Infecção urinária sintomas e tratamentos

Infecção urinária sintomas e tratamentos

A infecção urinária é uma doença comum que acomete principalmente mulheres devido a sua anatomia, já que a vagina fica muito próxima da uretra, canal por onde sai a urina, diferentemente dos homens a uretra feminina é bem mais curta o que favorece o livre acesso de bactérias até a bexiga, em casos raros, quando não diagnostica e tratada como se deve, a infecção urinária pode evoluir para um quadro de infecção mais grave podendo causar a morte do paciente.
A infecção de trato urinário é uma infecção causada por bactérias, vírus, fungos e demais microorganismos que afetam o trato urinário causando a inflamação dos rins e vias urinárias.
São conhecidos dois tipos de infecção urinária, a mais comum é a CISTITE que é a infecção da bexiga urinária e a PIELONEFRITE uma infecção renal de caráter mais grave, em que as bactérias avançam pelos ureteres até atingirem os rins.
Os sintomas mais comuns na cistite são: dor no abdômen, ardor ao urinar, necessidade de ir ao banheiro constantemente, porém com pouca eliminação de urina, dor na pélvis e na uretra, em alguns casos a cistite é acompanhada por febre baixa e pode apresentar raias de sangue ou mau cheiro na urina. Já no caso da pielonefrite os sintomas são febre alta, dores nas costas próximo a altura dos rins, calafrios e náuseas.
Ao perceber qualquer um desses sintomas é recomendado que se procure um especialista, para a confirmação do diagnóstico serão solicitados exames laboratoriais de urina que são capazes de comprovar a presença de bactérias na urina, juntamente com este exame será feito uma entrevista e exames físicos, costuma-se solicitar também a urocultura, outro tipo de exame de urina que comprova a proliferação de bactérias permitindo identificar qual é o causador da doença, em alguns casos como em crianças ou reincidência a infecção urinária, é solicitado a realização de exames através de ultrassonografia. Quando diagnosticado a infecção o médico prescreverá o uso de antibióticos de grande eficácia, a duração do tratamento dependerá da gravidade da infecção. Importante ressaltar que se deve seguir corretamente todo o tempo de tratamento e as doses medicamentosas prescritas, mesmo que haja o desaparecimento dos sintomas ao iniciar o tratamento para evitar recorrência do quadro. Crianças e gestantes devem receber acompanhamento diferenciado e especial.
Para a prevenção das infecções de trato urinário basta algumas medidas simples, confira:
Tome bastante água, no mínimo dois litros por dia, a água contribui para a formação de um volume maior de urina, fazendo com que os rins estejam em constante atividade eliminando possíveis bactérias.
Não retenha a urina por longos períodos o ideal é que se faça xixi, sempre que a vontade surgir.
Cuidados com a higiene pessoal são essenciais, por isso meninas devem ser orientadas desde cedo a fazerem sua higiene da frente para trás dessa forma evitam que as bactérias da região anal cheguem até a uretra.
Lavar as mãos ao utilizar o banheiro.
Durante o período menstrual é conveniente trocar com frequência o absorvente, pois o sangue menstrual é um grande proliferador de bactérias.
Evite o uso de absorventes de proteção diária e os internos, salvo os dias do período menstrual.
Fazer uso de preservativos e urinar logo após as relações sexuais.
Evite calcinhas de tecidos sintéticos, dando preferência pelas de algodão.
Mantendo estes cuidados com certeza você estará reduzindo de forma considerável os riscos de se contrair uma infecção urinária.

         
0 voto







Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Tenho uma infecção urinária reincidente a 20 anos, a única forma de tratá-la é tomando uma capsua de macrodantina de 100 mg toda noite, gostaria de saber se exista alguma tratamento cirúgico eficiente que resova o problema em definitivo

    mariza suplicy carrano consalter
    27/01/11 às 9:42 am

X
Curta a página