Manchas na pele do rosto que coçam

Manchas na pele do rosto que coçam podem surgir devido a vários fatores, desde uma simples alergia ou mesmo um sinal de algo mais grave.

O rosto é sem dúvida a parte mais visível do corpo e qualquer alteração nessa região causa vários transtornos. Algumas doenças de pele podem se manifestar causando manchas avermelhadas que coçam não só no rosto, mas em outras regiões do corpo, porém as manchas costumam ser mais frequentes em regiões mais expostas ao sol como o rosto, mãos e braços.

São várias as causas que dão origem a esse tipo de problema dermatológico e para sanar o problema é necessário saber o que exatamente está provocando o processo alérgico. As manchas na pele do rosto que coçam podem variar em tamanho e tonalidade e cada uma dessas manifestações pode ter suas origens em causas distintas, vejamos.

Manchas vermelhas na pele do rosto que coçam

Manchas vermelhas podem ser uma simples alergia ou mesmo um sinal de algo mais grave como o câncer de pele. As manchas vermelhas que coçam podem ter sua origem nas doenças infecciosas, tais como: rubéola, escarlatina, catapora, sarampo e se manifestam frequentemente em crianças e jovens.

Mais sobre manchas na pele do rosto que coçam

Algumas pessoas são altamente alérgicas a certos tipos de corantes, frutos do mar e a alguns tipos de condimentos, o que demonstra que a intoxicação alimentar também pode vir a ser uma das causas para manchas vermelhas na pele que coçam.

O contato com animais infectados com sarna é outro fator de risco para a pele. Pessoas de peles brancas são mais sensíveis a fatores externos como, por exemplo, a poluição do ar e também os raios ultravioletas.

Mulher com coceira no pescoço

Manchas escuras no rosto que coçam

Existe um pigmento escuro produzido pela própria pele cujo nome é melanina, esse pigmento é o sistema de defesa do organismo contra as agressões externas, como por exemplo, a radiação UV, o pólen e a poluição. Toda vez que a pele se sente ameaçada entra em ação o sistema defensivo que cria substâncias protetoras, que tem a missão de bloquear e impedir possíveis danos. O que ocorre é que os melanócitos (células produtoras da melanina) liberam a melanina, que começa a criar linhas de defesas na superfície da pele.

A repetição contínua desse processo defensivo tende a fazer com que ocorra à hiperpigmentação ou o surgimento de manchas escuras (melasma). O desequilíbrio hormonal também pode ocasionar esse tipo de manifestação na pele e é comum ocorrer no período da menopausa e também durante a gravidez (Cloasma).

Manchas esbranquiçadas no rosto que coçam

Manchas esbranquiçadas na pele do rosto que coçam podem estar relacionadas à queda de produção da melanina ou a ação de fungos. O contágio se dá de diversas formas, entre elas o contato direto com pessoas ou animais infectados. Alguns locais em que pode ocorrer a contaminação são as piscinas públicas e as praias, devido ao contato com a areia (micose de praia). As manchas fúngicas ou micoses que coçam tendem a surgir na pele em menos de 24 horas após o contato.

Outros fatores que ocasionam o aparecimento de manchas brancas é a queda na resistência imunológica, a pele oleosa ou muito ressecada. Algumas pessoas também são alérgicas a produtos que contenham em sua formulação ácidos cítricos e o uso externo ou a ingestão dos mesmos pode vir a ocasionar tais manifestações na pele.

Manchas no rosto que coçam e descamam

As manchas na pele do rosto que coçam e descamam são mais comuns em homens adultos, não que a mulheres estejam livres desse mal, no entanto não se sabe ao certo porque os homens são as maiores vítimas desse tipo de infecção. Na grande maioria dos casos o problema é causado por fungos.

Outra forma de manifestação conhecida como dermatite seborreica afeta não somente a pele do rosto, mas também o couro cabeludo. Sendo que no rosto é possível observar manchas que coçam com descamação na região das pálpebras, sobrancelhas e nas orelhas. Esse tipo de inflamação pode vir a ocorrer devido a diversos fatores como, o uso de produtos químicos na coloração dos cabelos ou alisamentos, banhos muito quentes no inverno, baixa imunidade devido a estados prolongados de estresse e ansiedade.

Em todas as situações de manchas que coçam o tratamento consiste em anular os fatores causadores das manchas na pele e para tanto é sempre bom consultar o dermatologista, que irá indicar os exames necessários e o tratamento apropriado.

Veja também no Canal do Portal Zun no Youtube sobre o cuidado com as manchas na pele podem ser um sinal de problema:

Saiba mais sobre manchas na pele do rosto

16/08/13 por Joao Romao

   

Mais informações por email

Comentários

  1. Gostaria de saber o que fazer para mim tratar manchas no meu rosto branca e que coçam ????? ta me agoniando e eu não tenho condições de ir ao dermatologista por favor

    ana paula castro da silva

    12/05/17

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Instagram
YouTube
Facebook