Gravidez passo a passo do desenvolvimento do seu bebê

Embora cada gravidez seja única, confira um passo a passo resumido do desenvolvimento do bebê ainda na barriga da mamãe.

Evolução da gravidez

São nove meses para uma criança ter seu desenvolvimento e formar todos os órgãos de que ela precisa para sobreviver depois da gravidez. Esse processo se dá semana após semana, passo a passo, as mudanças desse desenvolvimento e crescimento são acompanhadas pela mãe, que vê a barriga aumentando e através da ultrassonografia, pode acompanhar o desenvolvimento de mãos, pés, pernas, braços, olhos, boca do seu bebê em formação durante a gravidez.

                       

A duração média de uma gravidez é de 40 semanas, um período de grandes descobertas e modificações, que deve ser acompanhando de um pré-natal, essencial para um desenvolvimento saudável, tanto do bebê quanto da futura mamãe, para um acompanhamento médico passo a passo marque sua consulta logo que confirmar a gravidez e aproveite ao máximo essa fase maravilhosa de desenvolvimento, que com certeza será inesquecível.

Antes de conferir o desenvolvimento passo a passo do seu bebê é importante frisar que cada bebê reage de uma forma, única e diferente, por isso nunca compare sua gravidez com gestações anteriores ou a outras gestantes.

Primeiro trimestre de gravidez

As primeiras 3 semanas são as mais difíceis da gravidez para mulher, pois é quando começam os enjoos, mudanças de humor, transformações hormonais, sonolência intensa, entre outros sintomas tão comuns do desenvolvimento da gravidez. O bebê nessa fase ainda é muito pequeno, parecido com um grão de arroz, em que milhões de células trabalham para seu desenvolvimento. Neste primeiro trimestre seu bebê desenvolverá o coração e começará a bombear sangue pelo seu minúsculo corpo.

Continuando nosso passo a passo, com 6 semanas o bebê estará do tamanho de um grão de feijão e se pudesse vê-lo iria perceber que ele tem a cabeça maior que o resto do corpo. Com 8 semanas seu útero começa a crescer para poder se adaptar ao bebê que está em desenvolvimento na gravidez. Ao final do primeiro trimestre, passados 13 semanas, seu bebê já mede 8 centímetros e possui impressões digitais.

Feto em desenvolvimento

Segundo trimestre de gravidez

Com 14 semanas seu bebê já mede 9 centímetros e pesa 45 gramas. É nesta fase de desenvolvimento que o cabelo e sobrancelha começam a surgir, unhas e articulações já estão todos formados. Com 17 semanas o bebê mede 13 centímetros e pesa 140 gramas, com 19 semanas ele já começou a ter desenvolvimento sensorial, que são os neurônios ligados ao sentido do olfato, visão, audição e paladar na gravidez que vão se apurando passo a passo na gestação.

Com 21 semanas seu bebê já pode ouvir sua voz e mede 27 centímetros, por isso sempre eu possível acaricie sua barriga e converse com seu bebê. Com 27 semanas os médicos acreditam que seu bebê já sonha, mas não sabe ao certo o que sonham durante seu desenvolvimento.

Bebê

Terceiro trimestre de gravidez

Com 28 semanas seu bebê na gravidez já pesa mais que 1 quilo e mede 38 centímetros ao decorrer do seu desenvolvimento. Com 30 semanas ele já consegue diferenciar o que há dentro do útero, os pulmões e sistema digestivo estão praticamente prontos graças ao passo a passo de seu desenvolvimento na gravidez. Com 33 semanas seu bebê já pesa cerca de 2 quilos e mede volta de 44 centímetros, nesta fase você percebe que ele está se mexendo mais, isso é por causa do espaço no útero que está ficando menor para ele graças ao seu desenvolvimento.

Com 37 semanas de gravidez o bebê já pesa aproximadamente 2,8 quilos, sua cabeça começa a se posicionar em direção à cavidade pélvica devido à aproximação do momento do parto, todos os órgãos nessa fase já estão formados. Com 40 semanas seu bebê está pronto para nascer.

Bebê com mão na boca

Como já citado, cada bebê tem um desenvolvimento diferente na gravidez, o que queremos é que futuras mamães tenham uma ideia de como é o crescimento do seu filho, por isso o desenvolvimento descrito em nosso passo a passo pode sofrer alterações, assim como o peso e comprimentos que são apenas estimativas, segundo os profissionais.

Saiba mais sobre gravidez

5 votos





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Estou c 8 semanas. Gostaria de saber de inalar bom ar, faz mal.

    wilma de souza correia
    17/02/14 às 12:13 pm
  2. Gravida de 12 semanas e 4 dias tenho uma linda de 15 anos agora estou esperando um príncipe ou uma princesa estamos muitos felizes aguardando a chegada do nosso bebê s2

    Miria Silva
    17/02/14 às 11:26 am
  3. AMIGUINHAS FALA SERIO ESSE MOMENTO Q ESTAMOS PASSANDO E O MOMENTO MAIS LINDO, ESTOU D 16 SEMANAS SINTO MEU BB TREMER.TO TAO FFELIZ!!!!!!!!!!!BJS FUTURAS MAMAES

    FRANCIANE GONÇALVES
    25/01/14 às 11:56 am
  4. estou muito feliz ja estou com 14 semanas e ja pude ouvir o coração do bebe bataendo e muita emoção que vc ate chora e muito bom póis estou fazendo meu pre -natal direitinho …. pois não vejo a hora da chegada dela ou dele falta apenas cincos meses ……

    thalita lorraine
    23/01/14 às 6:50 pm
  5. estou com 12 semanas e fui fazer minha ultrasson e o medico disse que não estava vendo feto nenhum la, o que serar q estar acontecendo… e estou fazendo o meu pré-natal direitinho… o que devo fazer agora? o obstetra disse que era pra mim voltar quinta feira agora para bate outra ultra, para mim ver melhor o que estava acontecendo… estou com medo de ter perdido o bebe… aff

    sonayra Alencar
    10/01/14 às 10:02 am
  6. Muito legal eu estou com 24 semanas e ainda nao consegui descobrir o sexo estou engordando pros lados sera que é menina?

    thaina
    03/01/14 às 3:30 pm