Menopausa alimentos que aliviam os sintomas

Menopausa alimentos que aliviam os sintomas

A menopausa é um processo biológico e natural que toda mulher irá vivenciar um dia, o que difere é que algumas sentem seus sintomas mais cedo, outras mais tarde, mas geralmente inicia-se por volta dos 40 anos de idade.
O que mais incomoda as mulheres são os sintomas que a menopausa traz as primeiras a serem observadas são as irregularidades nos ciclos menstruais e o famoso “calorão” que são as intensas ondas de calor, mas a menopausa apresenta outras sintomas como suor noturno, diminuição de desejo sexual, insônia, irritabilidade, ansiedade, cansaço e também a depressão, visto que a menopausa é para algumas mulheres uma das fases mais difíceis, pois atinge tanto a parte física quanto emocional.
Para lidar melhor com a menopausa uma mudança na alimentação poderá ajudá-la a vivenciar essa nova fase, observe:
Grãos, frutas, hortaliças, cereais integrais podem ajudá-la no tratamento, pois são grandes fontes de nutrientes, invista nos alimentos ricos em vitamina D3 que reforça o sistema imunológico e contribui para absorção de cálcio basicamente encontrado nos óleos vegetais, o ácido fólico diminui o risco de câncer de mama e ajuda a repor o DNA, o zinco necessário para as funções ovarianas encontrado nos frutos do mar e em peixes, consuma alimentos com substâncias fitoestrogenas encontradas na soja e seus derivados sua ação no organismo é similar ao hormônio estrógeno.
Vegetais e frutas coloridas como a manga, uva, amora, cenoura, espinafre, tomate, berinjela e brócolis são poderosos antioxidantes que combatem o envelhecimento celular e diminuem consideravelmente os riscos de câncer de mama e do útero.
O consumo de proteínas com alto valor biológico pode evitar o enfraquecimento e diminuição dos músculos, essas proteínas são encontradas nos ovos, aves e carnes bovinas.
Para as ondas de calor consuma alimentos ricos em vitamina E, geralmente encontrados em sementes oleaginosas que são as ricas em óleos vegetais ou nutricionais, ricas também em proteínas, fibras, vitaminas e sais minerais, as mais conhecidas são a semente de linhaça, gergelim, abóbora, castanha do Pará, castanha de caju e noz de macadâmia.
Para combater o mau humor, auxiliar no relaxamento muscular os mais indicados são os alimentos ricos em magnésio, encontrados nos cereais integrais, nos grãos e na beterraba.
Como durante a menopausa há uma diminuição das funções cerebrais da memória e atenção o selênio encontrado na castanha do Pará vem fortalecer essas funções comprometidas, além de ser um importante oxidante.
Que frutas fazem bem já estamos cansadas de ouvir, mas saiba que durante essa fase da menopausa elas tornam-se essências, principalmente as cítricas ricas em vitamina C, excelentes para os hormônios do ovário.
Importante ressaltar que o hormônio estrógeno é essencial ao organismo da mulher, a diminuição deste, além de comprometer o ciclo menstrual, compromete também a conservação dos ossos, a textura da pele que pode perder o brilho e a distribuição de gordura no corpo, por isso algumas mulheres engordam durante a menopausa, pois pode haver um acúmulo de gordura abdominal, portanto é de suma importância que se alimentem de vegetais de cores verdes, leites e derivados que são alimentos ricos em cálcio e pratique exercícios aeróbicos.

                       
Nenhum voto, seja o primeiro



Josi
19/07/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook