Exercícios para gestantes

Exercício para gestantes

A atividade física é importante para qualquer pessoa em todas as idades, para as grávidas não seria diferente, pois trazem inúmeros benefícios a futura mamãe e ao seu bebê. A atividade física auxilia as gestantes durante o parto, pois melhoram a forma física, tornando a mulher mais resistente na hora do parto, controla o aumento de peso adquirido durante a gestação, sem contar que as mulheres que praticam atividades físicas durante a gravidez apresentam uma rápida recuperação pós-parto, mas antes de iniciar uma rotina de atividades físicas alguns cuidados devem ser observados, nada mais aconselhável que buscar orientação com seu médico, somente ele poderá avaliar cada caso e recomendar a prática de exercícios.

                       

Entre os mais indicados para as gestantes está a natação, pois melhora a circulação sanguínea, tonificam músculos reforçando a musculatura abdominal e dorsal, melhora a resistência física, aumenta a força. Por ser feito na água, a grávida sente-se menos pesada ao praticar o exercício. Outra atividade recomendada é a caminhada, pode ser praticada mesmo por aquelas que não tinham o hábito de praticarem exercícios físicos antes de engravidar, esta atividade melhora de forma considerável as dores sentidas durante a gestação, não prejudica joelhos e tornozelos sempre muito judiados é atividade mais segura recomendada as gestantes.

Os exercícios aeróbicos até podem ser cogitados, mas é preciso atenção, pois para praticá-los devem ter baixíssimo impacto. Ajudam a fortalecer o coração, pulmões a até a tonificar os músculos, mas precisam ser praticados com profissionais capacitados em exercícios para gestantes, pois podem causar câimbras e em alguns casos contrações prematuras que podem ocasionar abortos espontâneos. Outros exercícios indicados são a hidroginástica e ioga.

Durante qualquer atividade física nunca deixe de se hidratar tomando muita água antes, durante e após as atividades.
Ao perceber qualquer um destes sinais como: hemorragia vaginal, alteração brusca de temperatura corporal, visão turvada, dores intensas nas costas ou região pélvica, náuseas, tonturas, desmaios, inchaços nas mãos, pés, tornozelos ou a ausência de movimentos fetais, interrompa imediatamente a atividade física, pois nosso corpo sempre dará indícios de perigo quando algo não está bem, em algum desses casos procure imediatamente seu médico.

Atividades físicas trazem inúmeros benefícios às gestantes, quando permitidos devem ser praticados , pois aumentam a tonicidade muscular, melhoram a respiração e a resistência física da mulher geralmente afetada durante a gravidez, previnem de varizes, exercitam as articulações da bacia, evita dores lombares natural em toda grávida, fortalece o sistema cardiovascular, reduz o estresse, melhora o humor eleva a auto-estima, pois se sentem mais bonitas, ajuda-a dormir melhor permitindo uma boa qualidade de sono.

É válido lembrar que os 3 primeiros meses são considerados os mais críticos, portanto deve-se ter um maior cuidado, fora isso a gestante não deve temer quanto a prática de atividades físicas, procure seguir corretamente a orientação do seu médico e busque sempre um profissional capacitado em atividades físicas.

Nenhum voto, seja o primeiro



Josi
12/05/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook