Estômago pesado o que fazer

Se você sofre com o problema do estômago pesado, saiba que algumas atitudes em seu dia a dia podem melhorar esse desconforto.


Sensação de estômago pesadoA dificuldade na digestão é um problema que acompanha cerca 50% da população brasileira, caracteriza-se pela digestão lenta dos alimentos causando o que chamamos de “estômago pesado”. Este problema é tecnicamente chamado de plenitude epigástrica, podendo causar além da sensação de estômago pesado outros desconfortos como náuseas, arrotos, sensação de queimação entre outros sintomas que vão se distinguir de pessoa para pessoa.

O estômago pesado sinaliza que algo não vai bem com a digestão dos alimentos, mas quase sempre com algumas pequenas atitudes é possível reverter este problema. Veja no Mundo Mulheres o que fazer para aliviar o estômago pesado, inclusive na gravidez.

         

Estomago pesado como aliviar

Algumas mudanças simples no seu dia a dia podem aliviar ou até curar de vez o problema do estômago pesado. Confira dicas de como aliviar a sensação do estômago pesado.

Mulher com estômago pesado 1° Evite ingerir líquido durante a refeição, pois o líquido além de causar estômago distendido e gases, ainda diluí as enzimas estomacais responsáveis na atuação de quebra das partículas alimentares fundamentais para uma boa digestão.

2° Sempre mastigue bem os alimentos, pois quando os alimentos não chegam bem triturados ao estômago, o mesmo terá mais dificuldades para absorver os nutrientes dos alimentos e para fazer a digestão. A consequência disso é ao acumulo de gases no abdômen que causam muito desconforto.

3° É importante que a hora da refeição seja o mais tranquila possível, pois o estresse, ansiedade e irritabilidade podem atrapalhar na digestão, causando o problema de estômago pesado.

4° Diminua a quantidade ingerida de frituras, massas, carne vermelha, enlatados, embutidos entre outros que também possam atrapalhar na digestão.

5° Ao invés de fazer uma refeição exagerada ao dia opte por fazer mais refeições em menos quantidade e alimentos mais leves que serão mais fáceis de serem digeridos.

6° Pessoas que já sofrem com a famosa queimação no estômago e refluxo deve evitar ao máximo o consumo de café, refrigerante, chá preto, molho de tomate, abacaxi, limão, laranja entre outros alimentos, pois o consumo deles pode desencadear o problema de estômago pesado.

7° Tomar chá depois das refeições é uma ótima opção, pois ele ajuda a livrar a sensação de inchaço porque dissolve a gordura e ajuda na eliminação de gases intestinais.

Estômago pesado na gravidez

É comum na gravidez o estômago liberar uma quantidade maior de enzimas digestivas – responsáveis pela quebra do alimento para fazer a digestão – geralmente nos quatro primeiros meses, por isso é nesta fase que a mulher pode sofrer mais com o estômago pesado e ainda a queimação.

Outro fator que também leva a este problema é o crescimento do útero que acaba comprimindo outros órgãos inclusive o estômago, então quando a mulher acaba comendo a quantidade de alimentos a que esta acostumada pode ficar com a sensação de estômago pesado, pois o estômago esta menor.

Por isso médicos recomendam que as mulheres grávidas façam mais refeições ao longo do dia em pequenas quantidades, para ajudar aplacar a fome sem sofrer com o estômago pesado.

Mulher grávida com estômago pesado

Comer é um ato necessário além de ser um dos maiores prazeres da vida, porém jamais devemos nos esquecer de que hábitos saudáveis e alimentação equilibrada são fundamentais para uma melhor qualidade de vida e saúde, não tornando esse momento de grande satisfação em algo desagradável. Importante ressaltar, que ao persistirem os sintomas o ideal é procurar um especialista, para exames e tratamentos específicos.

E se você quer saber mais sobre mal estar estomacal, assista ao vídeo do Youtube: Má digestão e Azia!

Saiba mais sobre Má digestão e Azia!

Saiba mais sobre problemas no estômago

0 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página