Gravidez o que não comer

A gestação é um momento de grandes mudanças e de extremos cuidados. Veja quais os alimentos proibidos durante a gravidez.

A gravidez é um momento repleto de transformações tanto físicas quanto emocionais. Durante a gravidez a mamãe consciente está sempre atenta a novas informações e orientações que possam ser benéficas tanto a ela quanto ao pequeno que se forma em seu ventre, diante disso a alimentação tem papel fundamental antes, durante e após a gestação, hoje trataremos neste artigo dos alimentos que as grávidas devem evitar, uma vez que a alimentação influencia diretamente no desenvolvimento correto do seu bebê, contribuindo para a saúde física e psicológica, diante disso segue algumas dicas do que se evitar ou NÃO comer durante a gestação, confira:

                       

CARNES CRUAS OU MAL PASSADAS >> as carnes cruas devem ser evitadas, pois contem bactérias prejudiciais, evite também carnes fumadas, incluindo bacon, presunto, fiambre, pois podem estar contaminas por toxoplasmose.

PEIXES >> evitem atum, cavala, entre outros ricos em mercúrio que podem prejudicar o sistema nervoso do bebê.

OVOS CRUS >> ovos, salada maionese e sobremesas com ovos devem ser abolidos do cardápio das grávidas, pois os ovos podem conter salmonelas.

QUEIJOS >> deve-se evitar os queijos camembert, philadelphia, queijo fresco de leite não pasteurizado, mozzarella, brie, devido ao risco de brucelose.

MARISCOS >> não consumam mariscos crus, tipo ostras ou mal cozidos, pois apresentam riscos de salmonelas.

BEBIDAS ALCÓOLICAS >> o álcool está diretamente relacionado aos partos prematuros, má formação do feto, bebês com baixo peso e retardo mental, portanto, bebidas alcoólicas devem ser abolidas.

CAFEÍNA >> o consumo da cafeína deve ser restringido a 300mg diários, pois segundo alguns estudos, a cafeína pode atingir o coração do feto, retardando o seu desenvolvimento, muito cuidado com os descafeinados, pois para eliminar a cafeína são usados outros produtos químicos que podem ser prejudiciais, a cafeína ainda pode aumentar a ocorrência de estrias, porém para aquelas que consomem café em excesso uma súbita interrupção pode causar dores de cabeça, o mais recomendado é que vá reduzindo gradualmente a ingestão consumida.

De forma geral, lave muito bem os alimentos que serão consumidos crus, retire gorduras visíveis da carne e evite consumir partes queimadas, reduza alimentos muito condimentados e diminua o uso do sal, beba 1,5 litros de água todos os dias e pelo menos consuma de meio a um litro de leite diariamente, incluindo seus derivados. Evite consumir doces, frituras, refrigerantes, águas com gás, pois um aumento de peso durante a gravidez é desaconselhável e somente a mamãe consciente pode evitar o aumento de peso em excesso. Atenção mamães e futuras mamães quebrem esse conceito de que precisam comer por dois, isso não existe, o que é aconselhável é comer com qualidade e não em quantidade!

Alimentem-se várias vezes ao dia, comendo pouco cada vez. A gravidez não restringe a nada, pois não se trata de uma doença, mas é fundamental que as mamães tenham hábitos alimentares saudáveis, escolhendo de modo correto seus alimentos, garantindo que não falte a ingestão dos nutrientes necessários, tanto a mamãe, quanto ao bebê. São dicas que servem a todas nós, porém durante a gestação deve-se ter mais cuidado, para evitar exposição a alimentos que sejam nocivos à saúde, como dissemos gravidez não é doença, porém nada substitui a visita ao seu médico, pois somente este profissional diante do seu histórico, poderá lhe indicar uma dieta balanceada e saudável a cada caso.

1 voto



Josi
17/08/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook