Gastrite o que comer e o que não comer

A gastrite é uma inflamação que afeta a parede do estômago, causando muito incômodo. Confira o que pode e o que não comer.

Mulher com gastrite

Gastrite é uma inflamação que afeta o revestimento do estômago, podendo ser aguda, quando é passageira ou crônica, aquela que persiste por meses ou até anos. Os principais sintomas da gastrite é dor abdominal, acompanhada de azia ou queimação, vômitos, perda de apetite e até o sangramento digestivo. As causas da gastrite pode ser o uso prolongado de certos medicamentos, infecção pela bactéria Helicobacter pylori, estresse excessivo, ingestão de bebidas alcóolicas e refluxo.

                       

Mas, através da alimentação você pode ajudar a melhorar ou piorar a gastrite, pois alguns alimentos têm o poder de proteger e outros de agredir a mucosa que reveste a parte interna do estômago. Sendo assim, confira algumas dicas do que comer e o que não comer para podermos evitar e também combater a gastrite:

Gastrite o que comer para melhorar

As frutas não ácidas como o mamão, a banana, maçã, pera, goiaba, melão são indicadas, assim como os sucos dessas frutas. Legumes e verduras refogadas, como o brócolis, cenoura, chuchu também são ótimas na prevenção e combate a gastrite, você pode comer sem medo. Outros alimentos indicados também são iogurte, gelatina, água de coco, ovo, batata. Chá de hortelã e alecrim também são poderosos aliados contra a gastrite, pois ajudam na digestão e diminuem a acidez do estômago.

Alimentos que melhoram a gastrite

Gastrite o que não se deve comer

Já outros alimentos são considerados vilões quando o assunto é gastrite. Entre eles destacam-se os alimentos ácidos, que irritam ainda mais as paredes dos estômago, que são: limão, abacaxi, acerola, kiwi, laranja, assim como os condimentos industrializados como ketchup, mostarda, molhos especiais, molho de tomate. Frituras, doces, refrigerantes, café, chocolate e álcool também devem ser abolidos da dieta de quem quer evitar o problema e, principalmente aqueles que já foram acometidos pela gastrite ou que apresentam crises.

Alimentos que intensificam a gastrite

Gastrite o que fazer para melhorar

Além da escolha dos alimentos, outras medidas são fundamentais para evitar e tratar a gastrite, como respeitar os horários das refeições, procurando se alimentar de três em três horas fazendo pequenas refeições, procure mastigar bem os alimentos, não fumar, procure dar preferência a uma alimentação saudável a base de frutas, legumes, verduras e carnes magras , beba bastante água e evite tomar medicamentos sem orientação médica, assim como bebidas e alimentos que agridam o estômago.

Prato de salada

No entanto, não é toda dor no estômago que pode ser um indicativo de gastrite. O ideal é procurar um médico caso ocorra e persistam os sintomas, pois somente com o diagnóstico de um profissional é possível escolher o tratamento correto para a solução do problema.

Confira mais sobre alimentos que evitam gastrite assistindo um vídeo do Youtube que o Mundo Mulheres selecionou para você:

Alimentos que evitam gastrite

Saiba mais sobre gastrite e o que não comer

9 votos



Talita
01/03/13



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. gostei muito da matéria precisava muito de saber tudo isto por que sofro muito com gastrite obrigado pelas recomendaçaoes

    Cida Bolos
    16/07/14 às 9:05 am
  2. gostei muito da matéria,vou seguir as recomendações

    Veronica Silva
    09/06/14 às 10:51 am
  3. A pagina ]e muito boa,estou sofrendo com a doenca ja desde dezembro de 2013,com as vossas dicas enriqueci os meus conhecimentos do que comer e nao comer quando diagnosticados com gastrite

    Edson David,de Maputo-Mocambique
    28/02/14 às 8:40 am
  4. achei essa pagina legal e estou seguindo todos os passos dessas recomendações

    graciele silva melo
    24/02/14 às 3:11 pm