Gravidez sintomas iniciais

A gravidez é um período de muitas transformações e que apresenta inúmeros sintomas, conheça alguns que podem ser iniciais da gravidez.

A gravidez costuma ser um momento muito especial na vida da mulher, pois traz grandes transformações tanto físicas quanto psicológicas, mas além das transformações, a gravidez também gera muitas dúvidas, principalmente nas mamães de primeira viagem que costumam confundir os sintomas iniciais da gravidez com algum outro problema fisiológico.

Algumas mulheres bem sintonizadas com seu corpo conseguem perceber de imediato alguns sintomas iniciais da gravidez, que mesmo sendo bastante discretos estão presentes desde os primeiros dias após a concepção, outras mulheres só percebem a gravidez quando notam a ausência da menstruação. Vejamos alguns sintomas incomuns que podem indicar uma gravidez logo no início.

                       

Gravidez sintomas iniciais cólicas

As cólicas podem ser um dos sintomas iniciais da gravidez e segundo os médicos são comuns e normais, pois a partir do momento da fecundação o corpo da mulher começa a se modificar a fim de acolher o bebê, com isso ligamentos, veias e a musculatura pélvica tendem a se modificar causando um desconforto que pode ser percebido como cólica. Mas esteja atenta caso a cólica seja frequente, intensa, acompanhada de febre e sangramento, nesses casos procure o médico imediatamente.

Gravidez sintomas iniciais antes do atraso

O sintoma mais clássico da gravidez é o atraso menstrual, mas é bastante comum ocorrer um ligeiro sangramento no início da gravidez, conhecido como sangramento de implantação que é quando o óvulo se fixa na parede uterina. Esse processo pode vir acompanhado de um pequeno desconforto abdominal e muitas mulheres confundem com cólica menstrual, mesmo porque ocorre um sangramento, mas que em nada se parece com menstruação, pois o sangue apresenta uma coloração mais clara e dura menos dias que a menstruação normal, outros sintomas iniciais de gravidez são hipersensibilidade nos seios, que ficam doloridos, enjoo, sono excessivo, diferente do cansaço habitual e uma vontade frequente de urinar.

Gravidez sintomas iniciais corrimento

Devido as grandes alterações hormonais que ocorrem na gravidez é comum um corrimento esbranquiçado, semelhante à clara de ovo e sem cheiro durante a gravidez, que pode ser mais abundante que o normal, por isso muitas mulheres pensam no corrimento com um dos sintomas inicias da gravidez. Essa secreção, também chamada de leucorreia é causada pelo aumento do fluxo sanguíneo na vagina, esse corrimento é muito semelhante ao que temos durante o período fértil, a única diferença é a quantidade, que durante a gravidez é bem maior.

Outro corrimento que costuma aparecer no início da gestação é o marrom com aspecto borra de café, se este não vier acompanhado de coceira e aparecer uma única vez é normal, pois pode ser uma secreção com restos menstruais, mas caso o corrimento marrom seja frequente ou apresente coloração amarelada, esverdeada, acompanhado de odor forte, coceira, irritação e ardor ao urinar procure o médico imediatamente.

Gravidez sintomas iniciais dor de cabeça

A dor de cabeça não costuma ser um dos sintomas iniciais da gravidez, mas não é incomum acontecer, principalmente nos primeiros meses. As causas ainda são investigadas pelos médicos, mas acredita-se que mulheres com tendência as cefaleias podem ter o problema agravado durante a gestação, isso devido às mudanças hormonais e as alterações na circulação sanguínea, a boa notícia é que no segundo trimestre a dor de cabeça tende a desaparecer, pois se acredita que os níveis hormonais se estabilizam. Esteja atenta a dor de cabeça, principalmente na região da nuca, acompanhada de dor no estômago e visão embaçada, que pode indicar pressão alta, muito perigosa durante a gravidez.

A gravidez traz inúmeros sintomas, visíveis e também invisíveis, por isso é importante conhecer bem seu corpo para identificar quando há algo de anormal, a gravidez descoberta logo no início pode ser sinônimo de mais tranquilidade, pois com o pré-natal e as consultas ao obstetra é possível tratar muitos sintomas indesejáveis iniciais da gravidez.

Saiba mais sobre os sintomas iniciais de uma gravidez

16 votos


Josi
30/04/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Oi estou muito preocupada. Não menstruei esse mês.
    Ocorreu um sangramento de 3 dias. Agora enjoos, mudança de humor, cólicas,corrimento marrom, dor de cabeça,tonturas.
    Cheguei a pensar que fosse por causa da troca de remédio agora não sei mais.
    Estou confusa!

    Tatiane
    23/01/14 às 4:20 pm