Foliculite nas nádegas tratamento

Saiba mais o que é a foliculite nas nádegas e qual é o melhor tratamento indicado para você poder acabar de vez com elas.


Mulher de costasQuando o assunto é beleza e cuidados com o corpo sempre encontramos dicas de depilação, cabelo, dietas, maquiagem, pele do rosto, do corpo entre outros, mas poucas vezes encontramos soluções para problemas pouco simpáticos, como é o caso da foliculite que aparece em algumas regiões do corpo. A foliculite caracteriza-se por aquelas bolinhas vermelhas acompanhadas ou não de pus, sendo um dos problemas dermatológicos mais comuns, embora poucos admitam o problema, afeta tanto homens quanto mulheres, gerando grande desconforto e inconvenientes estéticos.

O que é foliculite

A foliculite é uma inflamação dos folículos pilosos causado por bactérias do tipo estafilococos. Essas bactérias podem aparecer normalmente ou pode ser favorecida pelo excesso de umidade e suor na região das nádegas. Existem vários tipos de foliculite, e cada uma se manifesta de uma forma como a foliculite superficial que caracteriza-se pela formação de pequenas pústulas (bolinhas de pus) em determinadas regiões do corpo, sendo mais comum nas nádegas. A foliculite decalvante é um processo infeccioso que leva a atrofia do pelo no couro cabeludo e com rápida expansão.

         

Uma das mais comuns também é a foliculite da barba que atinge homens adultos e caracteriza-se por lesões inflamatórias formando placas avermelhadas com muitas pústulas e crostas em toda extensão que cresce a barba. E também temos uma das mais graves que é a foliculite queloideana da nuca que atinge quase que exclusivamente homens jovens afrodescendentes e se manifesta com pústulas e pápulas que são lesão elevadas inflamatórias que compromete todos os pelos da na região da nuca.

Foliculite

Causas da foliculite nas nádegas

A maioria dos casos de foliculite nas nádegas começa quando os folículos capilares são danificados pela sua obstrução e fricção por roupas geralmente o uso prolongado do jeans, depilação e raspagem dos pelos. A foliculite nas nádegas é mais presente no inverno, pois é nesta época que nos movimentamos menos e usamos roupas mais grossas e assim a pele fica mais ressecada, facilitando a chegada da bactéria aos pelos que ficam encravados.

Depilação com gilete

Foliculite nas nádegas tratamento

Para quem sofre com a foliculite nas nádegas o tratamento mais eficaz será aquele prescrito sob orientação médica, pois existem casos em que o problema é mais acentuado, necessitando de tratamento mais específico. Normalmente o tratamento ocorre à base de antibióticos via oral e de aplicação local, também são utilizados ácidos glicólicos, salicílicos e retinóico que além de tratarem em quadros mais agudos melhoram o aspecto da pele. Para o tratamento da foliculite o melhor mesmo é investir na prevenção, por isso tome nota de alguns cuidados para evitar o surgimento das inconvenientes bolinhas:

Evite usar com frequência roupas muito justas e de tecidos grossos, é importante deixar a pele respirar, principalmente em dias mais quentes.

Outra grande aliada para prevenção da foliculite é a esfoliação que deve ser feita semanalmente, porém nos casos mais agudos em que a pele é mais irritada, a esfoliação deve ser evitada para não agredir ainda mais a pele.

Use cremes ou hidratantes a base de uréia ou ácido glicólico que ajudam a desencravar os pelos, lugar propício para o desenvolvimento das bactérias que originam a infecção no local causando a foliculite.

Quanto à depilação não existe um método que seja ideal, porém a mais recomendada pelos especialistas que diminui as chances dos pelos encravarem é a depilação a laser definitiva, principalmente para os quadros mais agudos. Caso faça uso da depilação por lâmina, evite usá-la no sentido em que os pelos crescem.

Hidratando as pernas

Embora as dicas sejam práticas e fáceis, é importante ressaltar que em nada substituem as orientações médicas, portanto em casos mais graves recomenda-se a ajuda de um profissional dermatologista para tratamentos e orientações mais específicas.

Para saber mais sobre a foliculite, confira o vídeo Foliculite nas nádegas tratamento do Portal Mundo Mulheres do Youtube:

FOLICULITE NAS NÁDEGAS TRATAMENTO

Saiba mais sobre a foliculite

0 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. eu ñ sabia q existia a foliculite,pensei q seria espinhas.o q posso fazer para acabar com isso?

    vania
    30/10/13 às 12:34 am
  2. Achei super interessante estava louca atras deste tratamento

    rROZANE
    29/02/12 às 8:48 pm

X
Curta a página