Gravidez com cólicas é normal?

Nem sempre a cólica durante a gravidez é algo tão grave quanto imaginamos, mas é importante ficar atento a todos os sinais.

Cólicas na gravidez 2

Dor nunca é normal, principalmente na gravidez. Mas neste período a dor nem sempre é sinal de algo mais grave: médicos afirmam que é absolutamente normal sentir cólicas durante a gestação, porque quando se tem um feto dentro do útero outros órgãos vão se comprimindo e pressionando ligamentos, veias, tecidos e artérias importantes. E ainda existem diversos fatores que também podem causar a cólica durante a gravidez.

O acúmulo de gases no sistema digestório pode causar incômodo na barriga, nos ombros até nas costas. Na relação muitas mulheres não se sentem completamente relaxadas, por isso a tensão pode causar dores nas costas, devido à grande irrigação de sangue na região pélvica e a compressão das veias e artérias.

A cólica também pode ser causada por um "falso trabalho de parto", como muitos médicos chamam. Geralmente no final da gestação, a mulher sofre uma grande pressão na região pélvica e no reto, por isso os gases ficam mais comprimidos gerando uma forte cólica e dor na região lombar. Mas é garantido que a verdadeira dor do trabalho de parto é muito maior.

Gravidez com cólica e sangramento

gravida com a mão nas costas

Quando as dores vêm acompanhadas de sangramento, é preciso atenção redobrada. Há alguns casos de sangramentos na gravidez que podem ser considerados normais, mas sempre que houver é importante avisar o médico obstetra.

O sangramento pode significar várias coisas, como a perda do bebê tardio ou no início da gravidez, gestação ectópica, trabalho de parto prematuro, além de problemas que não estão ligados à gravidez (apendicite, intoxicação alimentar, virose, cálculos biliares, pedra no rim e infecção urinária, por exemplo).

Gravidez com cólica renal

Muito rara de acontecer durante este período, a dor de cólica renal é uma das principais causas de cólicas durante a gravidez não associadas a problemas obstétricos. Geralmente, é ligada a algum tipo de infecção, causando não só dores mas vômitos, náuseas, hematúria, piúria, disúria, polaciúria e febre.

Na maioria dos casos a internação é necessária e pode causar o aborto, por isso o acompanhamento medico é necessário. Em algumas situações é feito o uso de medicamentos para amenizar as dores, indicando-se repouso e o consumo de muita água.

Mais sobre Gravidez com cólicas é normal?

Sintomas de gravidez com cólicas

Cólicas na gravidez 3

As dores de cólicas variam muito de acordo com seu fator causador, e podem atingir os membros inferiores e superiores, além das regiões lombar, abdominal e pélvica. Às vezes podem ser intensas a ponto de causar náuseas e vômitos. A necessidade de tratamento varia de acordo com o risco que pode oferecer ao bebê.

Quando as dores persistirem, informe o médico responsável para que sejam feito todos os exames necessários e tomadas as providências corretas para que mãe e bebê estejam garantidos. O uso de medicamentos sem prescrição médica é inadequado em qualquer circunstância de dor ou incômodo, é preciso que seu obstetra seja informado antes de qualquer decisão.

A saúde neste momento da vida de uma mulher é muito sensível. O pré-natal serve para que esta seja garantida durante os nove meses, e quando há algum problema logo é descoberto e tratado devidamente.

Confira o vídeo Posso menstruar durante a gravidez? do canal do Portal Mundo Mulheres do Youtube e fique por dentro de mais informações:

Leia mais sobre gravidez



Mais informações por email.

Comentar sobre Gravidez com cólicas é normal?

Destaque

5 dicas para fazer uma sobrancelha perfeita

5 dicas para fazer uma sobrancelha perfeita