Imunidade baixa o que comer

Conheça os alimentos que ajudam a aumentar a resistência do seu organismo prevenindo doenças como gripes e resfriados constantes.

Mulher com alimentosNosso corpo é constantemente atacado por milhares de micro-organismos como bactérias, fungos e vírus, incluindo o da gripe, que sempre se manifesta em mudanças bruscas de temperatura. Para proteger o corpo de infecções e doenças, contamos com nosso sistema imunológico, uma complexa rede de tecidos, células, órgãos e substâncias que quando fortes, dão total condição ao organismo de combater esses invasores que podem desenvolver terríveis infecções, caso nossa imunidade esteja baixa.

Agora, se você percebe que adoece com facilidade, você pode estar com a imunidade baixa. Com seu sistema imunológico enfraquecido são grandes as chances de viver constantemente gripado e desenvolver infecções parasitárias, causando pequenas infecções que podem se tornar problemas bem sérios de saúde devido à imunidade baixa, a boa notícia é que possível cuidar da nossa imunidade, basta saber o que comer para manter a imunidade nas alturas.

                       

Imunidade baixa o que pode causar

mulher gripada

A gripe constante costuma ser o sintoma mais comum da imunidade baixa, acompanhada de febre, dores pelo corpo, desânimo, coriza e constante tosse, podem ser um sinal do organismo, avisando que está com a imunidade baixa. Os males da imunidade baixa não param apenas na gripe constante, é preciso cuidado, pois um organismo fragilizado é uma porta aberta para infecções respiratórias, inflamações no ouvido, pneumonia, problemas gástricos, herpes e diversos outros.

Os fatores que levam a uma imunidade baixa são diversos e podem estar relacionados à hereditariedade e a doenças como diabetes e AIDS, além de desequilíbrio emocional, depressão e obesidade, também a carência de vitaminas motivada por uma nutrição desequilibrada pode comprometer nosso sistema imunológico.

Imunidade baixa alimentação

mulher comendo salada

Aposte mais nos complexos vitamínicos que são essenciais ao bom funcionamento do organismo, comer alguns alimentos pode estimular e potencializar nosso sistema imunológico aumentando a produção das células responsáveis em nos proteger de bactérias e vírus, o que eleva nossa resistência às infecções.

Vitamina A

Comer abóbora, cenoura, brócolis, espinafre, fígado, melão e mamão, ajuda a manter a imunidade sempre em dia, por isso inclua esses alimentos em suas refeições.

Vitamina C

Busque comer alimentos como laranja, morango, acerola, kiwi, vegetais verdes escuros como brócolis, espinafre e couve, também pimentão verde e vermelho, que são alimentos ricos em vitamina C e ainda possuem antioxidantes, que auxiliam a aumentar a imunidade, tornando nosso organismo mais resistente.

Vitamina E

A vitamina E pode ser encontrada em castanhas, amêndoas e nozes, é importante incluir essa vitamina na alimentação especialmente de idosos, comer vitamina E ajuda a combater a queda natural da imunidade que ocorre devido ao avanço da idade.

Selênio e zinco

Estimulam a ação do sistema imunológico, têm poder desintoxicante e anti-inflamatório, atuam na cicatrização de ferimentos e na reparação de tecidos. Você pode encontrá-los no ovo caipira, frutos do mar, castanha do Pará, alho, cebola, cereais integrais, milho e cogumelo.

Ácido fólico

frutas

É importante comer alimentos que contenham ácido fólico, esse nutriente auxilia na formação dos leucócitos, responsáveis pela defesa do nosso organismo, por isso além dos vegetais verdes escuros já citados, consumam também feijão e fígado.

As vitaminas fortalecem nossas defesas, aumentando nossa imunidade, por isso frutas, verduras e legumes devem fazer parte das nossas refeições, assim como o tomate, rico em licopeno, que combate doenças cardiovasculares, o ômega 3 encontrado principalmente no salmão e no azeite, que ajudam no combate a inflamações e o gengibre, que possui ação bactericida, por isso auxilia no combate a baixa imunidade. São fontes de vitaminas ainda o aspargo, beterraba, arroz integral, semente de girassol, soja, gema de ovo entre muitos outros.

Para proteção de micro-organismos nada como um sistema imunológico saudável e forte, por isso, cuide de sua alimentação e da saúde, pois a prevenção ainda é o melhor remédio.

Saiba mais sobre imunidade baixa

11 votos


Josi
21/01/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. “Muito bacana essa matéria…me ajudou muito ,obrigada!!

    Irene Maria Bento
    24/04/14 às 9:37 am
  2. TENHO LEUCEMIA, E ESTOU COM IMUNIDADE BAIXA E PLAQUETA BAIXA , E CONSEGUI ALGUMAS ORIENTAÇÕES NESTE SITE. OBRIGADO

    DANIELLE
    31/01/14 às 5:18 pm