Mancha na pele do rosto

As manchas na pele do rosto são causas de grande preocupação, pois além de um problema estético pode indicar doenças mais sérias.

Mulher com manchas na peleDificilmente encontramos uma pessoa que não tenha algum tipo de mancha na pele do rosto, sardas, pintas, normalmente são as mais comuns entre as mulheres de todas as idades. As manchas na pele do rosto podem ser causadas pelo sol ou maquiagem e incomodam esteticamente, porém existem alguns tipos de manchas que podem indicar um problema mais sério de pele.

Ao surgirem manchas na pele do rosto o ideal é procurar logo um médico dermatologista que poderá identificar o tipo de mancha e tratá-la da forma mais adequada.

                       

O que causa manchas na pele do rosto

Normalmente as manchas de pele surgem devido a um descontrole da melanina, responsável pela pigmentação da pele, quando a distribuição da melanina se torna irregular surgem manchas na pele, sendo o melasma o tipo mais comum de mancha no rosto e surgem principalmente na testa, maçãs do rosto, nariz e queixo.

Outras causas que podem ocasionar manchas na pele são as alterações hormonais principalmente durante a gravidez, pois durante essa fase há um descontrole hormonal e a elevação de alguns hormônios podem provocar manchas na pele do rosto. Também devido a ação dos hormônios podem surgir manchas na pele durante a menarca, na menopausa e também devido ao uso de pílulas anticoncepcionais.

Mulher olhando a pele no espelho

Alterações na tireoide também podem causar manchas na pele, assim como alguns medicamentos como os anti-histamicos e alguns antibióticos, alguns cosméticos de baixa qualidade ou não indicados ao seu tipo de pele também pode reforçar as manchas escuras na pele, em especial a do rosto.

Outro fator que deve ser levado em consideração e que pode causar manchas na pele do rosto é a questão genética, algumas estão presentes desde o nascimento, outras adquirimos ao longo da vida, como as manchas escuras ocasionadas pela exposição à luz solar.

Mancha na pele do rosto com tirar

Existem atualmente muitos tratamentos capazes de uniformizar a pele, porém todo e qualquer tratamento para manchas na pele deve ser orientado por um médico especialista, somente ele poderá indicar um melhor tratamento dependendo da gravidade e tipo de mancha.

Dentre alguns tipos de tratamento poderão ser prescritos tratamentos estéticos como peeling, o tratamento a laser que podem clarear a pele tratando as manchas benignas, combinados ou não ao uso de alguns medicamentos de uso oral, já as manchas de pele malignas quase sempre são tratadas por meio cirúrgico.

Mulher fazendo tratamento na pele

É possível encontrar uma variedade de cremes no mercado que prometem clarear as manchas na pele, mas é preciso cuidado ao uso de cremes de ação não comprovada, pois nem sempre esses produtos trazem bons resultados e às vezes podem agravar o problema, use-os somente com indicação médica.

Mancha na pele do rosto que coça

Algumas manchas podem assumir uma coloração avermelhada que podem coçar ou não, embora nem todas as manchas indiquem um problema grave é preciso consultar um médico o mais rápido possível.

As manchas na pele podem surgir devido a uma alergia, uma doença e até mesmo por superexposição ao sol, manchas que coçam, em especial as vermelhas, podem ser causadas por doenças infecciosas como a rubéola, catapora, sarampo, escarlatina, também pode ser uma resposta alérgica a algum tipo de alimento ou picadas de inseto.

Mulher com coceira no pescoço

Algumas doenças como a psoríase, que é uma inflamação crônica da pele, caracterizada por manchas vermelhas na pele também causa grande coceira.

Esteja atenta as manchas de pele que não coçam, mas que aumentam de tamanho e sangram com grande facilidade, normalmente essas manchas são mais perigosas e podem ser indícios de câncer de pele.

Mancha na pele do rosto causada pelo sol

A maioria das manchas na pele são decorrentes de um da exposição inadequada ao sol, como o melasma que é agravado pela superexposição ao sol sem a devida proteção.

Outras manchas que podem surgir devido à exposição solar são as pitiríases que podem ser de três tipos: Pitiríase Alba, que se caracteriza por manchas claras que surgem na face, tronco e membros superiores, são arrendadas e descamativas. Petiríase versicolor, popularmente conhecida como pano branco ou micose de praia, uma doença causada por um fungo, surge na face, tronco, pescoço e braços, não é contagiosa, mas piora sob ação do sol e a Pitiríase rósea, caracterizada pelo aparecimento de manchas vermelhas na pele.

Mulher com a pele manchada

Outra mancha de pele causada pelo sol é a melanose solar ou mancha senil, pois normalmente aparecem em pessoas com idade mais avançada.

A pele do rosto é o nosso cartão de visitas por isso cuide bem dele, as manchas no rosto devem ser tratadas logo que surgirem e evitadas sempre que possível, além da questão estética a saúde vem em primeiro lugar.

Como as manchas na pele são motivo de preocupação e podem se manifestar em tamanhos e cores diferentes, acesse o vídeo do Portal Zun no Youtube e saiba o cuidado com as manchas roxas na pele que podem ser um sinal de problema.

Leia mais sobre manchas na pele

1 voto


Yane
30/07/13


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook