Importância do pai para o bebê

A presença do pai na gestação e amamentação é de grande importância para que o desenvolvimento do bebê seja completo.

Homem segurando bebêA presença paterna é de extrema importância em todas as fases da vida da criança, principalmente para o bom desenvolvimento emocional, físico e psíquico. Pesquisas mostram que crianças que tem mais contato com o pai emocionalmente se desenvolvem melhor e possuem mais chances de ser um adulto seguro. Foi se o tempo em que acreditava-se que a única função do pai era a de manter a família provendo o sustento financeiro.

Atualmente o pai passou a ocupar espaços que antes era reservado unicamente as mães, atuando diretamente na educação e formação dos filhos.

Importância do pai na gestação

A gravidez é uma das experiências mais importantes na vida da mulher e também um momento de grandes transformações físicas e psicológicas. É por esse e tantos outros fatores que a presença do pai é fundamental na gestação, pois é ele quem deve apoiar a mulher em qualquer situação.

O pai deve participar deste momento ativamente como acompanhar a gestante durante todo o pré-natal, inclusive participando das consultas com o obstetra buscando conhecer melhor todo o processo gestacional. Dessa forma o pai ficará mais preparado com a chegada do bebê.

Importância do pai para o desenvolvimento do bebê

A partir do nascimento do bebê o pai deve administrar o seu tempo de forma a poder conciliar trabalho, descanso e lazer com um período diário em que deve estar ao lado do bebê participando ativamente no desenvolvimento.

Ao longo dos meses a participação do pai vai crescer na mesma proporção em que o bebê se desenvolve, por isso é de extrema importância o pai realizar brincadeiras e os estímulos áudio visuais que irão fazer com que o bebê tenha um desenvolvimento saudável.

O bebê que desfruta da presença paterna ira criar fortes vínculos que irão possibilitar o desenvolvimento de estruturas psíquicas, fortes o bastante para que na idade adulta possa enfrentar com maior facilidade os desafios do dia a dia que a vida oferece a todos.

Mais sobre Importância do pai para o bebê

Pai brincando com bebê

Importância do pai na amamentação

O pai também desempenha importante papel durante o período de amamentação principalmente assegurando que mãe e bebê possam desfrutar de um ambiente tranquilo e propício ao ato de amamentar. Incentivar a mãe a amamentar principalmente nos primeiros dias e auxiliar caso surjam pequenas dificuldades ou caso a mãe não possa amamentar o bebê, o pai pode também cumprir essa função com a mamadeira.

Pai abraçando bebê

Além de ser extremamente gratificante para o pai acompanhar a gestação, o nascimento, e desenvolvimento do bebê, com o passar do tempo ele irá descobrir que a criança é uma fonte inesgotável de alegria e felicidade. E uma criança feliz com toda certeza será um adulto maturo e pronto para a vida.

Saiba mais sobre a importância dos pais



Mais informações por email.

Comentar sobre Importância do pai para o bebê

Destaque

Acessórios para mulheres que praticam esporte

Acessórios para mulheres que praticam esporte