Gripe na gravidez o que fazer

A gripe gera muitos desconfortos como cansaço físico, dores musculares e mal estar. Aprenda o que fazer para tratar a gripe na gravidez.

Mulher espirrando

A gripe é uma das infecções respiratórias mais comuns que costuma causar muita indisposição e desânimo. Na gravidez a gripe é ainda pior, pois além dos sintomas serem bem mais acentuados, o tratamento é bastante limitado, pois não é todo medicamento que a gestante pode fazer uso. Embora incômoda, a gripe na gravidez é bastante normal devido a um comprometimento do sistema imunológico nas gestantes, que as deixam mais vulneráveis a possíveis infecções, isso porque organismo trabalha quase que exclusivamente de forma a suprir todas as necessidades do bebê que está em desenvolvimento, por isso se você está com nariz entupido, dor de cabeça e no corpo, tosse seca, garganta irritada e espirrando, você está com gripe!

Gripe na gravidez como tratar

Ao perceber os sintomas da gripe o melhor a se fazer é buscar orientação médica, pois somente um médico poderá prescrever medicamentos seguros que não prejudiquem e comprometam a gravidez. É de suma importância evitar a automedicação, pois mesmo medicamentos que parecem inofensivos podem comprometer totalmente a saúde e desenvolvimento do bebê, sendo muito perigosos para grávidas. O tratamento da gripe na gravidez deve ser feito da forma mais natural possível através de repouso, ingestão de muito líquido e medicamentos somente prescritos pelo médico.

O que você pode fazer para aliviar os sintomas da gripe na gravidez é descansar bastante, pois o sono ajuda na recuperação da gripe. Caso o nariz fique entupido, pode-se fazer inalação usando somente soro fisiológico, se não tiver inalador, pode-se fazer uma inalação com água quente, basta adicionar água bem quente em uma bacia, cobrir a cabeça com uma toalha e ir respirando o vapor da água, acrescente folhas de hortelã ou eucalipto na água.

Gargarejos de água e sal são o melhor a se fazer caso tenha infecção de garganta na gravidez, pois a mistura ajuda a diminuir os incômodos, se estiver tossindo muito, um chá de camomila com limão, adoçado com mel, pode ajudar a aliviar os sintomas da gripe e da dor de garganta e ainda ajuda a grávida a relaxar, para um descanso ainda melhor. Caso tenha febre, tome um banho com água bem morninha para fazer a temperatura do corpo baixar.

Mulher com rosto próximo a bacia

Gripe na gravidez prejudica o bebê?

Essa é uma  dúvida bastante comum na gravidez, mas fiquem tranquilas mamães, segundos os médicos, a gripe não afeta o bebê, pois o útero é capaz de proteger a criança dessa infecção. O perigo da gripe está nas infecções secundárias como a sinusite, pneumonia, amidalite ou faringite, que podem se desenvolver se a gripe comum não for tratada adequadamente, são infecções mais sérias que podem colocar em risco tanto a sua saúde quanto a do bebê, por isso ao perceber os sintomas da gripe o melhor a se fazer é consultar um médico.

Barriga de grávida

Como evitar gripe na gravidez

A melhor forma de prevenir a gripe na gravidez é através da vacina, por isso converse com seu médico sobre isso, outra forma de se fazer a prevenção está no consumo de produtos saudáveis e naturais, por isso invista nos alimentos ricos em vitamina C, assim como carboidratos, proteínas e minerais que ajudam a fortalecer o sistema imunológico da gestante. A alimentação saudável e nutritiva ajuda a diminuir e muito as chances de contrair gripe na gravidez.

Mais sobre Gripe na gravidez o que fazer

O que a gestante pode fazer também é ingerir muito líquido, principalmente água, que ajuda a evitar a desidratação e suco de laranja. Pode-se fazer uso dos chás de ervas, mas evite totalmente os a base de cafeína. Evite também a aglomeração de pessoas e priorize a higiene, lavando as mãos antes de se alimentar, não as levando a boca ou aos olhos.

gravida com frutas

Todas essas dicas e cuidados podem fazer a grávida atravessar os noves meses da gravidez sem gripe ou se recuperar mais rapidamente caso ela te pegue, mas não hesite em buscar ajuda médica caso sinta dores intensas pelo corpo, peito ou cabeça, se a febre for alta e vier acompanhada de vômitos e tremores, também se apresentar secreção espessa ou escura, um diagnóstico rápido e preciso pode ajudar a evitar uma infecção secundária mais séria, que exigirá um tratamento mais intenso.

Para mais informações sobre o que fazer com a gripe na gravidez, acesse o vídeo e confira uma entrevista com o famoso ginecologista Dr. José Bento.

Saiba mais sobre gripe




Josi
27/06/13

Mais informações por email.

Comentar sobre Gripe na gravidez o que fazer

Destaque

Cólicas de intestino o que fazer

Cólicas de intestino o que fazer