Gravidez na adolescencia e família

A adolescência é uma fase de grandes mudanças físicas e psicológicas, por isso uma gravidez nesta fase pode afetar tanto uma família.

Gravidez na adolescênciaAs diversas campanhas educativas que abordam a sexualidade e o uso de preservativos se têm mostrado ineficazes na prevenção à gravidez entre as mulheres mais jovens. Cada vez mais comum, à gravidez na adolescência é um fenômeno social que preocupa pais, educadores e governantes. O fato é que a gravidez precoce desencadeia uma serie de mudanças na vida dos jovens e na estrutura familiar.

Muitas vezes a jovem fica perdida em meio a um turbilhão de sentimentos ao saber que vai ser mamãe. A presença e a compreensão dos familiares e amigos são importantes nessa delicada fase da vida. Veja algumas dicas de como abordar o assunto junto aos familiares e também sobre a importância do apoio da família nesses casos.

         

Como contar à família sobre a gravidez?

Exame de gravidezÉ natural que a jovem sinta medo e insegurança ao saber que esta grávida, e é bom saber que a ansiedade e o estresse vão crescer junto com a barriga. Por isso é importante respirar fundo e dizer logo a verdade. Afinal o seu caso não é o primeiro e nem tampouco será o último.

É óbvio que os seus pais não vão dar uma festa ao receberem a notícia, até porque eles tinham outros planos e serem avós, com certeza não fazia parte da agenda. Pelo menos não tão cedo e de forma tão inesperada. O fato é que você deve tomar a iniciativa o quanto antes, até porque nada se resolve sem o diálogo franco e aberto.

E o mais importante, não deixe que sua família tome conhecimento do fato através de outras pessoas, saiba encarar a situação que em parte você mesma criou, e seja sincera para com seus pais e familiares. O amor sempre fala mais alto, e mesmo que no início haja certa resistência com o passar dos dias e dos meses você vai se sentir amada e protegida. Afinal gravidez saudável é aquela em que você deve estar bem em todos os sentidos e para isso nada melhor que o apoio dos pais e da família.

O apoio da família na gravidez na adolescência

Apoio da famíliaEmbora a gravidez não seja uma doença, toda mulher necessita de cuidados especiais durante a gestação, e no caso da adolescente esses cuidados devem ser redobrados. Os médicos afirmam que a gravidez precoce envolve mais riscos tanto de ordem física como também psicológicos. O apoio e a experiência da família contam muito em favor da jovem, que necessita de orientações e de todo tipo de ajuda necessária para ter uma gestação normal e saudável. Cabe aos pais ou responsáveis encaminharem a adolescente para a realização do pré-natal e de todos os exames necessários, e se houver necessidade, promover o acompanhamento psicológico apropriado à situação.

As mulheres mais experientes da família devem orientar a futura mamãe sobre todos os cuidados necessários, para que a gravidez transcorra de forma tranquila e segura tanto para a gestante quanto para o bebê. Tudo deve ser feito com muito amor e afeto sem prejulgamentos ou palavras que demonstrem desaprovação ou crítica.

Gravidez na adolescência e as consequências para a família

Apoio na gravidezA gravidez precoce ou gravidez na adolescência costuma trazer varias consequências para a família. É um momento delicado que requer muita prudência e bom senso por parte dos pais e familiares. Pais verdadeiramente responsáveis sempre querem o melhor para os filhos e a gravidez na adolescência não é o que todos desejam. Podem surgir conflitos e até mesmo a ruptura nos laços familiares por conta de uma gravidez nessas circunstâncias. A resistência por parte da família em aceitar a situação pode ocasionar danos ainda maiores e muitas vezes irreversíveis. Primeiramente é preciso não dramatizar a situação e sim redefinir metas e refazer planos.

É bem provável que a jovem mãe tenha que interromper os estudos. Nem sempre o pai da criança assume os seus deveres de pai e essa é outra situação que deve ser considerada. O fato é que a família terá que amparar uma adolescente e um bebê e ambos vão precisar de muita ajuda. Caso o pai assuma a paternidade serão duas famílias envolvidas na situação e a divisão das responsabilidades pode vir a ocorrer de forma natural.

O ideal é procurar amenizar a situação e aprender a conviver com a nova rotina que irá se estabelecer. Nem tudo será como um mar calmo e tranquilo, mas administrar os conflitos faz parte da situação. Os familiares devem se adequar a nova realidade e aprender a lidar com a situação.

Saiba mais sobre a gravidez na adolescência

0 voto



Joao Romao
22/10/13



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página