Gravidez sintomas mais comuns

Confira no Portal Mundo Mulheres quais são os sintomas mais comuns de uma gravidez e quais as técnicas para ameniza-los.

grávidaA gravidez é de fato um acontecimento muito importante, pois traz várias transformações físicas e psicológicas fazendo desde um momento único na vida de cada mulher. Mas, além das transformações, a gravidez também traz várias dúvidas principalmente em mães de primeira viagem, pois ela vem seguida por uma série de sintomas e incômodos característicos deste período.

Para saber quais são os sintomas mais comuns em uma gravidez, confira nos tópicos abaixo do Mundo Mulheres.

                       

Sintomas comuns de gravidez

Os sintomas de gravidez variam muito de mulher para mulher e apesar de todas as grávidas passarem pelos mesmos sintomas sempre haverá variações quanto à ocorrência, ou seja, os sintomas podem ser mais severos e persistentes.

Mulher grávida com enjoos

 Atraso menstrual

O atraso menstrual é o primeiro indicio de uma gravidez, pois a menstruação nada mais é que a descamação do endométrio – que é um revestimento que se forma todo mês no útero para abrigar o bebê – junto com óvulos não fecundados. Por isso que quando atrasa deixa qualquer mulher de cabelo em pé. Mas é importante ressaltar que nem sempre o atraso menstrual é um indicio de gravidez, por isso é importante consultar um médico.

Enjoos e náuseas

Os enjoos e náuseas também são sintomas bem comuns no início de uma gravidez, e muitas vezes podem se manifestar antes do atraso menstrual. O grande responsável por esses sintomas como pela maioria deles são os hormônios que se multiplicam nesta fase.

Sonolência e cansaço

Os sintomas sonolência e cansaço são comuns no início e durante toda a gravidez, pois o seu corpo está passando por uma grande transformação exigindo ao máximo toda a sua energia. O recomendado pelos médicos é que a mãe descanse e relaxe o máximo que puder.

Desejo alimentares

Os desejos alimentares podem não ser o mais comum dos sintomas, mas quando presente pode ser bem intenso e esquisito. O responsável por esse sintoma sem dúvidas são os hormônios que desencadeiam os mais loucos desejos na gravidez.

Alterações de humor

Estar sorrindo em um momento e no instante seguinte estar chorando, acontece com a maioria das mulheres grávidas devido ao desequilíbrio hormonal que causa essas mudanças repentinas de humor.

Inchaço e sensibilidade nas mamas

É comum as mamas ficarem maiores por causa do inchaço e também mais sensíveis ao toque mais atenção, pois este sintoma é comum também na TPM.

Vontade frequente de urinar

Este sintoma se desenvolve conforme o bebê começa a crescer e consequentemente o útero aumenta comprimindo outros órgãos inclusive a bexiga.

Prisão de ventre

A gravidez causa muitas mudanças em todo o organismo da mulher, por isso afeta também o sistema digestivo causando o relaxamento muscular gerando alguns desconfortos.

Como aliviar os sintomas da gravidez

mulher gravida de roxo

Alguns sintomas gestacionais costumam passar sozinhos após seu período, já outros permanecem até o final da gravidez não tendo nada o que fazer para acabar com eles, mas existem alguns cuidados que a mulher pode seguir para ameniza-los.

Como amenizar os enjoos e náuseas

A alimentação pode influenciar muito nos enjoos e náuseas, por isso os médicos recomendam que a gestante passe a seguir uma dieta rica em proteínas e carboidratos como carne, ovo, leite e derivados, pão integral, cereais e legumes. Evite o contato com cheiros como perfumes e outros produtos mais fortes que podem levar aos enjoos. O recomendo é fazer várias refeições durante o dia em poucas quantidades e nunca dormir de estômago vazio. Ao acordar levante da cama devagar, pois o movimento brusco do corpo pode provocar os enjoos.

Como amenizar a prisão de ventre

Para aliviar a prisão de ventre inclua mais fibras em sua alimentação como barrinhas de cereais, iogurte, farelo de trigo e legumes. As frutas como mamão, ameixa e laranja são laxantes naturais, por isso muito recomendada para a prisão de ventre. E não se esqueça de beber pelo menos 2 litros de água por dia.

Como amenizar a sensibilidade nas mamas

Para amenizar a dor nas mamas os médicos recomendam o uso de um sutiã do tamanho adequado ou até um número maior que o seu, com alças largas e costura na base, pois permite uma boa sustentação diminuindo o desconforto. Massagens com óleo de amêndoa também é uma ótima forma de aliviar as dores.

Já outros sintomas como a sonolência, vontade de urinar toda hora e alterações de humor não há o que fazer apenas descansar o máximo possível e procurar fazer atividades que lhe der prazer. Lembre-se que em caso de dúvidas sempre perguntar ao seu médico.

Saiba mais sobre os sintomas de gravidez

2 votos



Yane
26/07/13



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook