Ginástica para idosos resumo

Saiba mais sobre os benefícios da ginástica para os idosos e quais os objetivos que podem ser atingidos através dela.

Exercícios na terceira idadeÉ cientificamente comprovado que ter um estilo de vida ativo é muito benéfico para a saúde, autoestima, bem estar, equilíbrio emocional e principalmente para retardar o envelhecimento. É por esse e tantos outros fatores que as atividades físicas são tão recomendadas por médicos independente da idade da pessoa. Também é comprovado que depois de certa idade o corpo já não é mais o mesmo, por isso incluir ginásticas em sua rotina é de extrema importância para seguir e ter uma vida saudável na terceira idade.

Quer saber mais sobre a ginástica para idosos, confira nos tópicos abaixo os benefícios que a ginástica pode trazer para a saúde na terceira idade.

                       

Ginástica para idosos benefícios

A ginástica na terceira idade pode trazer vários benefícios para a saúde como aumento da densidade óssea, fortalecimento dos músculos, aumento da resistência, melhora dos reflexos, diminuição de infecções, fortalecimento dos músculos das pernas, braços e costas, redução das dores no corpo, além do controle da diabetes, artrite, artrose, problemas cardíacos e do colesterol alto muito comum nesta fase da vida.

Outro grande benefício da ginástica na terceira idade é diminuir os índices de depressão nesta faixa etária, pois com a ginástica em grupo o idoso passa a se relacionar com outras pessoas da mesma idade e com os mesmos objetivos. Vale ressaltar também que a ginástica é um forte instrumento na manutenção e na melhora da memória, pois a repetição exigida para a realização dos exercícios trabalha diretamente a concentração, atenção e o raciocínio.

Ginástica para idosos objetivos

Sabe-se que com o envelhecimento uma série de alterações fisiológicas ocorrem no organismo de uma pessoa, como o surgimento de doenças crônicas, degenerativas entre outros tantos problemas. Em virtude desses fatores, a ginástica para idosos poderá influenciar positivamente no processo de envelhecimento melhorando assim a qualidade de vida do idoso.

O objetivo da ginástica é o melhoramento da flexibilidade, coordenação, velocidade e força, além da manutenção da gordura corporal em padrões aceitáveis. Isso tudo ocorre porque quando o idoso pratica a ginástica, o organismo libera uma maior quantidade de hormônios da hipófise anterior, que acaba proporcionando maior sensação de bem estar e prazer, prevenindo vários tipos de problemas inclusive a depressão.

Ginástica para idosos exercícios

O ideal para que os exercícios funcionem e tragam diferentes tipos de benefícios, o idoso pratique no mínimo cerca de 45 a 60 minutos diários ou pelo menos 3 vezes por semana. Alguns desses exercícios podem ser feitos em casa como o alongamento, caminhada entre outros, mas lembre-se que antes é necessária a consulta com um profissional da saúde para uma avaliação do que poderá ser feito ou não feito.  O mais recomendado é procurar grupos de pessoas ou até mesmo uma academia que seja especializada em ginástica da terceira idade.

Lembre-se que somente a ginástica não basta para uma melhor condição de vida e bem estar, por isso ela deve ser combinada com uma alimentação saudável e hábitos de vida saudáveis para que os resultados sejam os esperados.

Assista ao vídeo e veja mais razões e benefícios para aderir às ginásticas durante a terceira idade:

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE (DOCUMENTÁRIO)

Saiba mais sobre ginástica para idosos

1 voto



Caroline
16/10/13


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook