Hipertensão na gravidez cuidados

A hipertensão é um mal que acomete mais de 7% das grávidas no Brasil, podendo trazer consequências sérias para mãe e bebê.

Hipertensão na gravidez 1

A hipertensão ou popularmente conhecido como pressão alta é uma doença comum que atinge mais da metade da população brasileira. A hipertensão ocorre quando o sangue faz uma pressão muito forte nas paredes das artérias para se movimentar, ficando muito acima dos limites normais. É comum também que durante a gravidez as mulheres que nunca apresentaram pressão alta possam desenvolvê-la neste período.

A hipertensão na gravidez pode ainda se agravar se não tratado adequadamente evoluindo para a eclampsia podendo trazer riscos para a mãe e o bebê.

Hipertensão na gravidez causas

Não há uma única causa, mas médicos afirmam que a hipertensão na gravidez é resultado da má adaptação do organismo da mãe a sua nova condição (gravidez), alimentação desiquilibrada, excesso de sal na comida e principalmente o sedentarismo. Embora os agravantes na hipertensão na gravidez sejam mesmos os hábitos alimentares e o sedentarismo, médicos são unanimes em dizer que o começo do problema esteja diretamente relacionado à formação da placenta.

gravida-com-frutas

Hipertensão na gravidez sintomas

Os principais sintomas da hipertensão na gravidez são é o inchaço, retenção de líquidos, dores de cabeça, dores abdominais, visão embaçada e aumento inesperado do peso. Só é possível saber se o quadro se trata de hipertensão através dos exames de pré-natal.

Mulher com dor de cabeça

Hipertensão na gravidez tratamento

O tratamento da hipertensão gestacional é baseado em muito repouso, além de uma dieta rica em nutrientes e quantidades mínimas de sal. O acompanhamento pelo pré- natal são imprescindíveis nesta fase que pode se agravar principalmente após a 20º semana para pré-eclâmpsia que é o aumento na pressão arterial acompanhada pela eliminação de proteína pela urina e a eclampsia que é a reta final da doença.

Quando o quadro se agrava para a eclampsia que significa que é além da hipertensão, a gestante pode ter convulsões e até pode chegar ao coma. Nestes casos é utilizado o tratamento através de medicamentos como anticonvulsivos até que seja feito o parto induzido.

Mais sobre Hipertensão na gravidez cuidados

Hipertensão na gravidez riscos

A gestante que não faz tratamento adequado e acompanhamento médico pode colocar sua vida e a do bebê em risco, a hipertensão quando não tratada geralmente esta ligada a pré-eclâmpsia que por sua vez quando não tratada evolui para a eclampsia e pode causar até o óbito da mãe e do bebê. Para o bebê pode causar um parto prematuro, problemas no funcionamento dos rins e até sequelas neurológicas. Para a mãe os riscos são de convulsões, derrame e até parada cardíaca.

gravida em consulta médica

A hipertensão se normaliza logo com a retirada do bebê e da placenta, em maior parte dos casos em até seis semanas pode se normalizar.

Para saber mais sobre os cuidados com a hipertensão na gravidez assista ao vídeo do Youtube:

Saiba mais sobre os cuidados na gravidez



Mais informações por email.

Comentar sobre Hipertensão na gravidez cuidados

  1. Oi estou gravida de 8 semanas e estou sangramento um sangue vivo pode me explicar o que esta acontecendo?

    fernanda
  2. muito proveitoso

    Luanda Vitoria

Destaque

Cólicas de intestino o que fazer

Cólicas de intestino o que fazer