Manchas de pele como tratar

As manchas de pele possuem causas variadas, assim como os métodos de tratamento utilizados para a sua total remoção.

Manchas de pele no rostoToda mulher deseja ter a pele limpa, macia e com tom uniforme, no entanto muitas vezes às indesejáveis manchas na pele acabam por frustrar esse desejo. As manchas de pele podem surgir devido a fatores hormonais, ou seja, a produção excessiva de melanina ou por conta da exposição frequente ao sol, acne, produtos químicos, queimaduras entre outros fatores.

Veja nos tópicos abaixo como se livrar das manchas de pele.

Manchas de limão na pele como tirar

As manchas causadas pelo suco de limão podem permanecer por um longo período. Embora pareça inofensivo o suco do limão contém uma substância fotossensibilizante chamada furocumarina que quando entra em contato com a pele pode causar manchas de tonalidade escura, e em alguns casos, dependendo do tipo de pele, faz com que surjam bolhas ardência. As medidas preventivas consistem em lavar imediatamente com água e sabão as áreas em que houve contato com o suco.

Mais sobre manchas de pele como tratar

Manchas de limão na pele

Não ficar exposta aos raios solares por um ou dois dias e caso as manchas surjam procure o dermatologista que irá indicar cremes apropriados ou se for o caso pomadas com efeito anti-inflamatório que ajudam a amenizar a lesão na pele. As manchas causadas por limão tendem a desaparecer naturalmente com o passar do tempo devido ao processo de descamação.

Manchas de sol na pele como tirar

A exposição aos raios solares costuma causar danos à pele entre eles às manchas e até mesmo o câncer de pele. A prevenção é de estrema importância, a foto-proteção diária evita o aparecimento de manchas além de promover o clareamento das manchas já existentes.

Os Dermatologistas aconselham o uso de bloqueadores que tenham um Fator de Proteção Solar igual ou acima de 30 para assegurar que a pele fique protegida por mais tempo contra os malefícios da radiação UVB.

Manchas de sol na pele

A aplicação do protetor deve ser feita de quatro em quatro horas, já na piscina ou praia o tempo de reaplicação cai para duas horas. Lembrando que cada pele requer um tipo diferenciado de protetor.

Manchas de espinhas na pele como tirar

As espinhas surgem com mais frequência durante a adolescência e raramente voltam a incomodar na idade adulta. As espinhas podem deixar pequenas manchas na pele e o tratamento consiste primeiramente mudar alguns hábitos A reeducação alimentar é um aliado no combate a acnes e espinhas.

Outra medida preventiva importante é a higienização correta do rosto, utilize sabonetes próprios para pele oleosa, de preferência aos que trazem na descrição "pH fisiológico" que corresponde ao ph da pele. Faça uso de produtos que sejam esfoliativos dos poros e antissépticos. Adquira o hábito de lavar o rosto duas vezes ao dia para a remoção das impurezas e após cada lavada aplique a loção tônica antisséptica para manter a pele sempre limpa e hidratada.

Manchas de espinhas

Em nenhuma hipótese esprema a espinha, faça a higienização da área e aplique gel que contenha em sua formulação Peróxido de benzoila, sua ação irá secar a espinha naturalmente evitando a formação de manchas. E lembre se não aplique nenhum produto sem a orientação do seu dermatologista.

Manchas de queimadura na pele como tirar

A queimadura na pele pode ser causada por diversos agentes, entre eles os líquidos quentes, produtos químicos, fogo, objetos quentes ou vapores. A exposição prolongada ao sol sem a devida proteção também causa queimaduras. As queimaduras são classificadas de acordo com o grau de profundidade que atingem a pele como queimaduras de primeiro grau, segundo grau e terceiro grau.

As queimaduras de primeiro grau são as mais comuns e as menos graves, desde que tratadas corretamente não deixam sequelas. Esse tipo de queimadura atinge as camadas superiores da epiderme, podendo causar ardência, vermelhidão e edema, sendo que depois de alguns dias ocorre a descamação fina da pele. A prevenção das manchas de queimaduras devido à exposição ao sol é feita através do uso de filtro solar que além de proteger também ajuda na eliminação de manchas já existentes.

Manchas de queimaduras

Outra solução é a aplicação de cremes que contenham o agente despigmentante cuja função é a de equilibrar o fluxo da melanina para as células da epiderme. Em alguns casos o dermatologista também poderá indicar o peeling, que é o tratamento adequado para remover manchas maiores, já que o procedimento promove a retirada da camada superficial da pele na área específica.

Manchas de tinta de cabelo na pele como tirar

Quem gosta de pintar os cabelos em casa deve tomar certas precauções para evitar manchas na pele e no entorno do couro cabeludo. É aconselhável o uso de um gel protetor ao redor do rosto, aplique o gel na nuca, testa e nas orelhas. Caso você não tenha disponível o gel especifico, pode improvisar fazendo uso dos seguintes produtos: reparador de pontas, pomada de silicone, vaselina, óleo de amêndoas, creme de barbear ou um creme de pele que seja bem oleoso. Nos casos em que não houve a prevenção e a pele já esta manchada fique atenta para essas dicas.

Manchas de tinta de cabelo

Passe o gel de cabelo com um lenço umedecido e massageie bem o local manchado, repita o procedimento até sair à tinta por completo. Misture duas colheres de vinagre em um copo americano com água morna, mergulhe um punhado de algodão no líquido e esfregue suavemente sobre a mancha até que fique limpo. Um removedor de maquiagem também é infalível para retirar manchas de tintas.

Lembre-se sempre que antes de tentar qualquer coisa para a eliminação das manchas da pele é importante à procura de um dermatologista para uma melhor avaliação.

Saiba mais sobre manchas de pele

02/10/13 por Joao Romao

   

Mais informações por email

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Instagram
YouTube
Facebook