores emocionais. O estresse e a ansiedade podem afetar negativamente todo o seu ciclo menstrual, além disso, pode fazer com que você não ovule em um determinado ciclo, atrapalhando completamente uma gravidez.

Infecções e doenças

Gripes, infecções como cistite ou mesmo amigdalites já são o suficiente para atrasar alguns dias seu ciclo menstrual. Por isso é importante sempre à procura de um médico para uma melhor avaliação.

Excesso de peso

Você sabia que o excesso de peso também pode ser a causa para o atraso menstrual? Isso acontece porque quando estamos acima do peso nossa massa de tecido gorduroso é maior, e isso acaba produzindo estrogênio além do normal. O estrogênio é um hormônio essencial para a ovulação, mas quando em excesso acaba inibindo a liberação de óvulos. Então quando a mulher não ovula, ela também não menstrua.

Baixo peso com distúrbios alimentares

Outra causa do atraso menstrual pode ser a falta de tecido gorduroso. Mulheres que sofrem de anorexia, bulimia ou fazem dietas totalmente extremas apresentam baixa gordura corporal que acaba reduzindo a capacidade do corpo feminino de produzir estrogênio. Como dito do tópico acima, o estrogênio é fundamental para a ovulação, e sem ovulação a mulher também não menstrua.

Excesso de atividades físicas

Mulheres que fazem atividades físicas em excesso também apresentam irregularidades em seu ciclo menstrual. Isso acontece por causa do elevado gasto calórico, estresse dos treinos intensos e também a baixa taxa de gordura corporal.

Menstruação causa dor de cabeça

A menstruação é um processo natural que toda mulher enfrenta durante a vida, e alguns sintomas como a dor de cabeça também podem acompanha-la. Essa dor de cabeça é mais conhecida como Enxaqueca Menstrual ou Enxaqueca Catamenial, que muitas vezes é acompanhada de intolerância a luz, barulhos, enjoos e mal estar.

Geralmente essa dor de cabeça manifesta-se dois dias antes ou mesmo dois dias depois da menstruação. Isso acontece porque os hormônios progesterona e estrógeno permanecem em níveis bem elevados até próximo à menstruação, depois seus níveis no sangue caem bastante. É essa oscilação hormonal que causa a dor de cabeça.

Menstruação com dor de cabeça e enjoo

A dor de cabeça pode vir acompanhada de oscilação de humor, inchaço nas mamas e no corpo, cólicas entre outros que são mais conhecidos como os sintomas da TPM. Além desses sintomas, a dor de cabeça pode vir acompanhada de mal estar e enjoos, sendo a progesterona e estrógeno os responsáveis por esse sintoma.

Mulher deitada com dor

Caso as chances de uma gravidez sejam descartadas, é importante a procura de um médico para uma melhor avaliação do seu estado.

Saiba mais sobre menstruação

2 votos






Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Ha +ou – 4 MESES MINHA MESTRUAÇAO ESTA VINDO DE 21 EM 21 DIAS , QUAL PODE SER A CAUSA .POIS SOU USUARIA DE ANTIDEPRESIVO

    Margarida Claudina
    07/03/14 às 4:08 pm