Mancha na pele do bebê

É muito comum os bebês recém-nascidos apresentarem manchas no corpo. Veja quais podem ser as causas das manchas na pele do bebê.

Bebê sorrindo

Podemos perceber nos recém-nascidos diversos tipos de manchas na pele causando grande preocupação nos pais. Muitas dessas manchas são lesões benignas comuns nos bebês, pois sua pele ainda é muito imatura assim como as glândulas responsáveis pelo suor e as células que produzem a coloração da pele. Mas por outro lado, algumas manchas podem ser um sinal de problemas mais sérios, por isso é importante os pais saberem identificar a lesão da pele, para que possa tomar as devidas providências. Saiba quais são os tipos de manchas na pele do bebê, o porquê aparecem e qual o melhor tratamento.

                       

Mancha vermelha na pele do bebê

As manchas vermelhas podem aparecer por diversos motivos, naturais ou não. Saiba quais são as manchas vermelhas mais comuns na pele do bebê.

Bebê de olho azul

Hemangioma

O hemangioma é um acúmulo anormal de vasos sanguíneos na pele ou em outros órgãos internos principalmente dos bebês em seus primeiros dias de vida. O hemangioma é mais presente no sexo feminino e é considerada uma lesão benigna que tende a crescer durante o primeiro ano de vida e só então iniciar o processo de regressão espontânea. A manifestação clínica do hemangioma é a mancha vermelha na pele com maior ocorrência na face e couro cabeludo, não requer tratamento, mas caso apresente feridas, sangramentos ou aumente rapidamente de tamanho é importante à procura de um pediatra.

Brotoeja

As brotoejas são pequenas bolinhas vermelhas muito comuns em bebês de até um ano de idade e surgem devido ao calor que faz com que o bebê transpire mais e assim os poros acabam entupindo. As brotoejas não causam nenhum tipo de dor ao bebê a não ser uma coceira constante. O melhor tratamento para a brotoeja é dar mais de um banho em seu bebê no calor, evitar colocar roupas apertadas e resfriar as áreas afetados com um paninho umedecido. Caso a brotoeja não melhore depois de uns dias e vier acompanhada de febre alta, recomenda-se levar o bebê a um pediatra.

Mancha branca na pele do bebê

A mancha branca na pele do bebê aponta para uma diminuição de melanina ou alguma infecção, veja quais podem ser os possíveis problemas.

Bbê dormindo

Vitiligo

O vitiligo é uma doença cutânea em que ocorre a perda da pigmentação em certas áreas do corpo, resultando em manchas brancas irregulares. O vitiligo ocorre quando as células imunológicas do corpo destroem os melanócitos – responsável pela melanina que da cor a pele. O vitiligo pode aparecer em qualquer idade e o tratamento irá depender do avanço da doença.

Pitiríase Alba

A pitiríase alba são manchas brancas e ásperas com descamação que se manifestam principalmente na face, membros superiores e no tronco, podendo evoluir para outras regiões. As causas ainda são desconhecidas, mas este tipo de pitiríase está associado com a exposição excessiva à luz solar, banhos muito quentes e o uso de sabonetes que ressecam a pele. O tratamento também irá depender de pessoa para pessoa.

Mancha escura na pele do bebê

As manchas mais escuras na pele do bebê como as roxas ou azuladas merecem um pouco mais de atenção, pois podem significar que o bebê está com frio ou problemas mais sérios de saúde.

Bebê de gorro

Cútis Marmorata

A cútis marmorata é um fenômeno vascular temporário comum nos primeiros dias de vida do bebê. Ela manifesta-se em forma de manchas escuras no corpo devido à dilatação dos vasos sanguíneos superficiais. Somente o médico pediatra saberá indicar o melhor tratamento.

Mancha áspera na pele do bebê

Logo após o nascimento, o bebê pode apresentar descamação da pele e até aspereza sendo na maioria das vezes uma condição normal. Mas em alguns casos é importante os pais ficarem de olho, para que a mancha áspera não evolua para algo mais sério.

Bebê pegando na orelha

Eczema

A eczema é uma mancha com característica seca, espessa e escamosa podendo surgir bolhas na pele do bebê ou não, é desconfortável e pode ser a porta de entrada para problemas infecciosos necessitando no entanto de acompanhamento médico.

Sempre que surgir uma mancha na pele do bebê, por mais inofensiva que pareça, o médico deverá ser consultado para garantir o bem estar da criança, as manchas podem ser apenas reações comuns como também podem indicar doenças graves.

Para saber mais sobre os cuidados com a pele do bebê, assista ao vídeo que o Mundo Mulheres separou para você.

Cuidados com a pele do bebê recém-nascido

Saiba mais sobre mancha

3 votos






Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook