Exame de gravidez Beta HCG

Para confirmar ou não a gravidez, o exame de gravidez BETA HCG qualitativo ou quantitativo é mais seguro que o testes de farmácia.

Grávida com a mão na barriga

Quando a menstruação atrasa, uma pergunta logo passa rondar a cabeça das mulheres: será que estou grávida? Sendo o atraso menstrual o primeiro sintoma da gestação. O mais comum é correr para a farmácia e realizar o popular teste de farmácia, entretanto, para uma confirmação mais precisa do resultado positivo ou negativo é preciso procurar um laboratório e pedir pelo exame conhecido como Beta HCG. Nos tópicos abaixo, saiba porque o exame Beta HCG é o mais confiável para a confirmação de uma gravidez.

                       

Exame Beta HCG o que é?

O exame BETA HCG, é um exame de sangue  capaz de detectar o hormônio Hormona Gonadotrofina Coriônica, popularmente conhecido como beta HCG. O hormônio Hormona Gonadotrofina Coriônica é intensamente produzido quando há uma fixação do embrião na parede do útero e é liberado pela placenta. O HCG é produzido durante todo o ciclo menstrual, porém quando ocorre uma gravidez sua produção se eleva, por isso é um dos testes mais procurados quando realmente queremos sanar a dúvida.

Exame de gravidez de sangue

Exame Beta HCG Qualitativo e Quantitativo

Existem dois tipos de exame BETA HCG oferecidos pelos laboratórios de análises :

Exame Beta HCG Qualitativo

O resultado é similar ao de urina e aponta somente resultado positivo ou negativo.

Exame Beta HCG Quantitativo

O exame quantitativo não só confirma a gravidez mas também o período da gestação. Quando há gravidez, os valores BETA HCG se duplicam a cada 48 horas, por isso médicos recomendam que seja feito o exame com pelo menos uma semana de atraso menstrual e em alguns casos é preciso repetir o exame. Com o exame Beta HCG é possível acompanhar a gestação nos seus primeiros estágios, pois níveis muito baixos após a confirmação da gravidez podem indicar problemas e quando mais cedo diagnosticado maior o sucesso no tratamento de possíveis complicações.

Bebê dentro da barriga

Exame Beta HCG pode falhar

Em alguns o resultado do exame pode apontar o BETA HCG  indeterminado. Isso ocorre quando a dosagem de hormônio encontrado é insuficiente para uma análise mais precisa. Por isso a recomendação de ser fazer o exame com uma semana ou mais de atraso, pois a partir da fecundação é que a quantidade de hormônio produzido será mais elevada. Caso o resultado seja indeterminado, recomenda-se repetir o exame alguns dias depois.

Mulher em dúvida

Exame Beta HCG Valores

Uma vez feito o teste algumas se deparam com uma nova dúvida: como interpretar o exame beta HCG. Para isso segue uma tabela explicando os valores de maneira quantitativa e qualitativa, observe e compare ao resultado do seu exame. Apenas ressaltamos que pode haver alterações entres os valores de referência de acordo com o laboratório em que o exame é realizado.

Tabela beta HCG

Pronto meninas, esperamos dessa forma poder ajudá-las a decifrar esse mundo fantástico da gravidez a começar pelo exame!

Para ajudar a tirar ainda mais as dúvidas em relação se está ou não grávida confira o vídeo Perceba os sintomas da gravidez do canal Mundo Mulheres do Youtube:

PERCEBA OS SINTOMAS DA GRAVIDEZ

Saiba mais sobre exame de gravidez

8 votos





Mais informações por email.

  1. Obrigada. Bjs

    Eva
    10/02/14 às 11:11 am
  2. ai que felicidadee… Obrigada pela ajuda :D

    Deniise
    13/01/14 às 5:58 pm