Exercícios físicos para tratar artrose

A artrose é uma doença degenerativa que afeta todas as articulações do corpo. Saiba quais são os melhores tratamentos para a artrose.

ArtroseOs exercícios apropriados promovem a redução inflamatória na articulação com artrose, além de fortalecer a musculatura. Artrose também conhecida como Osteoartrite, é uma doença degenerativa das articulações. O que causa essa doença é o desgaste de uma ou mais articulações. O que possibilita o movimento dos ossos uns sobre os outros é a cartilagem, que é basicamente uma membrana fina e elástica que recobre os ossos nos pontos de junção.

Com o passar dos anos essa membrana pode sofrer desgastes ou mesmo rupturas. Quando isso ocorre os ossos se friccionam, o que resulta em inchaço, dor e rigidez. A artrose surge com o envelhecimento e os sintomas costumam manifestar se a partir da meia-idade.

                       

Ao atingir 70 anos quase todos apresentam alguns dos sinais próprios da doença. Pesquisas indicam que essa doença é mais comum entre as mulheres. Alguns exercícios físicos auxiliam no tratamento da Osteoartrite. Conheça os exercícios físicos apropriados para tratar a artrose na coluna, joelho e quadril.

Exercícios físicos para tratar artrose na coluna

O corpo em atividade ou em repouso deve sempre permanecer na postura correta. Evitar os movimentos repetitivos e os vícios de posturas é o primeiro passo no sentido de amenizar os sintomas da doença.

Os exercícios de alongamento, fortalecimento muscular e da postura são os mais indicados para fortalecer a cartilagem. Uma sessão diária com exercícios de alongamento e força melhora a postura da coluna vertebral. A natação é uma excelente maneira de fortalecer a musculatura e manter a cartilagem em bom estado.

Artrose na coluna

Exercícios físicos para tratar artrose no joelho

Os exercícios ideais para tratar a artrose no joelho são aqueles que subtraem o excesso de peso que o membro faz sobre a cartilagem. O objetivo é o de melhorar o desempenho geral da articulação. Os exercícios aquáticos com a água no nível do ombro são os mais indicados, considerando que nessas condições, o peso do corpo diminuí em torno de 90% e ocorre uma menor sobrecarga nas pernas, isso possibilita que vários movimentos sejam realizados sem forçar ou mesmo lesionar as articulações.

Os exercícios apropriados nos casos de artrose no joelho são aqueles que fortalecem os músculos da região anterior, lateral e interior da coxa. A caminhada leve e o ciclismo em áreas planas também ajudam a fortalecer a musculatura e as articulações. A intensidade dos exercícios deve aumentar paulatinamente na medida em que as dores e o desconforto vão diminuindo.

Mulher com artrose no joelho

Exercícios físicos para tratar artrose no quadril

A regra da sobrecarga vale também para a artrose no quadril, ou seja, os exercícios na água ou a hidroterapia são os mais indicados. Alguns fisioterapeutas recomendam que os exercícios sejam feitos na piscina aquecida. A água aquecida promove o relaxamento das estruturas internas do corpo.

O relaxamento dos tendões, ligamentos e articulações alivia a dor e permite um melhor aproveitamento das atividades físicas. Dentro da água é possível realizar um número maior de movimentos sem que haja o esgotamento físico, e isso possibilita a recuperação em um menor espaço de tempo.

Pilates para tratar artrose

Outra forma de terapia é o Pilates, cujo exercícios trabalham na contração muscular do abdômen e do quadril. Essa técnica com fim terapêutico tem sido utilizada com êxito no tratamento da artrose, proporcionando condicionamento físico e alívio para os sintomas.

Quer saber mais sobre a artrose? Então não deixe de conferir o vídeo do Youtube que separamos para você:

Saiba mais sobre artrose

Nenhum voto, seja o primeiro



Joao Romao
02/12/13


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook