Etiquetas de roupas significado

Conheça mais sobre o significado dos desenhos das etiquetas de roupas e siga as instruções na hora da lavagem e secagem das peças.

Etiquetas de roupas significado

Normalmente quando vamos comprar roupas novas, diante as tantas opções de tendências da moda, a única etiqueta que nos chama a atenção são as que trazem o preço de cada peça, porém há outras que também merecem nossa atenção, são as internas que geralmente são ilustradas com símbolos e que tem por objetivo mostrar a forma correta de lavagem e conservação da peça.
É bem verdade que poucas pessoas notam ou se atentam a essas etiquetas, até porque na maioria das vezes essas figuras não apresentam um texto explicativo ou quando trazem alguma informação por escrito as letras impressas são tão pequenas que se torna impossível entendê-las, com isso “decifrar” o que cada figura quer dizer torna-se missão quase impossível, porém se quisermos uma maior durabilidade das peças, entender essas ilustrações é fundamental, confira então o significado dos principais símbolos para enfim acabar com as dúvidas:

                       

>> Normalmente as etiquetas contêm explicações de cinco processos básicos que se referem à conservação da peça, são eles: lavagem, alvejantes, secagem, limpeza a seco e modo de passar.
>> Todo símbolo marcado com um X informa que o procedimento não é permitido.
>> Figuras em forma de tina, indicam modo de lavar e quando acompanham números indicam a temperatura da água em que a peça pode ser lavada. Já as que são acompanhadas por traços referem-se quanto à agitação em que a peça pode ser submetida dentro da máquina, um traço pequeno abaixo da figura significa agitação reduzida, dois traços, agitação muito reduzida. Quando não houver traços indicativos abaixo da figura, a peça pode ser lavada como de costume, com agitação normal. Em algumas máquinas de lavar a agitação pode ser controlada pela opção, “lavagem de peças delicadas”.
>> Se o símbolo vier acompanhado pela figura de uma mão a peça só poderá ser lavada a mão, por isso mantenha-a longe da máquina de lavar para não danificá-la
>> A utilização de alvejantes é representado pelo símbolo de um triângulo e o alvejante com cloro será somente permitida quando a peça apresentar o triângulo com as letras CI impressas dentro do símbolo. Lembre-se que nos casos em que há um X o procedimento não é permitido.
>> Os símbolos representados por um quadrado indicam o modo de secagem das peças, quando acompanhados por um círculo no meio indica que a secagem pode ser feito em secadora, já quando acompanha pontos dentro do círculo informam quanto à temperatura ideal para a secagem sendo um ponto para temperatura baixa, dois para temperatura elevada. Já quando o quadrado apresentar traços a peça deve ser posta para secar na horizontal ou vertical, quando a figura apresentar vários traços, recomenda-se secar a peça naturalmente.
>> Quanto ao modo de passar é preciso atenção aos pontos que normalmente constam dentro da figura de um ferro, pois estes indicam a temperatura ideal ao tipo de roupa. Um ponto indicada uma temperatura de no máximo 110ºC, já dois pontos indicam 150ºC e para três pontos a temperatura não deve ultrapassar 200ºC.
>> Algumas peças vem com etiquetas em que há uma indicação em que a peça não deve ser lavada nunca, são confecções que agem de má fé, pois dessa forma tornam-se isentos de qualquer responsabilidade caso a peça venha a ser danificada durante a lavagem, pois quando o cliente sente-se prejudicado pela falta de informação, este pode procurar o PROCON a fim de ser ressarcido, porém quando há etiquetas assim a confecção não pode ser responsabilizada. Esteja atenta, pois toda peça deve apresentar na etiqueta, além das informações quanto à lavagem e conservação, razão social, marca do fabricante e país de origem, além da composição do produto.
>> Agora, se mesmo com toda a informação ainda está difícil de entender os símbolos confira o quadro abaixo:

Etiquetas de roupas

Esperamos ter auxiliado quanto ao significado dos símbolos existentes nas etiquetas, vale sempre dar uma conferida antes de lavar, pois dessa forma você não corre o risco de perder aquela peça preferida na secadora ou derretendo sob o ferro.

1 voto



Josi
19/04/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook