Menstruação atrasada e corrimento marrom pode ser gravidez?

Nem sempre menstruação atrasada com corrimento marrom é sinal de gravidez, alterações no ciclo menstrual podem ter várias causas.

Mulher com expressão de dúvidaMuitos fatores tanto físicos quanto psicológicos podem interferir diretamente na menstruação, por isso nem sempre um atraso menstrual é gravidez, mas para mulheres com vida íntima ativa basta um pequeno atraso menstrual para o desespero bater, ainda mais quando o atraso vem acompanhado de corrimento marrom.

Embora o primeiro sintoma de gravidez seja a menstruação atrasada é preciso deixar claro que só o corrimento marrom, mais a ausência da menstruação não são indicativos de gravidez, uma vez que a gravidez é composta por vários outros sintomas além da menstruação atrasada como, náuseas, sono excessivo, frequência urinária, entre outros, por isso ao perceber qualquer alteração no ciclo menstrual o mais indicado é consultar logo um médico ginecologista para que este possa investigar as causas, tanto de atraso menstrual quanto do corrimento.

                       

Menstruação atrasada e corrimento marrom o que pode ser?

Mulher sentadaA menstruação pode estar atrasada por vários motivos, além de gravidez um atraso menstrual indica desarmonia no organismo feminino. Um atraso de 03 a 05 dias, desde que não seja frequente é considerado normal para quem tem um ciclo menstrual regular, pois um descompasso orgânico, que pode ter origem emocional, como estresse, ansiedade, fortes emoções, pode causar uma temporária ausência menstrual. Outras causas relacionadas a doenças como endometriose, fibrose uterina, entre outras, também comprometem a menstruação, fazendo com que esta fique atrasada por meses.

O corrimento marrom embora seja desagradável, nem sempre indica algo grave, porém se ele vier acompanhado de cheiro forte, cor intensa, ardência e coceira pode indicar uma infecção. O corrimento marrom pode indicar ainda uma ferida no útero ou no colo do útero, normalmente o corrimento marrom é associado à menstruação, pois em muitos casos antes da mulher menstruar, surge uma secreção marrom devido à mucosa uterina, que são restos menstruais antigos de outros ciclos, sendo assim, perto de menstruar essa secreção começa a ser expelida e como a menstruação pode estar atrasada, muitas mulheres associam o corrimento marrom à gravidez.

Menstruação atrasada e corrimento marrom pode ser gravidez?

Mulher preocupadaSim, como vários fatores podem interferir no ciclo menstrual, por isso ao constatar que a menstruação está atrasada a primeira providência a se tomar, principalmente para mulheres com vida íntima ativa é fazer um teste de laboratório de gravidez, que apresenta menos índices de falhas, descartada a possibilidade de gravidez, recomenda-se uma avaliação médica para estudo das possíveis causas da menstruação atrasada com corrimento marrom.

Caso a gravidez seja confirmada, logo nos primeiros dias após a concepção é comum surgir um discreto sangramento, chamado de sangramento de implantação, que ocorre devido ao feto estar se fixando na parede do útero, normalmente esse sangramento é menos intenso que o da menstruação e dura pouquíssimos dias, sua coloração pode se assemelhar a um corrimento marrom, por isso muitas mulheres acreditam que menstruam, mesmo estando grávidas, porém esse sangramento é bem diferente da menstruação normal.

Menstruação atrasada, corrimento marrom e cólicas

Mulher sentada com mão na barrigaA menstruação atrasada pode ser sim um sintoma de gravidez e como vimos é muito comum no início da gestação ocorrer um sangramento fraco que pode ser confundido com corrimento marrom, no início da gestação pode ocorrer cólicas muito parecidas com a do período menstrual, dando inclusive a impressão de que vamos menstruar, isso ocorre devido ao deslocamento do óvulo fecundado para o útero, essa mudança do óvulo fecundado pode ser sentida de forma mais intensa por mulheres que já sofrem com cólicas fortes, trata-se de ligeiras contrações, normais no início da gravidez.

A menstruação atrasada com corrimento marrom nem sempre indica uma gravidez, mas como pode ter várias causas, o mais correto ao perceber qualquer alteração no ciclo menstrual é buscar uma opinião médica, que através de exames poderá chegar a um diagnóstico mais preciso.

Mais sobre menstruação atrasada, corrimento e gravidez

7 votos



Josi
08/10/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.