Exercícios físicos para gravidez

Os exercícios físicos são fundamentais durante a gravidez, pois são capazes de trazer o bem estar físico e emocional a gestante.

Mulher grávida sentada

Durante a gravidez o corpo da mulher passa por diversas transformações, e necessita de alguns cuidados estéticos. Fazer exercícios no período da gestação é uma maneira de evitar vários problemas físicos e psicológicos. A atividade física moderada traz vários benefícios a gestante e ao bebê. Exceto nos casos contraindicados pelo médico, os exercícios físicos visam assegurar a futura mamãe, uma gestação saudável e equilibrada, prevenindo contra o ganho excessivo de peso e também fortalecendo o corpo e combatendo o estresse.

Conheça todos os benefícios, os riscos e quais os exercícios físicos são indicados para as gestantes.

Exercícios físicos na gravidez benefícios

A prática de exercícios físicos é um hábito saudável em qualquer época. Durante a gravidez os exercícios produzem a sensação de bem-estar e segurança, além de potencializar as funções cardiovasculares e cardiorrespiratórias.

Os exercícios evitam a retenção de líquidos e os inchaços, ajudam a manter o peso. A liberação de endorfina combate os estados de ansiedade e estresse, e proporciona uma boa noite de sono. O bem-estar físico e emocional é fator relevante na redução do risco de depressão pós-parto.

Somados a todos esses benéficos, os exercícios regulares ainda diminuem os riscos de complicações obstétricas, ou seja, previnem contra o parto prematuro. E, sobretudo resulta na melhora da autoestima e autoimagem. Por isso vale muito a pena desenvolver um programa de treinamento físico adequado ao período gestacional.

Exercícios para grávidas

Exercícios físicos na gravidez riscos

São necessários alguns cuidados ao fazer exercícios na gravidez. O ideal é evitar atividades físicas que possam ocasionar quedas e pancadas na barriga. O aumento excessivo da temperatura do corpo também deve ser monitorado principalmente durante o primeiro trimestre de gestação. Outros aspectos a serem considerados são os seguintes: os batimentos cardíacos, não devem ultrapassar a média de 140 batimentos por minuto, os movimentos bruscos e as paradas súbitas são prejudiciais ao bebê.

Os esportes de contato, tais como o futebol, luta, hipismo e o basquete, colocam em risco a gestação, e devem ser evitados. O ciclismo em áreas planas pode ser feito até o segundo semestre, desde que acompanhada. Evite nadar em piscinas com água muito frias ou muito quentes. As saunas e banhos turcos também devem ser evitados já que o aumento da temperatura corporal pode afetar o bebê. Nos casos em que a gestante nunca tenha praticado nenhuma modalidade de exercícios ou esportes, é aconselhável a orientação do obstetra.

Médica e mulher grávida







Mais sobre Exercícios físicos para gravidez

Exercícios físicos permitidos na gravidez

É aconselhável que a gestante inicie os exercícios de forma moderada e ininterrupta. Para as gestantes que não praticavam qualquer modalidade esportiva, três vezes por semana é o suficiente para acostumar o corpo à nova rotina.

Os exercícios indicados são os seguintes: natação, hidroginástica, yoga, ginástica moderada e principalmente a caminhada em lugares planos. Para gestantes que já possuem um bom condicionamento físico, no caso das atletas profissionais e amadoras, a realização de exercícios não trazem complicações e não oferecem risco ao bebê.

Yoga na gravidez

No entanto os exercícios que exijam longos períodos de pé devem ser evitados a partir do 2º semestre de gravidez. Ressaltando que a alimentação deve ser equilibrada e fracionada e corpo deve ser bem hidratado através da ingestão de líquidos e sucos naturais.

Mulheres com histórico de aborto espontâneo ou hemorragias uterinas, não devem iniciar nenhuma modalidade de ginástica sem a previa autorização médica. Antes de iniciar qualquer atividade física consulte o obstetra, e se necessário busque a orientação de um profissional de educação física.

Quer saber mais sobre os benefícios dos exercícios físicos durante a gravidez? Então não deixe de conferir o vídeo do Youtube que separamos para você:

Saiba mais sobre exercícios na gravidez



Mais informações por email.

Comentar sobre Exercícios físicos para gravidez

Destaque

Alimentos que ajudam a hidratar o corpo

Alimentos que ajudam a hidratar o corpo