Manchas vermelhas na pele o que pode ser

As manchas vermelhas estão ligadas a vários fatores que vão desde aos mais simples como uma alergia até mais perigosos como a dengue.

Mulher se olhando no espelhoSão muitos os fatores que fazem com que surjam manchas vermelha na pele como, por exemplo, a alergia a produtos de limpeza, cosméticos ou mesmo certos tipos de alimentos. Algumas manchas na pele são simples e desaparecem naturalmente em poucos dias. Entretanto existem manchas que são indicativos de que existe algum problema mais grave e que requer maior atenção.

Manchas vermelhas na pele podem estar associadas a varias doenças, entre elas a hanseníase, lúpus, psoríase, eczemas e até mesmo o câncer de pele.

Manchas vermelhas na pele que coçam o que pode ser

No geral as manchas que causam pruridos ou comichão estão associadas a processos alérgicos, e podem surgir na forma de pequenas bolhas vermelhas espalhadas pelo corpo. As manchas avermelhadas além de coçar, podem apresentar os sintomas como inchaço, rachaduras e descamação da pele. Essa classe de alergia pode ser ocasionada por intoxicação alimentar ou medicamentosa, e também a exposição ao sol, urticárias, micoses e inflamações na pele. O contato com animais infectados com sarna também é um fator de risco.

Mulher com coceira

Algumas pessoas são alérgicas a algumas espécies de plantas e até mesmo a flores. A prevenção consiste em tomar os cuidados como evitar o consumo de alguns alimentos e nesse caso varia de uma pessoa para outra. Existem pessoas alérgicas a frutos do mar, e as que são alérgicas a frutas cítricas, por exemplo. Evitar contatos com animais portadores de sarna e outras alergias. Cuidados com a higiene pessoal como evitar o uso de toalhas úmidas e sem passar.

Secar bem o corpo após o banho, e vestir roupas limpas e bem passadas. Ao sair da piscina tome um banho com sabonete de glicerina granado ou similar. Nos casos em que a alergia já tenha se manifestado se possível esterilize as roupas com água quente após a lavagem. Não compartilhe roupas e objetos de uso pessoal.

Manchas vermelhas na pele do bebê o que pode ser

O bebê pode apresentar manchas vermelhas na pele, cujas causas são múltiplas. As manifestações mais comuns são causadas por picadas de insetos, as brotoejas devido ao excesso de transpiração, e as eczemas que surgem nas dobrinhas.

Em todos os casos é necessário procurar a orientação do pediatra ou dermatologista, mesmo porque, existem casos em que as manchas vermelhas na pele podem estar relacionadas a problemas mais graves e que necessitam de cuidados especiais.

Uma simples picada de inseto pode desencadear lesões, e até mesmo ulceração na pele caso o bebê seja alérgico. A rubéola apresenta manchas vermelhas e febre e se não tratada corretamente pode deixar manchas na pele do bebê.

Cuidados com a pele do bebê

Mais sobre Manchas vermelhas na pele o que pode ser

Um dos sintomas da meningite que á inflamação na membrana que encobre o cérebro, são manchas vermelhas na pele seguidas de febre e vômitos. O eritema infeccioso, também apresenta manchas grandes e vermelhas na face que tendem a se espalhar pelo corpo. A prevenção consiste em observar se o bebê possui reações alérgicas, e quais são os fatores que inicia o processo. Mantenha a vacinação em dia, e evite o uso de produtos que possam irritar a pele.

Evite a exposição ao sol, e quando for necessário aplique o protetor solar. Mantenha o berço sempre protegido com o mosquiteiro, ou protetor contra insetos. Ao fazer higienização da pele do bebê, aplique pomadas para assaduras nas dobrinhas e limpe o couro cabeludo com óleo de amêndoas. Felizmente a maioria das manchas é benigna e desaparecem com o tempo.

Manchas vermelhas na pele pode ser dengue

Um dos sinais que apontam para a presença da dengue são as manchas vermelhas na pele. Os sintomas da dengue são semelhantes aos da virose e da gripe exceto pelo fato de que na maioria dos casos a dengue faz com que surjam manchas vermelhas no corpo. Caso haja a ocorrência de enjoos, febre alta e dores no corpo e surjam manchas vermelhas, estão presentes os principais sintomas da dengue. Entretanto o surgimento de manchas nos casos de dengue é mais frequente em crianças e adolescentes.

Médico dermatologista e paciente

Nos casos em que surjam alteração na coloração pele ou o aparecimento de manchas vermelhas é sempre aconselhável consultar o dermatologista. Manchas na pele podem ser apenas uma manifestação temporária ou mesmo a sinalização de um problema que requer tratamento especifico.

Quer saber mais sobre manchas na pele? Então não deixe de conferir o vídeo Cuidado com as manchas roxas na pele podem ser um sinal de problema do canal Portal ZUN do Youtube:

Saiba mais sobre manchas na pele



Mais informações por email.

Comentar sobre Manchas vermelhas na pele o que pode ser

Destaque

Hábitos comuns que prejudicam a saúde íntima

Hábitos comuns que prejudicam a saúde íntima