Gastrite o que comer e o que não comer

A gastrite é uma inflamação que afeta a parede do estômago, causando muito incômodo. Confira o que pode e o que não comer.

Mulher com gastrite

Gastrite é uma inflamação que afeta o revestimento do estômago, podendo ser aguda, quando é passageira ou crônica, aquela que persiste por meses ou até anos. Os principais sintomas da gastrite é dor abdominal, acompanhada de azia ou queimação, vômitos, perda de apetite e até o sangramento digestivo. As causas da gastrite pode ser o uso prolongado de certos medicamentos, infecção pela bactéria Helicobacter pylori, estresse excessivo, ingestão de bebidas alcóolicas e refluxo.

Mas, através da alimentação você pode ajudar a melhorar ou piorar a gastrite, pois alguns alimentos têm o poder de proteger e outros de agredir a mucosa que reveste a parte interna do estômago. Sendo assim, confira algumas dicas do que comer e o que não comer para podermos evitar e também combater a gastrite:

Gastrite o que comer para melhorar

As frutas não ácidas como o mamão, a banana, maçã, pera, goiaba, melão são indicadas, assim como os sucos dessas frutas. Legumes e verduras refogadas, como o brócolis, cenoura, chuchu também são ótimas na prevenção e combate a gastrite, você pode comer sem medo. Outros alimentos indicados também são iogurte, gelatina, água de coco, ovo, batata. Chá de hortelã e alecrim também são poderosos aliados contra a gastrite, pois ajudam na digestão e diminuem a acidez do estômago.

Alimentos que melhoram a gastrite

Gastrite o que não se deve comer

Já outros alimentos são considerados vilões quando o assunto é gastrite. Entre eles destacam-se os alimentos ácidos, que irritam ainda mais as paredes dos estômago, que são: limão, abacaxi, acerola, kiwi, laranja, assim como os condimentos industrializados como ketchup, mostarda, molhos especiais, molho de tomate. Frituras, doces, refrigerantes, café, chocolate e álcool também devem ser abolidos da dieta de quem quer evitar o problema e, principalmente aqueles que já foram acometidos pela gastrite ou que apresentam crises.

Alimentos que intensificam a gastrite

Gastrite o que fazer para melhorar

Além da escolha dos alimentos, outras medidas são fundamentais para evitar e tratar a gastrite, como respeitar os horários das refeições, procurando se alimentar de três em três horas fazendo pequenas refeições, procure mastigar bem os alimentos, não fumar, procure dar preferência a uma alimentação saudável a base de frutas, legumes, verduras e carnes magras , beba bastante água e evite tomar medicamentos sem orientação médica, assim como bebidas e alimentos que agridam o estômago.

Mais sobre Gastrite o que comer e o que não comer

Prato de salada

No entanto, não é toda dor no estômago que pode ser um indicativo de gastrite. O ideal é procurar um médico caso ocorra e persistam os sintomas, pois somente com o diagnóstico de um profissional é possível escolher o tratamento correto para a solução do problema.

Confira mais sobre alimentos que evitam gastrite assistindo um vídeo do Youtube que o Mundo Mulheres selecionou para você:

Saiba mais sobre gastrite e o que não comer



Mais informações por email.

Comentar sobre Gastrite o que comer e o que não comer

  1. Olá Fátima. Temos dicas do que pode ser ingerido de maneira geral, porém não podemos prescrever nenhuma lista de alimentos específicos para você, para isso sugiro que você procure um gastroenterologista. Obrigada pelo seu cometário e pelo elogio.

    Veronica Ortiz
  2. Olá Fátima. Temos dicas do que pode ser ingerido de maneira geral, porém não podemos prescrever nenhuma lista de alimentos específicos para você, para isso sugiro que você procure um gastroenterologista. Obrigada pelo seu cometário e pelo elogio.

    Veronica Ortiz
  3. Bom dia meu nome é Fatima gostaria que vocês me enviase uma lista sobre o que comer.As informações foram muito úteis.
    Att

    fatima
  4. Gostaria de saber se posso tomar leite,qual tipo de leite, se posso tomar quente ou só gelado…acabei de descobrir q tenho gastrite crônica e tbm a bactéria h.pilory, já estou em tratamento..

    clemilda gomes
  5. ESTOU COM GASTRITR E GOSTARIA DE SABER SE POSSO COMER TAPIOCA E TOMAR CAFÉ DESCAFEINADO

    CLAUDIANA SIQUEIRA
  6. Vcs disseram q é para evitar coisas ácidas e colocaram o limão la .
    O limão não é ácido, ele também e alcalino e ajuda nas crises de gastrite. .

    Thiago Silva Rodrigues
  7. bom dia meu nome e Eliene por favor gostaria que você enviasse uma tabela para saber o que posso e o que não posso come, pois estou com hpilore e já perdi peso pois não sei o que devo comer ou não.agradeço

    eliene de jesus moreira
  8. Bom dia!
    Aminha namorada tem gastrete freguentemente oque ela deve comer certinho para que esta dor nao venha mais ser um encomodo, comer como comidas arroz, feijao, macarrão etc.
    Gostaria de saber exatamente para evitar mais soros nas veias quase todo sos dias.

    agradeço desde de já

    Billy Torres
  9. Obrigada pelas dicas, estou em plena crise. Exagerei nas festas de fim de ano e comecei 2016 com o estomago atacado, comi e bebi tudo que nao podia. Agora é ouvir as dicas pra melhorar. Agora, gostaria de saber se o suco de aloe vera ou babosa, é recomendado para curar a gastrite, ou é mito?

    Viviane
  10. Queria saber se a batata doce também diminui os gases do estomago

    guilherme chitema chitula cangoi
  11. gostei da matéria quero saber mais, muito obrigada.

    Vandira Pitano Lemos
  12. gostei muito da matéria precisava muito de saber tudo isto por que sofro muito com gastrite obrigado pelas recomendaçaoes

    Cida Bolos
  13. gostei muito da matéria,vou seguir as recomendações

    Veronica Silva
  14. A pagina ]e muito boa,estou sofrendo com a doenca ja desde dezembro de 2013,com as vossas dicas enriqueci os meus conhecimentos do que comer e nao comer quando diagnosticados com gastrite

    Edson David,de Maputo-Mocambique
  15. achei essa pagina legal e estou seguindo todos os passos dessas recomendações

    graciele silva melo

Destaque

Reeducação alimentar como fazer

Reeducação alimentar como fazer